27 / 02 / 23

Enólogo Marcelo Retamal se junta à equipe da Viña Sutil

 

Enólogo Marcelo Retamal se junta à equipe da Viña Sutil

Um dos mais experientes e destacados enólogos chilenos, Marcelo Retamal agora integra a equipe da Viña Sutil, importada no Brasil pela Decanter. Ocupando o cargo de assessor enológico, Retamal aplicará sua experiência e refinada técnica no aumento constante da qualidade dos vinhos e terroirs da marca.

Marcelo Retamal soma êxitos em sua trajetória profissional. Além de apaixonado por vinhos, é um desbravador de novos territórios vitivinícolas no Chile. Em seus mais de 25 anos de atuação, vinificou e avaliou mais de 300 vinhedos chilenos.

Entre os múltiplos reconhecimentos recebidos, está a indicação na Revista Decanter, em 2015, como o 13º no ranking dos enólogos mais respeitados no mundo por seus pares. No Chile, a revista Capital o destacou, em 2017, como o enólogo mais inovador e influente no país.

Hoje, Retamal é sócio da Viñedos de Alcohuaz, no Valle de Elqui, onde também desenvolve seu projeto pessoal RETAambos importados pela Decanter -, com vinhos elaborados em quatro regiões chilenas e três na Espanha.

Nicolas Sutil, diretor da Top Wine Group, empresa gestora da Viña Sutil, destacou que todos estão “muito contentes com a incorporação de Marcelo Retamal, que irá potencializar o trabalho de Pamela Aviléz e da equipe enológica da vinícola, agregando sua experiência no desenvolvimento da consistência e melhora dos vinhos da marca, aportando inovação e práticas sustentáveis nos vinhedos próprios em Colchagua, Limarí e Cauquenes, além de sua ampla visão na busca por novos horizontes”.

www.decanter.com.br | @decanter_vinhos | @DecanterVinhosFinos

Sobre a Decanter

Fundada em 1997, em Blumenau, por dois apaixonados por vinhos – Adolar e Edson Hermann, pai e filho -, a importadora Decanter rapidamente se destacou como uma das principais referências para quem aprecia rótulos de qualidade. Oferece exemplares cultuados, mas também vinhos que são verdadeiros achados, em um catálogo com cerca de 100 produtores (13 países e mais de 50 regiões), sob a afiada curadoria de Adolar e Edson Hemann ao lado do sommelier Tiago Locatelli, campeão do Concurso Brasileiro de Sommeliers da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers), em 2019, bicampeão paulista do Concurso de Sommeliers da ABS e vice-campeão Panamericano pela APAS/ASI. “Desde o início – e até hoje -, nosso objetivo é surpreender o mercado com um portfólio bem selecionado que oferece a melhor relação preço-prazer”, conta Adolar Léo Hermann. A Decanter também foi visionária ao apostar, antes da concorrência, em uma rede própria de distribuição. Assim, surgiram as 25 enotecas Decanter, em diversos estados do Brasil (duas lojas próprias, em Blumenau (SC) e em São Paulo (SP), e 24 Enotecas licenciadas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Bahia e Pará), que promovem eventos enogastronômicos, contribuindo para o desenvolvimento da cultura do vinho em todo o país.

Siga a Decanter: www.decanter.com.br | @decanter_vinhos | @DecanterVinhosFinos

Enólogo Marcelo Retamal se junta à equipe da Viña Sutil
fonte: CH2A Comunicação

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *