05 / 01 / 23

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Este ano de 2023 além de estar começando já trás ótimas perspectivas para o trade de turismo por conta dos sete feriados prolongados que traduzem em bons períodos

TURISMO & FERIADÕES

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Este ano de 2023 além de estar começando já trás ótimas perspectivas para o trade de turismo por conta dos sete feriados prolongados que traduzem em bons períodos para que os brasileiros realizem as sonhadas viagens que movimentarão bilhões de reais nos mais de 50 setores econômicos que envolvem o turismo nacional. Em alguns destinos, segmentos como a hotelaria já registram interesse dos viajantes nas datas e a expectativa é de superar os números de 2022.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Férias no Castelo Saint Andrews em Gramado – RS – JANEIRO – Mês das Hortênsias de 06 a 08 – Festival Casa Valduga; de 13 a 15 – Sabores Brasileiros; 20 a 22 – Barons de Rothschild; 27 a 29 – Costelão Gaúcho. FEVEREIRO: Vindima Experience e Carnaval Veneziano; De 03 a 05 – Vindima Experience; 10 a 12 – Festival Trufas Negras; 17 a 21 – Carnaval Veneziano; 24 a 26 – Wine Experience – Brancos e Rosés. MARÇO: Outono no Castelo – 04 – Festival Vinhos Gaúchos; 11 – Catena Zapata; Experience; 18 – Champagne Ruinart Experience; 25 – Festival Cohiba e Whisky. Portanto, imagine um lugar perfeito, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha.Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Clique no baner e faça sua reserva. Foto Jefferson Severino

A maioria dos feriados cairão numa quinta-feira, que podem resultar em ponto facultativo no dia seguinte (sexta-feira). Mas datas como a Paixão de Cristo, Tiradentes, Dia do Trabalho e o Natal cairão nas sextas e segundas-feiras e devem completar o calendário de descanso para o brasileiro. A população ainda terá a Proclamação da República, que cai numa quarta-feira e os demais pontos facultativos, como o Carnaval e Corpus Christi. Para se ter uma ideia da importância destes feriados, em 2022, mais de sete milhões de pessoas viajaram pelo país durante as celebrações de Corpus Christi, Nossa Senhora Aparecida, Tiradentes e a Páscoa. Já neste fim de ano, o número ultrapassou a marca de 9,7 de viajantes, 45% maior do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. E a previsão para as férias de janeiro também animam os trabalhadores do setor.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Um pedacinho da França na Serra Catarinense – Um lugar um com chalés seis estrelas e um chá da tarde inesquecível – Jardim Secreto Ville de France – Foto: Jefferson Severino – Clique no baner, confira e faça sua reserva.

VIAGEM RESPONSÁVEL

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Para uma retomada segura e responsável das viagens pelo país, recomenda-se a adesão ao Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro por parte de turistas e estabelecimentos turísticos. O Selo estabelece protocolos de biossegurança a 15 atividades do setor, como meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, além de um conjunto de orientações a turistas. Atualmente, mais de 30 mil selos já foram emitidos em todo o país.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Passagens aéreas poderiam custar a metade do valor atual cobrado – Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de Charme do Brasil – Debruçado no Canyon da Serra do Rio do Rastro, sobre um panorama privilegiadíssimo, o Rio do Rastro Eco Resort pretende incentivar uma nova forma de viajar. Propõe que a viagem seja uma experiência única e inesquecível. Clique no baner e confira.

MTUR & EMBRATUR JUNTOS

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Não poderia ser diferente além de que, tais pastas deveram ser extremamente técnicas e jamais políticas. Os antecessores da pasta do turismo do presente governo que retorna a cena do crime, com raras exceções, foram presos por corrupção. Segundo o novo Presidente da Embratur, trabalhará lado a lado com o Ministério de Turismo. Segundo ele, e já ouvimos esse discurso antes, “o único objetivo de fazer o Brasil ganhar.”
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

E o bla bla bla segue em frente: “O Brasil inteiro tem um grande potencial para desenvolver o Turismo, com desempenho e olhar do MTur e da Embratur. Há um acúmulo enorme de pessoas que dedicaram sua vida a isso, com conquistas, recursos, realizações, ou seja, teremos a humildade de trabalharmos juntos e de ouvir mais do que falar neste primeiro momento. Teremos muito trabalho, mas temos o turismo de lazer, de negócios, de esportes, ecoturismo, com enorme possibilidade de gerar emprego e renda”, complementou Marcelo Freixo, que é do PSB e já está migrando para o pt. Para ele Turismo é interdisciplinar e pode muito bem conversar com a Educação e passear por muitos ministérios. A é?
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Alta temporada no Pratas Thermas Resort: Ganhe descontos para três noites. Viva o seu melhor no Pratas Thermas! Lá você encontra um conjunto de piscinas de águas termais ao ar livre, piscinas internas aquecidas com águas termais -, banheiras, salas de jogos, restaurante com o melhor da gastronomia internacional, equipe poliglota, recepção 24h, wifi, sala de TV, bar de piscina, sauna, serviço de massagem, espaço kids, salas de reuniões, centro de conferência e serviços para casamentos. É tanta atração que dá vontade de ficar mais tempo, não é? Reserve agora clicando no baner e confira também a oferta de Desconto para quatro noites: Fique mais pague menos.Válido para reservas com regime de pensão FAP. Esta oferta é válida para todas as reservas feitas no site site, com hospedagens entre janeiro e março, exceto período do Carnaval (19/2/23 a 21/2/23). Ela pode ser alterada a qualquer momento, sem aviso prévio. Por isso, aproveite e reserve agora!

MINISTRA DO TURISMO

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Em relação ao Ministério do Turismo, temos outra política profissional, formada em “pedagogia”. Trata-se de Daniela Mote de Souza Carneiro, conhecida como Daniela do Waguinho, Prefeito de Belford Roxo. Como parlamentar, integrou três comissões na Câmara dos Deputados: de Educação, de Seguridade Social e Família e da Mulher. Ela também é coordenadora na região Sudeste da Frente Parlamentar Mista da primeira Infância do Congresso Nacional, além de de ser autora da lei que criou o Dia Nacional da Luta contra a Endometriose e a Semana Nacional de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. Sabemos que de educação e viagens turísticas e caríssimas o partidão entende muitíssimo. Para ela:  “Estamos vivendo dias de recomeço e de esperança. E hoje damos início a um novo capítulo na história do Turismo brasileiro”. Não sei se rio ou se choro.

TURISMO & TRABALHO

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Urubici Park Hotel, sinônimo de estar bem hospedado bem no cento de Urubici, a cidade que cresce exponencialmente em qualidade turística e na arte de bem receber. Uma forte gastronomia e desafio para os grandes ciclistas escalarem o espetacular Morro da Igreja ficando de frente para a Pedra Furada.

Cabe salientar durante essa troca de cadeiras onde saem técnicos e entram políticos que, o turismo criou mais de 27,2 mil vagas de emprego em todo o país no mês de novembro, cerca de 20% do total de vagas geradas na economia brasileira no período, que totalizou 135.495 postos de trabalho formais, segundo o novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). No acumulado do ano, foram realizadas mais de 261 mil novas contratações nas diversas cadeias econômicas do Turismo. O total representa um em cada 10 empregos criados em todos os setores da economia. O destaque vai para os setores de alojamento e alimentação, que respondem a boa parte da geração de empregos das atividades turísticas.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Que tal começar seu ano novo criando memórias inesquecíveis, com todas aquelas pessoas que você ama? No Boqueirão Hotel Fazenda você pode! O resort está preparado para nos receber nestas férias de verão. Já garantiu sua estadia? O melhor Hotel Fazenda e Resort de Campo do Brasil está localizado em uma área de quase 10 milhões de metros quadrados em Lages/SC na Serra Catarinense, ícone do turismo rural.  O finalzinho de Novembro traz a Black Friday, semana mundialmente conhecida por seus descontos maravilhosos… E o Boqueirão não poderia deixar de trazer uma oferta incrível para você e sua família aproveitarem. Aproveite 15% OFF em estadias durante os dias de semana de Novembro! Aproveite nossa promoção para a Black Week, acompanhe a tranquilidade ao lado da natureza no resort! Válido para períodos de estadia de 21 à 24 e 28 à 30 de Novembro de 2022! Não deixe passar esta oportunidade! Assim que você estiver pronto para marcar sua visita, pode fazer sua reserva. Clique no baner, e pronto.

Esse número além de reforçar a importância do setor, demonstra claramente que precisamos de técnicos e não de políticos, bem como, é um indício de que o ano deve ser fechado com bons números, que superam ou se aproximam aos índices pré-pandemia. De janeiro a setembro deste ano, o setor do Turismo faturou R$ 147 bilhões, representando um aumento de 32% frente a 2021. Somente em agosto, foram cerca de R$ 18,1 bilhões – maior volume para o mês desde 2014 (19,8 bilhões). O crescimento no mês de setembro é puxado pelo transporte aéreo (R$ 6,1 bilhões) e reflete o aquecimento na demanda dos segmentos de turismo de lazer e corporativo. Também contribuiu para o resultado positivo o grupo dos serviços de alojamento e alimentação (R$ 5 bilhões).

CADASTUR

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Outro fator fundamental para esses políticos que estão entrando é que, o número de empresas incluídas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) quase dobrou nos últimos cinco anos. Em dezembro de 2018 eram 74.184 registros. Já neste mês, são 145.312, um aumento de 90%. O número de agências de turismo cadastradas, por exemplo, aumentou 45%, saindo de 24 mil para 34.985; os meios de hospedagem cresceram 27%, subindo de 11.351 para 14492 e as transportadoras turísticas aumentaram 19,5% – passou de 11.742 em 2018 para 14.038 neste ano.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

O número de acampamentos turísticos regulares no Cadastur foi o que mais cresceu nos últimos cinco anos, saindo de 110 em 2018 para 598 em 2022, um aumento de 443%. Outros registros que tiveram crescimento acima de 100% foram os de parques temáticos, que saiu de 55, em 2018 para 224 neste ano (+307%) e de organizadores de eventos, que pulou de 3.114 para 8.462, um aumento de 171%. Também houve importante crescimento nos cadastros de guias de turismo, que saiu de 17.218 para 29.657 registros no Cadastur (+72%).
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante.

Dessa forma, quando você for planejar as suas viagens, a recomendação é que os turistas consultem no site do Cadastur. É possível ver a situação da agência de viagem, do hotel em que vai se hospedar, do guia contratado, da transportadora turística que vai realizar os passeios. É um importante passo que ajuda a evitar problemas durante a experiência turística. Vale lembrar ainda, que o Cadastur é gratuito, virtual e obrigatório para acampamentos turísticos, agências e guias de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Também podem se inscrever estabelecimentos como restaurantes, parques aquáticos, marinas, centros de convenções e locadoras de veículos.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Agência Brasileiros em Ushuaia – a nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

O cadastro dá acesso a financiamentos; oportunidades de qualificação exclusivas; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal e visibilidade nos sites do MTur e do Cadastur. Os estabelecimentos podem, ainda, receber o Selo de Turismo Responsável que identifica empreendimentos turísticos que seguem protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, elaborados junto a empresas do setor.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Passagens aéreas poderiam custar a metade do valor atual cobrado – Jamais saia de viagem sem o melhor lao de seguro de viagem que existe. sua total garantia de uma viagem tranquila.

QUEROZENE DE AVIAÇÃO MAIS BARATO

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Foto: Jefferson Severino

A política de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes seguem firmes, tanto que a Petrobras reduziu em 11% o preço do Querosene de Aviação (QAV). Os reajustes tarifários levam em consideração as flutuações cambiais e a competitividade do mercado. O valor vem caindo desde de julho de 2022, contabilizando cinco alterações e totalizando redução de 22,5% até o momento. Agora só faltam as companhias aéreas fazerem, no mínimo o dever de casa e não o que estão fazendo, triplicando os preços, tornando mais fácil o brasileiro tirar férias no exterior.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Cabe informar que os reajustes tarifários são mensais e definidos por meio de fórmulas contratuais negociadas com as distribuidoras, que buscam o equilíbrio com o mercado e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo, incluindo reajustes aplicados em base mensal, mitigando a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio. A Petrobras comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as distribuidoras. As distribuidoras, por sua vez, transportam e comercializam os produtos para as empresas de transporte aéreo e outros consumidores finais nos aeroportos, ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Com uma área de 170 mil metros quadrados, o Hotel fazenda Vale das Águas, está no município de Águas de Santa Bárbara, onde se tem a segunda melhor Água termo mineral do mundo. Desfrutar da natureza é mergulhar em um universo de experiências e sensações onde o conforto, gastronomia e descanso andam de mãos dadas.

FBHA – AVANÇO E SUPERAÇÃO

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA.

Segundo Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA): “Chegamos ao fim de mais um ano e, com ele, a reflexão sobre tudo que passamos em 2022. As duas palavras que escolho como destaque para o ano que se encerra são: avanço e superação. No último levantamento do IBGE, dados mostraram que o setor de turismo segue em crescimento e acumula uma alta de 36,9% no volume de serviços de janeiro a setembro na comparação com o mesmo período de 2021”.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Brocker Turismo – Viva momentos na Serra Gaúcha – Melhor agência e Receptivo de turismo na Serra Gaúcha.

Além disso, todas todas as doze unidades da Federação que integram o Índice de Atividades Turísticas registraram taxas positivas no período, com destaque para Minas Gerais (58,7%), Rio Grande do Sul (47,6%), Ceará (47,5%), São Paulo (44,3%) e Santa Catarina (36,9%), que alcançaram índice igual ou superior à média nacional (36,9%). A pesquisa mostrou também que, neste ano, o resultado positivo foi impulsionado pelo aumento na receita, principalmente de empresas que atuam nos segmentos de transporte de passageiros, restaurantes, hotéis e locação de automóveis. Esses dados evidenciam a superação do setor econômico que mais sofreu as consequências negativas da pandemia da Covid-19.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Gramado, Caxias, Gramado, Itapema, São Paulo…

ALIMENTAÇÃO FORA DO LAR

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Salomão Café e Bistrôt – Um Tesouro escondido, um lugar único e e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos: Jefferson Severino

O setor de alimentação fora do lar também inovou e resgatou o público fiel dos bares e restaurantes e os apaixonados por experiências gastronômicas, movimentando de forma intensa a economia do país. A Copa do Mundo no final do ano, a movimentação com as festas de Natal e Ano Novo, também ajudaram no impulsionamento do setor, este que é um dos pilares da economia brasileira, neste segundo semestre e evidenciam as expectativas para 2023, que são boas.
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis. Clique no baner e faça sua reserva.

TURISMO EM ITAIPU

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Foto: Kiko Sierich/PTI.

O turismo da margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), recebeu 418.819 visitantes em 2022. O número é 47% superior ao registrado no ano anterior e reforça a retomada do setor após a crise provocada pela pandemia de covid-19. Somente em dezembro, foram 43.012 turistas. Mas o mês de maior movimento foi julho, nas férias escolares, com 57.561 visitantes. Eu estava lá. O balanço foi divulgado pelo Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela gestão do turismo na usina na margem brasileira. Os números não contemplam as visitas institucionais (que somaram 5.176 em 2022) e a visitação na margem paraguaia de Itaipu. Os dados em conjunto ainda estão sendo compilados.

COMPLEXO TURÍSTICO

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – foto: Itaipu Binacional

O Complexo Turístico Itaipu oferece, atualmente, cinco opções de passeio: Itaipu Panorâmica (a mais procurada), Itaipu Especial (com parte do roteiro dentro da área industrial), a Itaipu Iluminada (sempre às sextas-feiras e sábados), o Itaipu By Bike e o Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). Moradores de municípios lindeiros ao Lago Itaipu têm isenção em quatro passeios e desconto de 50% no Itaipu Especial. Mais informações e reservas podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br.

VERÃO FLORIPA AIRPORT

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Quinteto – Foto: Floripa Airport/Divulgação

No meio de uma temporada já histórica em número de voos e movimentação de passageiros e visitantes, o Aeroporto Internacional de Florianópolis será palco de uma série de atrações gratuitas para públicos de todas as idades. É o Verão Floripa Airport, iniciativa que começa no próximo domingo (dia 8) com o show do Quinteto SA e se estende até o fim de março, com uma ampla variedade de eventos. Já na estreia, o quinteto catarinense que ganhou o Brasil vai embalar o público no Boulevard 14/32 com um repertório inspirado no samba raiz, no pagode e na MPB. O show começa às 18h. A partir do dia 13, abre também a temporada musical, com apresentações em todos os fins de semana, até o fim de fevereiro, culminando com um grande evento musical em março: O Floripa Jazz Festival (de 9 a 12/3).
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023 – Boulevard 14/32 – Floripa Airport – Foto: Jefferson Severino

A tradicional Tarde Divertida, no último domingo de cada mês, também faz parte do calendário de verão, sempre com um evento especial voltado para as crianças. Ao longo de janeiro, outros shows e eventos serão confirmados dentro da oferta de atrações do Verão Floripa Airport. A estrutura moderna do aeroporto conta com restaurantes, cafés, bares e supermercado, pocket park, espaço pet, além de novidades que tornam o local um dos mais completos e melhor avaliados em serviços em todo o país. Fãs de aviação têm um Terraço Panorâmico à disposição, um ambiente sossegado e confortável com visão direta para a pista de pouso e decolagem. É gratuito e aberto diariamente, das 10h às 18h.

BETO CARRERO WORLD – 31 ANOS

Se em 2022 o brinquedo Rebuliço fez a maior bagunça e agito no BCW, vem aí a inauguração da única área temática de Nerf no mundo! O projeto é uma nova parceria entre Beto Carrero e a empresa global Hasbro, uma das maiores fabricantes de brinquedos do planeta. A primeira fase da inauguração da Nerf Mania será no segundo semestre de 2023 e terá a inauguração de um super brinquedo radical e outro mais familiar. Terá ainda loja, restaurante e uma temática futurística. Outra novidade é que as noites no parque não serão mais as mesmas e que os 31 anos de história prometem muitas. Em 2023, um dia de parque vai ser pouco pra aproveitar tanta novidade!
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

Hotel Sibara Flat, para quem quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor, programação para todas as idades. Afinal de contas é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

Leia ainda: Embratur celebrou a retomada dos turistas estrangeiros em 2022
Feriadões irão movimentar o setor de turismo em 2023

turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *