29 / 11 / 22

Cirurgião ortopedista fala de sua parceria com o Instituto Neymar Jr e destaca a importância da camiseta postural

Saúde em foco

 

    Cirurgião ortopedista fala de sua parceria com o Instituto Neymar Jr e destaca a importância da camiseta postural

Imagem: divulgação

Dr. Gregory G Markarian é cirurgião ortopedista de Chicago, especializado no tratamento do ombro, joelho e de todas as lesões relacionadas ao esporte e é fundador da Alignmed® Brasil. Dr. Markarian atuou também como médico para equipes esportivas profissionais e amadoras, incluindo o Miami Dolphins, o Florida Marlins, a Liga Profissional de Voleibol Feminino dos Estados Unidos, a Universidade de Miami, as Escolas Públicas do Condado de Dade, o Chicago Enforcers, o Naperville Youth Football e Academia Benet, o que o transformou em um profundo conhecedor das lesões esportivas.

   A propósito de sua parceria com o Instituto Neymar Jr, eu entrevistei com exclusividade, o Dr. Gregory G Markarian. Na oportunidade, o entrevistado discorreu sobre vários aspectos pertinentes a saúde dentro do contexto esportivo.

Como e quando surgiu a ideia de fazer a parceria com o Instituto Neymar Jr?

   R: Eu tive a ideia de fechar essa parceria porque, para mim, qualquer tipo de negócio precisa ter alguma preocupação social agregada e o nosso produto tem por objetivo ajudar as pessoas a se sentirem melhor e a terem uma aparência melhor, alcançando a melhor postura possível através de uma fisioterapia inconsciente, que acontece por meio da tecnologia neuroband®. Na minha opinião, a parceria com o Instituto Neymar foi a melhor escolha a ser feita. Eles são comprometidos em ajudar as crianças e suas famílias: 10 mil são alimentadas diariamente, cuidam das crianças desde bebê até os 18 anos de idade e proporcionam uma educação de primeira classe e uma infância incrível para crianças que, de outra forma, viveriam uma vida de pobreza, cheia de limitações. Para mim, o instituto é uma escolha inquestionável e óbvia pelo excelente alinhamento que possui com os ideais da Alignmed®.

Qual a importância dessa parceria para o Instituto e para a saúde das pessoas no tocante à coluna?

   R: A parceria é muito importante e é o pilar principal da nossa mensagem no Brasil. Queremos ajudar as pessoas alcançando a maior abrangência possível. Acreditamos que nossos ideais estão alinhados com os do Instituto Neymar Jr porque nosso produto já ajudou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. Estamos certos de que o Instituto é uma excelente plataforma para nos ajudar a promover melhor saúde para a coluna vertebral através de uma melhor postura e de uma fisioterapia inconsciente, principais benefícios da nossa camiseta.

O que é a camiseta postural? Quais os benefícios?

 R: A camiseta postural é basicamente um produto que possui um design que ativa a escápula para que se coloque na sua posição anatômica normal e permaneça nessa posição. Isso é possível pela utilização de faixas chamadas de neurobands®, uma tecnologia que segue o mesmo conceito das kinesio tapes usadas por atletas para tratamento de lesões. A diferença é que essas faixas são costuradas nas camisetas e posicionadas diretamente sobre os principais músculos que controlam a posição da escápula e seu movimento.

 – Quando a escápula se move para sua posição anatômica, uma série de eventos acontecem dentro do corpo: o ombro fica perfeitamente alinhado e, como consequência, a coluna cervical, a coluna torácica e coluna lombar também se alinham e a pessoa alcança e mantém sua melhor postura possível.

  –  Os benefícios para os usuários foram publicados em estudos científicos nos Estados Unidos, que mostram que as pessoas apresentaram incidência menor de fadiga, atingindo a ordem de 20% e 13% mais energia. Os outros benefícios são que a função muscular, especificamente o manguito rotador, teve uma melhora de 15% nas pessoas que vestiram a camiseta com a tecnologia, se comparadas com pessoas que vestiram roupas de compressão comuns ou não usaram camisetas. Em atletas profissionais, especificamente jogadores de baseball, pôde-se observar maior velocidade de seus arremessos e o fluxo sanguíneo para os braços e a porção inferior dos braços foi melhorado em 3,3% devido à capacidade dessa camiseta alongar o músculo peitoral menor, que basicamente comprime uma artéria. Quando esse músculo é alongado, a compressão na artéria é menor, o que resulta em um fluxo sanguíneo maior para o braço. Todos esses resultados estão publicados em estudos científicos.

  –  Um outro benefício foi apresentado em um estudo biomecânico realizado em Vail, Colorado, no Steadman Philippon Research Institute, que mostra que quando ocorre o correto posicionamento do braço, a posição do ombro também melhora em vários aspectos, evitando, muitas vezes, que as pessoas com dor na região, tenham que recorrer a cirurgias. Portanto, com a utilização da camiseta a longo prazo e com frequência, a ocorrência de cirurgias no ombro pode ser evitada – a camiseta funciona como uma fisioterapia inconsciente que proporciona maior energia, reduz o risco de lesões e pode permitir uma recuperação mais rápida depois de uma cirurgia de ombro, ou até mesmo evitá-la, além de óbvios benefícios à coluna.

  –  Sem falar sobre os benefícios no pós-operatório de cirurgias de implantes de próteses mamárias nas mulheres, onde nos Estados Unidos muitos cirurgiões prescrevem a camiseta após a reconstrução das mamas. E a fundação Susan Komen, organização americana que luta contra o câncer de mama, reconheceu a camiseta e deu à Alignmed® a permissão para usar seu logotipo devido aos muitos benefícios que proporciona à saúde da mulher.

O produto é para qual nicho de público?

 R: Esse produto é para qualquer pessoa que se preocupa em melhorar sua performance e evitar dor. Se formos definir um nicho, essa seria a melhor definição, mas a preocupação com a postura se aplica a todos. Por exemplo: idosos que andam encurvados são muito beneficiados porque as camisetas lhes proporcionam equilíbrio. E caso não tenham deformidades permanentes, por exemplo, se tiverem uma cifose flexível, também conseguem mais equilíbrio e andar melhor com ou sem aparelhos auxiliares, diminuindo o risco de quedas. Ainda para os idosos, mais um benefício é evitar aspirações ao sentarem-se para comer.  Coisas básicas como essas trazem enormes benefícios à população idosa, mas o público-alvo típico das camisetas são as pessoas que querem melhorar sua performance ou que querem eliminar dores nas costas de origem mecânica.

Como vocês desenvolveram a técnica para criar a camiseta postural?

  R: “A necessidade é a mãe da invenção” – esse é um ditado popular nos Estados Unidos. Bill Schultz, o fundador da Alignmed®, ia passar por uma cirurgia. Ele tinha uma espondilolistese L4 e 5 e uma compressão da raiz nervosa. Ele seria submetido a uma fusão espinhal e na ocasião foi apresentado a uma camisa que tinha tiras. Ao vestir, ele sentiu a dor nas costas ir embora, tanto que não precisou fazer a cirurgia. Ele, então, montou um “think tank”, ou laboratório de ideias formado por um grupo de especialistas, para desenvolver o produto. Comprou as patentes e começou a fazer testes em conjunto com esse “think tank” ortopédico, inicialmente na University of Southern California e depois com o Kerlan Jobe Institute.  Foram desenvolvidos ao menos 500 protótipos antes que o definitivo chegasse ao mercado. O produto inicial tinha tiras conectadas com velcro. As versões mais recentes têm faixas que são costuradas na camiseta, evitando a necessidade do uso de alças. Portanto podemos dizer que o produto foi criado porque nosso fundador sofria de um problema de coluna muitíssimo grave e não queria passar por uma cirurgia, mas não tinha outra escolha porque sentia muita dor. Mas quando ele começou suas primeiras experiências com a camiseta de tiras de velcro e sua dor foi embora, foi como se uma lâmpada acendesse na sua cabeça e ele comprou as patentes e começou a desenvolver o produto junto com os “think tanks”, inicialmente na University of Southern California e no Kerlin Jobe Institute em Los Angeles, e Steadman Philippon em Vail, Colorado.

Como foi e qual a relevância do congresso que ocorreu no último dia 16/11/22 no Instituto Neymar Jr?

 R: O congresso foi altamente relevante, uma vez que foi o lançamento oficial da Alignmed® Brasil e não poderíamos ter escolhido lugar melhor. O Instituto Neymar Jr é o ápice do atendimento e assistência social no Brasil, e oferece às pessoas que não têm acesso à educação, valores, cuidado com a saúde, bem-estar e nutrição, para que possam realizar seus sonhos. A Alignmed® é uma admiradora dessa iniciativa, e, assim como o Instituto, também temos a missão de ajudar as pessoas. Ajudamos nosso cliente a enfrentar suas dores e a melhorar seu desempenho no dia a dia, seja ele um jogador em um campo de futebol, um executivo no escritório, um estudante na escola, ou uma avó que só quer andar com segurança. Podemos ajudar as pessoas a lutar por seus objetivos e não poderíamos ter escolhido lugar melhor para lançar nosso produto no Brasil.

Qual a página ou páginas em que as pessoas podem acessar para conhecer mais sobre este projeto?

  R: As pessoas podem acessar nosso site (alignmedbrasil.com.br), nosso Instagram (@alignmedbrasil), nossa página no YouTube (@alignmedbrasil5861),  nosso Facebook (facebook.com/AlignMedBrasil/) e nosso perfil no TikTok,  @alighnmedbrasil_

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *