01 / 11 / 22

Dia Nacional do Amigo da Marinha

A data será comemorada na segunda-feira, (7), na Capitania dos Portos de Alagoas

 

Dia Nacional do Amigo da Marinha

Medalha Amigo da marinha

Dia Nacional do Amigo da Marinha
por Gigi Accioly

No dia 6 de novembro é celebrado o dia do Amigo da Marinha!

Este ano, o comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, capitão de fragata Luciano Teixeira, recepcionará às 16h, na segunda-feira (7), na sede da Capitania, convidados especiais e soamarinos, em  uma cerimônia para celebrar e homenagear personalidades que contribuem para a divulgação de projetos de suma importância para o Brasil e implementos das ações e atividades da Marinha do Brasil (MB), com a entrega da Medalha Amigo da Marinha, uma das mais aguardadas do ano pela sociedade civil.

Dia Nacional do Amigo da Marinha

Comandante da CPAL, capitão de fragata Luciano Teixeira

A medalha Amigo da Marinha passa por um rigoroso critério de avaliação dos currículos dos indicados por parte da MB. Essa horaria, por sinal, é muito disputada entre empresários, políticos, militares e pessoas de destaque da nossa sociedade.

Em primeira mão, evidenciamos as personalidades que serão homenageadas, este ano, com a Medalha Amigo da Marinha:

Fernando Sergio Lira Neto, Geraldo Nilo Xavier da Câmara, Gilson Machado Guimaraes Neto, Jean Figueiredo de Almeida, José Alexandre da Silva, Leonardo da Fonseca Dias, Luiz Paulo Taboada, Mário Cardoso Gama Júnior, Mario Marroquim do Nascimento Neto, Pedro Gustavo dos Santos Barros, Roberto Barbosa Fernandes.

Da coluna, nossos cumprimentos aos homenageados, e o meu agradecimento especial ao comandante da Capitania dos Portos de Alagoas, capitão de fragata Luciano Teixeira, pelo convite para a solenidade de celebração.

Sobre o Dia Nacional do Amigo da Marinha

No dia 6 de novembro, a Marinha do Brasil celebra o Dia Nacional do Amigo da Marinha. É uma homenagem aos voluntários que, de alguma forma, ajudam a divulgar para a sociedade as atividades e a importância da Força Naval.

Em 1979, o almirante de esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca fundou a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), composta por pessoas que foram condecoradas com a Medalha Amigo da Marinha”, dando continuidades à Associação Santista de Amigos da Marinha (ASAM). Por esse motivo, o almirante tornou-se Patrono da Soamar, e na data do seu nascimento é comemorado o Dia do Amigo da Marinha.

Sendo o “braço civil” da Marinha do Brasil, a Soamar tem como objetivos difundir as ações e conscientizar a população da importância da Marinha do Brasil em defesa e preservação da nossa costa – a Amazônia Azul, da relevância das atividades, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional pela MB; despertar o espírito cívico dos jovens, e o interesse em conhecer efetivamente as atividades da Marinha do Brasil.

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *