07 / 09 / 22

Rock in Rio. No Primeiro fim de semana, o reencontro foi Show!

O abraço de boas vindas + Iron Maiden, Justin Biber, Jason Derulo, Iza, J Quest, Gilberto Gil, dentre as atrações do primeiro fim de semana, que nem a chuva atrapalhou.

Abraços, metal, pop e muita emoção, marcaram o primeiro fim de semana de Rock In Rio. Foto: Divulgação Approach

Rio de janeiro, 6 de setembro de 2022.

A emoção do reencontro marca o primeiro dia do Rock in Rio 2022.

 Às 14h, do dia 2 de stembro, o público foi recebido com abraços de Roberto e Roberta Medina, na Cidade do Rock.  Já no Palco Mundo, o IRON MAIDEN, atração principal da noite, provou que idade não é problema para o Heavy Metal, com sucessos e cenografia de outro mundo.

 “Um momento de acreditar que o mundo pode ser melhor, de apostar na vida, de sonhar e fazer acontecer”. Roberto Medina.

Roberta e Roberto Medina receberam de braços abertos os primeiros a chegarem a Cidade do Rock. Foto: Alexandre Campos.

“Emoção” foi a palavra após três anos de espera, quando o público pôde se reencontrar, vibrar e passar toda a sua energia para a Cidade do Rock. E para fazer do reencontro, ainda mais emocionante, Roberto e Roberta Medina, presidente e Vice do Rock in Rio, foram pessoalmente recepcionar o público que chegou cedo, e entrou às 14 horas, justamente na abertura dos portões do Festival. E com direito ao fundo musical, mais que famoso, os abraços ficaram mais sentimentais, ao côro de”ÔÔÔÔÔ Rock in Rio”, interpretado com ar de gratidão, e de solidariedade, ainda mais que se tratava de um dia dedicado ao Metal, ou seja, O rock and roll estava muito bem representado.

Roberto Medina ficou bastante feliz com o reencontro, e emocionado deu o seguinte Relato:  “Esta já está sendo a edição mais emocionante da nossa história, pois o Rock in Rio representa um momento de virada da nossa sociedade. Um momento de acreditar que o mundo pode ser melhor, de apostar na vida, de sonhar e fazer acontecer. A abertura dos portões hoje foi uma verdadeira catarse coletiva, toda emoção que é estar de volta”, conta Roberto Medina.

Grandes nomes, como o IRON MAIDEN e Dream Theatre, consagrados do Heavy metal, que se destacaram pelas suas músicas e solos de guitarra que arrasaram os corações dos fãs. O Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira fizeram o dever de casa, ou melhor, a casa era deles. Com aquecimento, antes do show do Iron Maiden, a galera foi ao delírio com os solos de guitarra, de Andreas Kisses, e a voz rouca e potente de Derrik. Os dois contagiaram a todos, e ainda fizeram o público se apaixonar com a combinação rock e orquestra sinfônica. Foi demais a qualidade dessa junção. O segundo a subir o Palco Mundo foi a banda francesa Gojira, que luta por causas ambientais, como da preservação da Floresta Amazônica, e ativismo sustentável mundial. Um bom exemplo dessa preocupação pelo meio ambiente brasileiro, foi o rosto pintado de Urucum, do vocalista Joe Duplantier, além de convidar representantes indígenas. A banda ainda apresentou a música “Amazônia”.

O Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira fizeram o dever de casa, ou melhor, a casa era deles. Foto: Alexadre Campos – MBA.

Atrações do palco mundo, do dia 2 de setembro de 2022:

A primeira atração do Palco Mundo, do Festival: Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira, com o título “Sepultura Concert”, fizeram uma grande apresentação, junto aos acordes dos metais, das cordas e da vibração das batidas impactantes dos tambores da música clássica.  Andreas Kisses, Derrick Green, Paulo Jr e Eloy Casagrande se desdobraram em um concerto, ao som dos violinos  e  solos de guitarra,  do rock metal.  A banda tocou os seus grandes sucessos, dentre eles: “Roots Bloody Roots”, “Guardian of the Earth”, e um toque especial para este grande concerto para a juventude: “Luwig Van”, uma homenagem a Bethoven, com a guitarra de Andreas Kisses, e a orquestra sinfônica com seus músicos mais que excepcionais.  Linda apresentação!

“Luwig Van”, uma homenagem a Bethoven, com a guitarra de Andreas Kisses, e a orquestra sinfônica com seus músicos mais que excepcionais. Foto: Divulgação Approach.

A segunda atração do Palco Mundo, do Rock in Rio, a banda francesa Gojira, do Deth Metal Progressivo. Mostrou aos fãs, uma mistura dos estilos Heavy, Death e Groove metal, estes que em 2015 marcaram os corações apaixonados pelo segmento musical, e que agora deram o ar da graça com, depois de 7 anos, destacando nas suas canções, a fúria do metal, interpretada por: Joe Duplantier (Guitarra), Mario Duplantier (bateria), Christian Andreu (Guitarra 2), e Jean-Michel Labadie (Baixo). A banda é ativista por causas ambientais mundiais, e fez uma homenagem ao meio ambiente brasileiro, tocando a música “Amazônia”. Mostrou apreço e solidariedade pelo Brasil.

O Iron Maiden foi a penúltima atração noite do Rock in Rio, e mostrou mais uma vez por quê é considerada a melhor banda de Heavy Metal do mundo. O headliner da noite de abertura do festival, com mais de 40 anos de estrada, mostrou aos fãs, os sucessos que da ultima vez que passaram por aqui, com a turnê “Legacy os the Beast, antes da pandemia, em 2019, fizeram com que os fãs viessem ao delírio: “Aces Hights”, “The Tropper”,  dentre outros. E agora com o seu novo trabalho “Senjutsu” de 2021, o 17º álbum da banda, que foi destaque com algumas músicas, durante o show. Além das músicas, houve a inclusão de cenários, com direito a um avião da segunda guerra mundial, que planava acima do palco. Imagens e figuras mitológicas, cruzes e o cara que não poderia faltar “Edie”, que inovou como Samurai, com espada, duelando com Bruce Dikson, que ficou meio atrapalhado com a força dos golpes do boneco gigante. Um grande teatro, com direito a vários figurinos do Bruce, a cada mudança de cenário. Show!

O Dream Theater, considerado um dos maiores nomes do metal progressivo, a banda que se apresentou no Palco Mundo, e mostrou a sua qualidade, de um excelente retrospecto, que desde 1985, vem se destacando nos álbuns lançados ao longo da carreira. A banda apresentou um repertório premiado, como os clássicos do metal: “Images and Words” e “Awakw”, além do seu mais recente lançamento, “Distance over time”. Não foi como o show do Iron Maiden, mas empolgou pela qualidade de um rock progressivo metalizado.

Black Pantera + Devotos – um show que mostrou cumplicidade e bastante interatividade com o público. Foto: Divulgação Approach.

A banda brasileira Black Pantera abriu as apresentações do Palco Sunset, e teve como convidado a banda Devotos, em um show que mostrou cumplicidade e bastante interatividade com o público. O heavy metal americano, do Metal Allegiance,  o segundo a se apresentar, teve os  seus maiores hits cantados pelo público. Já os headliners do palco Sunset: Living Colour e o guitarrista Steve Vai, em um encontro  marcado por homenagens ao Led Zeppelin e Jimi Hendrix, com solos de guitarra, em uma grande apresentação no festival. E para encerrar a noite, a banda Bullet For My Valentine (USA) tocaram o seus sucessos como “Your Betrayal” e “Tear Dont’t Fall”, mexendo com o coração da plateia.

Imagens: Divulgação Approach.

2º dia: 3 de Setembro de 2022.

O dia teve shows que fizeram a galera balançar. No Palco Mundo: Alok, Jason Derulo, DJ Marshmello e Post Malone.

Alok. Foto: Divulgação Approach.

Alok. Foto: Divulgação Approach.

Montagem Alexandre Campo: Foto:Divulgação Approach.

Montagem Alexandre Campos – Foto: Divulgação Apporoach.

Montagem: Alexandre Campos – Fotos: Divulgação Approach.

Montagem: Alexandre Campos – Fotos: Divulgação Approach.

Xamã – Foto: Divulgação Approach.

Xamã – Foto: Divulgação Approach.

Rock in Rio. No Primeiro fim de semana, o reencontro foi Show!
Textos: Alexandre Campos

Fonte e imagens de divulgação: Approach Comunicação.

Na 2ª parte: fotos de J Quest, Iza e Gilberto Gil.

Nota:

Agradecimento à organização do Rock in Rio e a Approch Comunicação, pela colaboração para a produção desta matéria.

Alexandre Campos.

Alexandre Campos - Rio de Janeiro/RJ

Espetáculos Carioca, Jornalista, repórter fotográfico. Formado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá/Niterói RJ, Faz parte do quadro de associados da MBA - Mídia Brasil Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *