06 / 10 / 22

OUTUBRO ROSA

Sociedade Brasileira de Mastologia reforça o diagnóstico precoce como melhor aliado do tratamento de câncer de mama

 

Quanto antes melhor: esse é o tema para a campanha do Outubro Rosa, da  Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM). A ideia de reforçar o diagnóstico precoce como melhor aliado ao tratamento acontece, sobretudo, porque enfrentamos a pandemia da Covid-19 e muitas mulheres deixaram de realizar seus exames de rotina por conta do medo de ir ao médico durante este período.

A mastologista, Dra Lígia Teixeira, presidente da SBM regional Alagoas, explica que as mulheres precisam entender que o diagnóstico precoce é fundamental para a sobrevida e chances de cura e isso só acontece se houver a realização de exames preventivos e visitas regulares ao médico.

Foto: Luisa PaturyOutubro Rosa

Dra. Lígia Teixeira

De acordo com um levantamento feito pela SBM, mais de 70% das mulheres não compareceram às unidades hospitalares, durante  o período da pandemia, o que contribuiu para que o câncer de mama se tornasse mais comum no mundo. “Interromper o tratamento pode trazer prejuízos irreversíveis em alguns casos, por isso, o nosso papel é orientar a população e dizer que com o avanço da vacina, as mulheres retornem a rotina de seus exames o quanto antes”, pontuou Dra Lígia.

A médica lembra que as mulheres a partir dos 40 anos de idade devem realizar anualmente a mamografia, que é o exame mais eficaz para o diagnóstico precoce. “Nós queremos chamar a atenção também para a necessidade de adoção de um estilo de vida mais saudável, que compreenda a prática de atividades físicas e alimentação equilibrada, minimizando riscos não só do câncer de mama, como de muitas outras doenças”, disse.

Estudos mostram que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividade física no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama. “Adotar um estilo de vida saudável e aqui falo da prática de exercícios, de uma boa alimentação contribui para a saúde como todo, não apenas, na prevenção do câncer de mama. Sedentarismo, consumo de álcool, noites mal dormidas, entre outros, também contribuem para baixar imunidade”, alertou.

Vacinação da Covid-19 e tratamento

Em relação à vacinação do Covid-19, a SBM também reforça que é primordial que todas as mulheres se vacinem, inclusive as diagnosticadas com câncer de mama, pois não há nenhuma contraindicação, inclusive para as pacientes compõem o grupo de risco, que possuem a imunidade baixa devido ao tratamento que estão sendo submetidas.

Fatores de risco
Diversos estudos revelam, por exemplo, que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. “Nosso alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e isso envolve exercícios, alimentação saudável e consciência da saúde preventiva como um todo”, afirma o Dr. Vilmar Marques. Sedentarismo, consumo de álcool, noites mal dormidas, entre outros, também contribuem para baixar imunidade.

Dicas de hábitos para uma rotina saudável

Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.

Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.

Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.

Faça exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos pelos dias da semana.

Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

OUTUBRO ROSA
fonte: Lis Nunes Comunicação

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *