10 / 02 / 23

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança aplicativo que permite emitir GTAs de equídeos

Agronegócio

 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança aplicativo que permite emitir GTAs de equídeos

Imagem: divulgação

 

 O lançamento do Resenha Virtual acontece sexta-feira, 16/02, às 10 horas, no Parque da Água Branca

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA-SP), por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), passa a disponibilizar ao setor produtivo equestre, a partir deste fevereiro, o aplicativo Resenha Virtual dos Equídeos e novas funcionalidades no sistema informatizado de defesa animal e vegetal (GEDAVE). O lançamento oficial do aplicativo, que dentro de outras funções permitirá a emissão das Guias de Trânsito de Animais (GTA), acontece sexta-feira, 16/02, às 10 horas, no auditório Paulinho Nobrega do Parque Doutor Fernando Costa (Parque da Água Branca), em São Paulo.

Com o aplicativo, os criadores de equídeos poderão emitir a GTA de sua própria casa, inclusive aos finais de semana e feriados, sem a necessidade de fazer a entrega dos documentos nos Escritórios das Regionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária.

O Resenha Virtual também pode ser utilizado pelos veterinários privados habilitados para a identificação individual dos equídeos, possibilitando a inclusão de cadastros dos animais ao GEDAVE, facilitando os pedidos de exames aos laboratórios credenciados, que serão realizados pelo mesmo sistema.

Os relatórios de ensaio de Anemia Infecciosa Equina e Mormo, assim que estiverem prontos, serão disponibilizados automaticamente pelos laboratórios credenciados no sistema GEDAVE, proporcionando rapidez entre a realização dos exames e o recebimento dos resultados.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, o Resenha Virtual representa um grande avanço na gestão do setor: “Com a implantação do sistema, além da emissão da GTA, é possível ter um banco de dados completo do animal, com histórico de trânsito, de exames e do vínculo epidemiológico. Este é um pleito de muitos anos, o setor já esperava por isso, ou seja, a sua modernização é muito importante para o agro do Brasil”.

ENTUSIASMO

 O lançamento do aplicativo gerou um grande entusiasmo no setor de equídeos. “O Resenha Virtual otimiza o trabalho do veterinário, trazendo ainda maior segurança e fidedignidade na identificação dos animais”, comenta Caco Auricchio, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). “A emissão de GTA pelo próprio criador propicia a autonomia. Considerando que a maior parte dos eventos de concentração animal são realizados aos finais de semana, a partir de agora será possível que um criador decida participar de um evento na sexta feira, sem ter o transtorno de ser cerceado quanto a emissão de sua GTA que é documento obrigatório para ele ter acesso ao evento”, completa.

“O aplicativo vem para ajudar o setor com a emissão da GTA eletrônica, mantendo a rastreabilidade e a sanidade do rebanho equídeo do Estado de São Paulo”, esclarece Kamila Gravena, médica-veterinária e gerente do Programa Estadual de Sanidade Equídea (PESE).

REBANHO

De acordo com informações do sistema GEDAVE, atualmente, o rebanho equídeo paulista é de 304.455 animais, divididos em 4.010 asininos, 277.351 equinos e 23.094 muares. Dos 645 municípios do Estado, 534 apresentam equídeos, sendo que 105 contam com mais de mil animais. Ainda de acordo com o sistema informatizado, somente em 2022, foram emitidas 21.875 GTA’s para este segmento.

TREINAMENTO 

A CDA iniciou uma série de treinamentos para médicos-veterinários habilitados e também para responsáveis técnicos de laboratórios credenciados para capacitação quanto à utilização do aplicativo, assim como, das novas funcionalidades no sistema GEDAVE.

Futuros treinamentos serão estabelecidos conforme demanda do setor. Informações podem ser obtidas no site da Defesa Agropecuária em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/.

“Esse é um grande passo em direção à modernização da Defesa Agropecuária e também do setor produtivo. É para isso que trabalharemos em 2023, para estarmos cada vez mais modernos e preparados”, destaca Luís Fernando Bianco, coordenador da CDA.

PARQUE DA ÁGUA BRANCA E O AGRO 

A escolha do local para o lançamento do aplicativo se deve a histórica ligação do Parque da Água Branco com o Agro e, mais especificamente, com os setor de equídeos. Uma ligação que foi se perdendo nos últimos mas que promete ser retomada após a Reserva Parques ter assumido a gestão do local em setembro.

O lançamento do Resenha Virtual será o primeiro evento relacionado a equídeos a ser realizado no parque em dez anos. O último foi a Expocavalos de 2014. Na ocasião, às 11 horas, será realizada a apresentação das raças Quarto de Milha, Árabe, Paint Horse, Manga Larga, Lusitano e Hipismo.

A gestora do Parque da Água Branca considera o evento um marco importante porque reaproxima o agro ao local. A Reserva Parques quer fortalecer essa ligação e este perfil, que sempre esteve no DNA do local, antecipando que estão previstos R$ 40 milhões de investimentos em reformas e restaurações do Parque com o objetivo de alavancar os espaços para ulteriores eventos.

REGULAMENTAÇÃO 

Regulamentado pela Resolução SAA 77/2021, o aplicativo foi inspirado no sistema utilizado pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (IAGRO). Segundo o médico veterinário Affonso dos Santos Marcos, Diretor Técnico do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA), a visita ao IAGRO, feita em 2019, teve o objetivo de conhecer o sistema utilizado naquele Estado para, então, iniciar o desenvolvimento do aplicativo em São Paulo.

O aplicativo está disponível tanto para o sistema IOS (https://apps.apple.com/br/app/gedave-resenha-virtual-equ%C3%ADdeo/id1611793016) quanto para o sistema Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.sp.agriculturaresenhaequideos&pli=1) e já está apto para download. O passo a passo para sua utilização pode ser acessado em file:///C:/Users/felipe.nunes/Downloads/Manual_APP_Resenha_Virtual.pdf.

No link a seguir é possível acessar o manual do aplicativo e conhecer o passo a passo de seu instalação: https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/getpdf.php?idform=1278

 

João Costa

João Costa é Jornalista, Assessor de Imprensa, é Membro da API (Associação Paulista de Imprensa), é "Prêmio Odarcio Ducci de Jornalismo, é "Prêmio de Comunicação pela ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, Digital e Influenciadores, é Prêmio Iberoamericano de Jornalismo, é Referência em Comunicação pela Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação – ANCEC, tem reconhecimento por Direitos Humanos pelo Instituto Dana Salomão e Menção honrosa do Lions Clube Internacional- Rio do janeiro. Teve participação ativa em eventos da Embaixada do Gabão no Brasil em Brasília, tendo inclusive, sido intérprete de discurso a convite do Embaixador do Gabão no Brasil, em jantar beneficente, com a presença do Vice-Presidente da República Federativa do Brasil. O mesmo possui participação em workshops, webinars, congressos e conferências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *