30 / 11 / 22

Projeto Nau dos Mestres estimula educadores e alunos da rede pública de Maceió e Marechal Deodoro a mergulhar na ciência

Por meio de experimentos científicos, iniciativa patrocinada pela Braskem propõe um ensino divertido e diferente do modelo tradicional de educação nas instituições

 

Projeto Nau dos Mestres estimula educadores e alunos da rede pública de Maceió e Marechal Deodoro a mergulhar na ciência

Um projeto de educação pioneiro, que aborda de maneira lúdica as disciplinas de física, química e biologia, e colabora para que o aluno desenvolva protagonismo, colaboração, autonomia e empatia. Assim é o Nau dos Mestres, que promoveu um encontro especial no último dia 29 de novembro, com os alunos de quatro escolas da rede pública de Maceió e Marechal Deodoro.

O projeto, patrocinado pela Braskem, foi direcionado para crianças a partir de 7 anos da Escola Municipal Professor Antídio Vieira (Trapiche), Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus (Trapiche), Escola Estadual Professora Anaias de Lima Andrade (Vergel do Lago) e Escola Municipal Joviniano de Almeida Rodas (Marechal Deodoro).

A iniciativa agrega a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (ABP) — onde os estudantes de fato colocam a mão na massa, assimilando os conceitos, na prática — e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, sempre com foco nas competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular.

O projeto Nau dos Mestres é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com patrocínio da Braskem e implementada pela Evoluir em parceria com as Secretarias de Educação de Maceió e Marechal Deodoro.

“A Braskem apoia projetos inovadores e o Nau dos Mestres possui uma metodologia importante envolvendo as disciplinas de ciências em atividades lúdicas com as crianças. Esse modelo pedagógico tem muita receptividade dos alunos, desperta neles a curiosidade necessária para o estudo e aprendizado da ciência”, afirma Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas.

Para o coordenador do Nau dos Mestres na Evoluir, Júnior Ribeiro, o projeto apresenta uma proposta diferente. “O ensino ganha contornos mais amplos e não se limita a transmitir apenas os conceitos da disciplina em si, mas engajar o aluno a fazer suas próprias descobertas de vida, questionar, trilhar ativamente o caminho do seu aprendizado, sempre com o apoio e o estímulo do educador”, afirma.

Para implantar essa proposta na sala de aula, os professores participaram de formações específicas, com o intuito de ampliar sua visão sistêmica dentro dessas diretrizes. Até novembro foram realizados quatro encontros formativos, englobando reuniões virtuais e presenciais e palestras, que também envolveram orientações sobre como aproveitar melhor os materiais de apoio disponibilizados.

Segundo a professora da Escola Estadual Professor Tarcísio de Jesus, Edjane Vasconcelos, a formação contribuiu para o desenvolvimento de novas práticas nas salas de aula. “Gostei muito das atividades práticas que pudemos desenvolver. Trabalhamos os temas de forma dinâmica e lúdica. Já mostrei alguns experimentos aos meus alunos e eles querem muito testar a primeira experiência e escolheram o vulcão. Uma adaptação do experimento do balão que tem nos materiais didáticos”, disse Edjane, especialista em educação especial inclusiva e bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Acervo

Os kits distribuídos para as escolas são um destaque à parte, sob medida para atrair a atenção da garotada. Todos os materiais são acondicionados em um mobiliário lúdico elaborado especialmente para o projeto, atribuídos a quatro mestres diferentes, com livros e artefatos.

No móvel de Leonardo da Vinci estão experiências ligadas a geometria, aerodinâmica e movimento. Merlim, o alquimista, traz atividades de química e física. Já o Deus grego Apolo destaca energia e luz, enquanto Gaia, a mãe natureza, explora os ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

Projeto Nau dos Mestres estimula educadores e alunos da rede pública de Maceió e Marechal Deodoro a mergulhar na ciência
fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria – Danielle Cândido

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *