09 / 09 / 22

Pegada verde: Usaflex lança sapato à base de cana-de-açúcar, espumas recicladas e redução de resíduos

Palmilha de cana-de-açúcar, cabedal ecológico e solado a base de borrachas reaproveitadas. Estes são os principais diferencias da nova Linha Reconforto da Usaflex

 

Divulgação UsaflexPegada verde: Usaflex lança sapato à base de cana-de-açúcar, espumas recicladas e redução de resíduos

Preocupada com o meio ambiente e comprometida em cuidar do amanhã, a Usaflex acaba de lançar um produto que abraça a sustentabilidade, tem menos componentes na sua composição e exige 40% menos insumo. Lançada em março deste ano, a linha Reconforto passou recentemente por uma reformulação para ter o menor volume possível de componentes. “Por exemplo, no atual modelo disponível da linha, utilizamos basicamente seis componentes, enquanto num tênis similar tradicional seriam necessários praticamente o dobro. Assim, costumamos dizer que para construí-lo, utilizamos, no mínimo, 40% menos insumos”, explica Alexandre Matte Junior, gerente de Inovação da Usaflex que também destaca que a pegada de carbono é menor em comparação com outros produtos existentes no mercado.

palmilha em EVA verde é renovável, uma vez que é produzida a partir da cana-de-açúcar. Em termos de palmilhas, “privilegiamos opções em que não necessitássemos de forrações para reduzir a necessidade de processos e também a redução na geração de resíduos. Usamos menos materiais na construção de calçados igualmente confortáveis”, diz.

Já o cabedal que recobre os pés, toda aquela parte que está acima do solado, é produzido em não-tecido 100% poliamida. “Optamos por materiais de cabedal que permitissem conforto, segurança ao caminhar e que possibilitassem a não-utilização de tecidos internos, espumas, panos e reforços. A nossa microfibra de poliamida é produzida integralmente com químicos de base água e, além disso, esses afluentes são isentos de substâncias restritas e 100% tratados antes de voltarem para o meio ambiente”, complementa. O solado em EVA, é confeccionado com 19,67% de EVAs reciclados, 4,98% de pó de borracha de pneus descartados e 10,89% rejeito de EVA moído.  

Alexandre Junior explica que internamente, não houve investimento já que aproveitaram a rede de inovação e articulação junto à cadeia de fornecimento para busca de materiais alternativos e que contassem com menor impacto ambiental. “Estamos muito otimistas, sabemos que essas mudanças trazem retorno imediato, já estamos utilizando menos recursos como energia elétrica, água, além de gerar menos resíduos têxteis de forrações, uma vez que os processos e conceitos adotados evitam a necessidade de utilizá-los”. Sobre expandir a linha que hoje conta com três modelos, ele é categórico ao afirmar que em breve essa tecnologia estará presente em mais calçados da marca que busca sempre novas possibilidades de uso de insumos reciclados, inclusive contando com redução de processos de tingimento para cabedais, por exemplo.

Mais sobre a Usaflex:

Fundada em 1998, na cidade de Igrejinha, Rio Grande do Sul, a Usaflex é pioneira e líder na fabricação de calçados e bolsas de couro que priorizam a inovação, estilo e conforto para mulheres. Com produção de até 28 mil pares de calçados por dia, a marca se destaca por agregar tecnologia em mais de 50 diferentes linhas de produtos, que podem ser adquiridos pela loja virtual, multimarcas ou em uma das mais de 260 franquias espalhadas por todo território nacional. Até 2023, a Usaflex deve alcançar o número de 350 lojas no Brasil. 

www.usaflex.com.br

Pegada verde: Usaflex lança sapato à base de cana-de-açúcar, espumas recicladas e redução de resíduos
fonte: Si Comunicação – Malu Bonetto

 

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *