05 / 11 / 22

Compartilhando os Saberes da Arte

Maria Amélia Vieira e Dalton Costa têm muitos pontos em comum

 

Compartilhando os Saberes da Arte

Encontro da artista e coordenadora do projeto Maria Amelia Vieira com um escultor (Seu Petrolino) habitante do povoado de 96 anos de idade, ainda produzindo suas obras

Compartilhando os Saberes da Arte
Fonte: Felipe Camelo – Assessoria de Imprensa

São muito bem casados, e compartilham inclusive o amor e a dedicação ao ofício. Ambos são artistas para lá de talentosos, e acreditam que o segredo de serem tão bem sucedidos e realizados é multiplicar conhecimentos, informações e experiências.

Com a Galeria Karandash, eles buscam muito mais que comercializar suas obras, e como ambos colecionam trabalhos de artistas populares, surgiu o Museu Coleção, reunindo criações de artistas que descobrem em suas andanças Brasil afora, principalmente aqui em Alagoas. Mas, o mais incrível, eles não só adquirem as peças com as quais mais se identificam, mas principalmente, desenvolvem projetos para estimular e inspirar artistas que garimpam pelo agreste e sertão.

Já desenvolveram inúmeros projetos, que incluem oficinas que agregam saberes, que até então, estes moradores de comunidades distantes dos grandes centros urbanos, não teriam acesso. Nestas oficinas, muitas trocas de informações, percebendo que, por mais talentosos que sejam, estes fazedores de arte não têm consciência da importância de suas produções, e fatalmente, não dão o devido valor, sem consciência de como calcular quanto estas peças valem . Para isso, já produziram oficinas com apoio de instituições que viabilizam palestras nas quais passam a ter informações de como valorizar suas produções.

Assim, surgiu o Ponto de Cultura – Arte em Movimento, tendo Dalton Costa com presidente e Maria Amélia Vieira como coordenadora executiva de projetos, conseguindo “compartilhar ações que promovem a produção,democratização e difusão do conhecimento, como as oficinas de fotografia e arte-educação para jovens das duas comunidades escolhidas e possibilitar que as crianças destas localidades entrem em contato com materiais e propostas artísticas nunca antes vivenciadas, consolidando cada vez mais as propostas do Museu no Balanço das Águas, barco que navega ao longo do rio São Francisco atingindo as mais isoladas comunidades, inclusive.

E desde 2014, o Ponto de Cultura vem realizando inúmeros eventos nos municípios alagoanos Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, Entremontes, em Piranhas, Belo Monte e Traipú. Com o Arte em Movimento, ampliam horizontes, atendendo outras comunidades ribeirinhas, como os pequenos povoados Mato da Onça e Jacarezinho, ambos, no município de Pão de Açúcar.

Com apoios da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, do Governo de Alagoas e da Secretaria de Estado da Cultura, o Ponto de Cultura Arte em Movimento ultimando detalhes para as Oficinas de Fotografia, Arte-Educação e Exposição. Em Jacarezinho, entre os próximos dias 24 e 26 de novembro, e no Mato da Onça, entre 10 e 12 de dezembro. Estes dois povoados, nos arredores da Ilha do Ferro,em Pão de Açúcar. A artista plástica Maria Amélia Vieira será a instrutora das oficinas de Arte-Educação, e juntamente com a arte-educadora Regeny Rocha que dividirão conhecimentos, enquanto a fotógrafa, designer e comunicadora visual Brenda Viana, será a instrutora das oficinas de fotografia.

Para mais acesse https://www.karandash.com.br

PONTO DE CULTURA “ARTE EM MOVIMENTO” – MUSEU COLEÇÃO KARANDASH

Período de desenvolvimento: 08 de setembro a 30 de dezembro de 2022.

Ações executadas:
Setembro e Outubro de 2022:

1. Visita aos povoados para registros fotográficos e contato inicial com a comunidade.

2. Reunião com a equipe para apresentação do Plano de Trabalho e suas ações.

3. Desenvolvimento de um plano de marketing para a divulgação das ações do Ponto de Cultura durante a última etapa: “Arte em Movimento – Processo Contínuo” – 2022.

4. Desenvolvimento do planejamento das oficinas artes visuais e de fotografia.

5. Preparação dos conteúdos programáticos das oficinas e listagem de materiais e equipamentos necessários para realização das mesmas.

6. Contatos com a diretora da escola municipal de Jacarezinho, moradores de Mato da Onça e Assentamento Conceição para apresentação do projeto.

7. Ida aos povoados para escolha dos locais das oficinas e organização do cronograma das oficinas compatível com o calendário escolar.

8. Divulgação do projeto junto ao público alvo, através das mídias sociais e encontros presenciais nos povoados Jacarezinho, Mato da Onça, Assentamento Conceição e na sede do município de Pão de Açúcar.

9. Reunião com a coordenação do projeto, assessoria de Imprensa, equipe de filmagem/fotografia e instrutores das oficinas para ajustes.

Contamos com a participação e parceria em Jacarezinho de Celma Maciel Melo – Coordenadora da Escola U.M.E José Tavares de Castro com quantitativo de 93 alunos que será responsável junto com a coordenadora do projeto pelo cadastramento dos participantes.

Contamos com a participação e parceria em Mato da Onça e Assentamento Conceição com Maria Claudenilda – Artesã de Bordado Boa Noite e o estudante Sharles que nos ajudará no cadastramento dos participantes.

POVOADO JACAREZINHO
Povoado Jacarezinho, Pão de Açúcar – Alagoas

legendas das fotos na sequência: 

1.Barco Museu atracado no povoado Ilha do Ferro, Pão de Açúcar-AL. Para preparação do projeto (Foto: Ricardo Ledo)
2. Praça Central do Povoado Jacarezinho – Pão de Açúcar, Alagoas – Localizada em frente a escola municipal onde serão desenvolvidas as oficinas de arte-educação e fotografia do Ponto de Cultura “Arte em Movimento” do Museu Coleção Karandash
3. Ambiente de Caatinga as margens do Rio São Francisco no trajeto de Pão de Açúcar até Jacarezinho
4. Estrada que nos leva ao povoado para pré-produção e apresentação do projeto para a diretoria e docentes da escola onde serão realizadas as oficinas.
5. Arquitetura típica do lugar
6. Paisagem ribeirinha do povoado Jacarezinho.
7. Ao Longo do caminho Escultura-Avião cata-vento do Seu Petrolino
8. Escola Municipal – Local onde serão realizadas as oficinas
9. Praça principal do povoado Jacarezinho

 

 

 

MATO DA ONÇA
Povoado Mato da Onça, Pão de Açúcar – Alagoas

legendas na sequência das fotos

1. Entrada da estrada para Mato da Onça
2. Entrada da estrada para Mato da Onça
3. Estrada que leva ao povoado Mato da Onça
4. O encontro inesperado com Nossa Senhora da Conceição; Padroeira do Assentamento Conceição, onde também haverão participantes do projeto por sua proximidade com o povoado Mato da Onça.
5. Assentamento conceição
6. Assentamento conceição
7. Rua principal e única do Assentamento conceição
8. Rua principal e única do Assentamento conceição
9. Relembrando ações anteriores no povoado Mato da Onça/Assentamento Conceição – A artista Maria Amelia Vieira com crianças desenhando o solo do lugar.
10. Povoado Mato da Onça
11. Colagem com exemplo de arquitetura local

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *