17 / 11 / 22

Dra. Luciana Passoni explica o que pode ser a coceira no couro cabeludo

 

Dra. Luciana Passoni explica o que pode ser   a coceira no couro cabeludo

Você já sentiu coceira no couro cabeludo? Pois fique sabendo que isso não é algo comum e que não só sinaliza que pode haver sujeira. A Dra. Luciana Passoni, médica tricologista e especialista em transplante capilar, explica que a coceira no couro cabeludo pode ser causada por inúmeros fatores, tais como: como ansiedade, estresse, infecções fúngicas, dermatite seborreica, piolhos ou alergias, podendo ser acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, sensibilidade, descamação ou irritação da pele.

Segundo a especialista não é comum sentir coceira ou dor no couro cabeludo e ainda alerta que é preciso ter consciência que ao coçar a cabeça, as unhas fazem um “buraco” na pele e assim permitem a entrada de possíveis bactérias presentes na região e nas unhas podendo levar a uma inflamação, conhecida como foliculite capilar.

A foliculite pode às vezes ser confundida com uma espinha, porém a Dra. Luciana esclarece que não existem espinhas no couro cabeludo, mas é uma condição tratável. “O tratamento é feito com antibiótico e com uso de shampoo manipulado com antisséptico, é demorado, requer paciência e constância, dessa forma é essencial procurar um médico especialista, pois quanto mais precoce o tratamento, melhor para o paciente”, conta a tricologista.

O tratamento ainda pode ser complementado com medidas simples como evitar lavar os cabelos com água muito quente ou usar shampoos suaves que não agridam a pele do couro cabeludo. Além disso, para evitar que o problema retorne uma das dicas da médica é manter sempre o cabelo e o couro cabeludo bem limpos e secos, retirar bem o shampoo e o condicionador durante a lavagem, não dormir com os cabelos molhados, diminuir a ingestão de álcool e alimentos gordurosos e evitar situações de estresse.

Dra. Luciana Passoni explica o que pode ser a coceira no couro cabeludo
fonte: Rovella & Schultz Boutique Press Interactive 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *