30 / 01 / 23

Eduardo Martini fala da sua carreira e do seu espetáculo Simplesmente Clô

Monólogo

Eduardo Martini fala da sua carreira e do seu espetáculo Simplesmente Clô

Imagem: divulgação 

  Carlos Eduardo Porta Martini, mais conhecido como Eduardo Martini é ator, dançarino, e diretor brasileiro. Ele atua nos palcos desde os 16 anos e com uma carreira de mais de 40 anos. Formou-se no Tablado ao lado de nomes como Fernanda Torres e Elizângela.  Em 2022 ele venceu o seu primeiro Prêmio Bibi Ferreira na categoria de Melhor Ator de Peça Teatral, por seu papel como Clodovil Hernandes em o monólogo ‘Simplesmente Clô’.

Eduardo Martini fala da sua carreira e do seu espetáculo Simplesmente Clô

Imagem: Claudia Martini

   A propósito do sucesso do espetáculo ‘Simplesmente Clô’ e com o intuito de saber mais sobre a carreira e as ações sociais, que eu entrevistei com exclusividade, o ator Eduardo Martini.

 Como e quando surgiu o seu amor pelo teatro?

 R: Não sei explicar. Desde cedo, já no colégio estadual Oswaldo Aranha eu tinha a matéria de teatro. Acho que foi uma coisa chamada EDUCAÇÃO!

Em todos os seus trabalhos é percebido um grau de entrega sem igual. O que você faz para fazer esta imersão no personagem?

 R:  Antes de qualquer coisa o meu respeito ao palco, à plateia e a mim mesmo! O comprometimento com o trabalho é uma coisa que aprendemos em casa desde cedo, no meu caso, obtive este ensinamento através dos meus pais. Depois a observação do SER HUMANO…. Isso me ajuda muito a compor aquele “ser” e a dar verdade à história que vai ser contada!

Como e quando surgiu a ideia de interpretar o saudoso estilista Clodovil Hernandes?  Qual foi e tem sido a experiência em fazê-lo?

R:  Há 10 anos já queria fazer. Mas o meu amado, LUIZ CARLOS GOES, que iria escrever, foi para andar de cima e aí……. mas tudo chega no momento certo!!  Hoje estou mais maduro para poder entender a personalidade de Clodovil Hernandes, que é polêmica e controversa e mesmo tão rica!! a cada dia eu me surpreendo com a plateia, com comentários e reações… É maravilhosamente rico poder realizar esse sonho que se tornou uma feliz realidade!

 Você ganhou o troféu Bibi Ferreira de Melhor Ator. Como foi esse dia para a sua vida?

R:  Único! Emocionante! um sentimento de gratidão sem saber como explicar me invadiu… ver seu trabalho, seu esforço, todo seu comprometimento ser reconhecido por pessoas de relevância no mercado é incrível.

Você participa de projetos sociais e a renda de alguns dos seus espetáculos é revertida em prol dessas ações? Qual a relevância disso para você? 

R:  O teatro também tem essa função. O mundo e principalmente o Brasil está louco. As pessoas se descabelam por mídia, por likes e fazem qualquer coisa pra isso ter um resultado. Falam sobre arte, mas cancelam que não anda no mesmo trilho, ainda fazem panelinhas e falam de democracia, enfim…. eu faço aquilo que meu coração se sente bem em fazer: ajudo! quem precisa de ajuda precisa AGORA e não quando a gente pode ajudar… acho que é isso… amor ao próximo…

Como você conheceu Sylva Pacheco e como é ser parceiro dela na manutenção da Unidade Pediátrica de Hemodiálise da UNIFESP? 

R:  Ela me procurou e me contou tudo sobre a UNIFESP. fui ao encontro dela e puder perceber que falávamos a mesma língua… a língua do AMOR… O resultado é incrivelmente satisfatório…. diversão, arte, amor ao próximo, ajuda real, e resultado de um trabalho mega relevante.

Qual a sua análise acerca da relevância dos projetos sociais como forma de transformar vidas?

   R:  É o único caminho. Abrir portas, mostrar a quem não tem acesso que TUDO é possível. Capacitar, ensinar, mostrar e aprender ao mesmo tempo. É muito bonito postar coisas, frases de efeito, mas FAZER é sensacional…. 

 Qual ou quais as peças que você está em cartaz e qual o site no qual as pessoas podem adquirir os ingressos? 

R:   https://www.sympla.com.br/ ou https://www.sampaingressos.com.br/ . Também na bilheteria do teatro 1h30 antes do horário da peça começar!

 Quais as suas páginas para que as pessoas conheçam mais sobre o seu trabalho?

R:  Instagram: @eduardomartini  Facebook e @teatrouniaoculturaloficial .

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *