01 / 12 / 22

Pioneira em Cannabis medicinal FarmaUSA apresenta avanços inéditos na saúde

Saúde

 

 

Pioneira em Cannabis medicinal FarmaUSA apresenta avanços inéditos na saúde

Imagem: divulgação

  Helder Dario Colmenero de Oliveira é químico, pesquisador e executivo da Indústria Farmacêutica há mais de 25 anos, ocupando posições de liderança em áreas-chave, incluindo Operações, P&D e Desenvolvimento de Negócios, no Brasil e no exterior, em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente ele é o Diretor Cientifico da FarmaUSA Pharmaceutical Group – RJ.

Para falar dos avanços da FarmaUSA que é pioneira no tratamento de doenças a base de Cannabis medicinal no Brasil, que eu o entrevistei.

A FarmaUSA é pioneira na comercialização de produtos à base de Cannabis. Como se deu esse pioneirismo e qual a sua relevância face a dados tão concretos e benéficos?

  R: A FarmaUSA sempre trabalhou na importação /exportação dos melhores medicamentos no mundo. Assim, o pioneirismo da empresa em produtos de cannabis foi uma consequência da expertise que já tínhamos em prover acesso aos pacientes no Brasil, produtos e medicamentos inovadores.

 – Penso que a escolha mais relevante que a FarmaUSA fez lá trás, foi tratar produtos de cannabis com a mesma qualidade que medicamentos. Isso se transformou em produtos de alta qualidade, um programa permanente de educação médica com milhares de pacientes atendidos.

Quais são os benefícios que o uso da Cannabis traz no tratamento de determinadas doenças? 

   R:  A FarmaUSA sempre teve como premissa abordar a classe médica com ética e responsabilidade. Então, antes de falar dos benefícios (que são muitos!) cabe falar o seguinte: produtos de cannabis não é para tudo! Não curam tudo! Como quaisquer medicamentos têm os seus limites e cuidados para evitar abusos.

– Dito isto, eu tenho presenciado junto a pacientes, suas famílias e médicos, de várias especialidades, resultados fantásticos!

– Crianças e adolescentes com 40, 50, 100 crises de epilepsia por dia e que os medicamentos tradicionais, mesmo associados, não conseguiam controlar, e que com o uso de canabidiol diminuíram para apenas 1 ou 2 crises por semana e, alguns casos, a completa remissão, ou seja, controle total das crises.

 – Pacientes com dores crônicas e incapacidade por anos que renasceram através do controle das dores por extratos de produtos de cannabis que combinam CBD e THC.

 – Pacientes com autismo que melhoraram significativamente a cognição e interação com o núcleo familiar.

 – Pacientes oncológicos que tiveram todo um conjunto de sintomas (enjoo, dores nas terminações nervosas, mal-estar etc.) diminuídos durante o período da quimioterapia combinando o uso de produtos de cannabis. E milhares de outros casos de sucesso no tratamento utilizando canabinoides.

Para quais doenças o canabidiol está aprovado?

  R:  Para uma correta informação, devemos ressaltar que a indicação de uso de uma substância, seja de origem natural ou sintética, para uma doença, somente deve ser feita após uma pesquisa clínica que garanta eficácia e segurança ao paciente que vai utilizar o composto.

 – No Brasil, Canabidiol e outros canabinoides (todas substâncias originárias na planta Cannabis) não possuem pesquisa clínica concluída. Dessa forma o paciente recebe uma receita no chamado uso compassivo, ou seja, o profissional da saúde habilitado para prescrição, decide utilizar uma substância que ainda não teve estudo clínico concluído, com base nas melhores evidências e dados científicos para benefício de um paciente que não tem resultado com nenhum medicamento ou tratamento convencional. Essa condição do paciente, sempre acompanhado de muito sofrimento para ele e familiares, chama-se paciente refratário.

 – Nesse cenário, canabidiol e produtos de cannabis, estão sendo utilizados em; controle da epilepsia refratária, autismo, dores crônicas, fibromialgia, Parkinson, Alzheimer, ansiedade crônica, insônia, pacientes oncológicos e cuidados paliativos, entre outros.

Quais são os principais benefícios em produzir o medicamento de Cannabis no Brasil?

 R: Deve-se ressaltar que a FarmaUSA fabricará produtos e o IFA, o Canabidiol, aqui no Brasil, com as áreas auditadas e aprovadas pela ANVISA. Isso é inédito na América Latina, uma indústria farmacêutica que, no mesmo site, em áreas separadas, irá fabricar o IFA Canabidiol e produtos de cannabis.

 – As áreas de fabricação de IFA e produtos serão diferentes, porém ambas estarão no mesmo site de fabricação que é a FarmaUSA Life Science.

 – Entre tantos benefícios, teremos condições de prover acesso a milhares de novos pacientes a produtos com qualidade farmacêutica e custos menores.

  – Não vamos depender da importação do ativo Canabidiol para fabricação dos produtos e mais do que isso, poderemos abastecer o mercado nacional com o Canabidiol e, depois, abastecer o mercado mundial.

  – Outro ponto importantíssimo: teremos total autonomia para produzir pesquisa clínica no Brasil, com o ativo fabricado aqui, e desenvolver mais e mais produtos sem depender de laboratório do exterior. Criaremos uma rede de pesquisadores, médicos, Institutos de pesquisa, universidades, clínicas, hospitais, tudo em prol da melhor pesquisa e informação científica de qualidade que, ao final, tem o potencial de beneficiar não milhares, mas milhões de pacientes. Tudo a partir daqui: Brasil.

A empresa atualmente importa os produtos de cada paciente?

  R: Hoje todos os produtos da FarmaUSA são produzidos em empresas farmacêuticas terceirizadas nos EUA, e temos parceria com uma empresa que produz na Suíça. Na verdade, pela atual legislação de importação da ANVISA, os produtos são importados em nome do paciente, e não pela FarmaUSA. No entanto, temos uma completa estrutura, Programa de Suporte ao Paciente (PSP), que prove todo suporte ao paciente. Sempre salientamos para o médico que a prescrição é dele, mas a burocracia é problema da FarmaUSA e não do paciente. Cuidamos de tudo o tempo todo. Em mais de sete anos de atuação neste mercado com produtos de cannabis, nunca um paciente FarmaUSA ficou desabastecido.

Como vai ser comercializado o produto no Brasil? Através de receita, terá uma rede de distribuição?

  R: A legislação ANVISA para a comercialização de produtos de cannabis nas farmácias exige retenção de receita, que pode ser tipo B ou até mesmo o tipo mais restrito, tipo A, dependendo do produto que foi prescrito.

 – Os produtos possuem tarja preta, não podem ser expostos e as receitas não são intercambiáveis como medicamentos genéricos.

 – A FarmaUSA, obviamente vai seguir toda essa legislação, e reforçaremos ainda mais o nosso atendimento aos pacientes. Seja pela distribuição própria ou nas farmácias, é necessário entender que não distribuímos somente produtos farmacêuticos, mas também confiança, suporte e respeito.

Como as pessoas podem fazer para terem acesso a mais informações? Qual o site e redes sociais?

 R: Nosso site: www.farmausa.com

 – Temos todas as redes sociais, e um extensa e bem montada rede de suporte em todo o Brasil.

 – Um dado interessante: no Brasil temos cerca de 500 mil médicos registrados em todos os Conselhos Regionais. Destes, cerca de 3.000 médicos prescrevem ou prescreveram produtos de cannabis. Dentistas também podem prescrever. Ou seja, ainda estamos falando da ponta de um iceberg em termos do número de pacientes que poderão ser beneficiados com os produtos de cannabis.

 – A FarmaUSA sempre viu isso como uma oportunidade e não como um problema. Por isso, foi a primeira empresa a ter representantes médicos em todo o Brasil, (hoje verdadeiros consultores no uso dos produtos de cannabis) compartilhando nos consultórios a melhor informação científica exclusivamente sobre produtos de cannabis. Dessa forma, segue a mensagem aos médicos, médicas, dentistas: não sabem como prescrever? Nos contate.

Além do site, temos:

Telefone: 0800 77 7-9750

WhatsApp: (24) 99304-3656

e-mail: faleconosco@farmausa.com

 

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *