18 / 02 / 23

Carnaval: como aproveitar as festas sem ter ressaca?

Docente da Estácio explica o porquê o organismo reage ao álcool e dá dicas de como curar o mal-estar

 

Dançar, beber, comer, se agitar, cantar, beber mais um pouco, dançar, curtir… Tudo isso faz parte de um dos eventos mais importantes e aguardados do nosso país: o Carnaval. Mesmo assim, é importante lembrar de sempre beber com moderação, para não dar prejuízo nas festas, e até mesmo acordar com uma ressaca forte no dia seguinte.

Para que as festas possam ser bem aproveitadas, é recomendado manter uma boa alimentação e hidratação. De acordo com a nutricionista e professora da Estácio, Juliana da Silveira Gonçalves, a ressaca acontece porque “a bebida alcóolica é absorvida pelo intestino delgado e chega rapidamente até a corrente sanguínea, então quando a pessoa passa muito tempo sem se alimentar, escolher os alimentos é importante para que o álcool seja absorvido lentamente, aumentando o tempo para esvaziamento gástrico, se tornando menos tóxico para o organismo”.

A nutricionista aponta que não existe nenhum consenso que indique a quantidade ideal de consumo de álcool, mas, dados da Organização Mundial da Saúde definem como dose padrão a que contém dez gramas de álcool puro. Com isso, duas doses padrão são consideradas ideais para o consumo diário. Ainda, é necessário respeitar seu organismo, já que algumas pessoas podem ser mais resistentes ao álcool do que outras.

Pensando em evitar a ressaca, alguns alimentos podem auxiliar neste processo, como ovos, proteínas, salmão e banana. Em contrapartida, chocolates, cafeína e outros industrializados devem ser evitados, pois podem ocasionar elevação no mal-estar, por levar a uma maior desidratação.

Por isso, se preocupar com uma alimentação adequada vai diminuir os reflexos do álcool como dor de cabeça, de estomago e enjoo, possibilitando que as festas sejam bem aproveitadas. Chás hepatoprotetores, como alcachofra, carqueja e boldo, também ajudam a reduzir os efeitos da ressaca e protegem o fígado.

Confira a dica de chá para desintoxicar após o consumo de álcool, sugerida pela nutricionista Juliana:

Chá Desintoxicante Pós Bebidas Alcóolicas

Carnaval: como aproveitar as festas sem ter ressaca?

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raiz e folha de Dente de Leão

  • 1 colher de sopa de folhas de Alcachofra

  • 2 colheres de sopa de flor de Hibisco

  • 1 litro de água.

 Modo de fazer:  Coloque 1 litro de água para ferver, quando as bolhas começarem (100°C) desligue. Após a água atingir 85°C adicione as ervas e abafe. Deixe em infusão por 10 minutos. Pode consumir ao longo do dia, gelado.

Carnaval: como aproveitar as festas sem ter ressaca?
fonte: Mídia nova Assessoria de Imprensa

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *