09 / 03 / 23

NIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade

Marca se uniu à Ambipar Triciclo, empresa de soluções sustentáveis, para instalar Retorna Machine nas dependências da companhia, como escritório, fábrica e centros de distribuição

 

foto: divulgação/NIVEANIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade

Nadja Jonet, analista sênior de Customer Service, trouxe itens recicláveis de casa para devolver na Retorna Machine no escritório da empresa; iniciativa credita pontos a cada retorno de embalagens pós-consumo (foto: divulgação/NIVEA)

Com um olhar atento para um modelo de negócios cada vez mais sustentável e o fortalecimento da Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele, do Grupo Beiersdorf, a NIVEA iniciou, em fevereiro, um projeto para educar e envolver pessoas colaboradoras na reciclagem de embalagens. A empresa se uniu à Triciclo da Ambipar Group, para instalar a Retorna Machine em quatro locais: no escritório, em São Paulo (SP), na fábrica, em Itatiba (SP), e nos Centros de Distribuição em Jundiaí (SP) e em Extrema (MG). O objetivo é chamar a atenção dos times para a importância da utilização de recursos circulares ao contar com o ecoponto Retorna Machine para coletar e dar o destino correto de reciclagem a embalagens pós-consumo de produtos NIVEA e Eucerin, além de itens como PET, latas, aço, longa vida (exceto laticínios), vidro e plásticos PP/PE.

O projeto de longo prazo é uma iniciativa do Grupo de Afinidade (GA) Sustentabilidade Meio Ambiente da Beiersdorf, um coletivo de pessoas colaboradoras de diversas áreas que atua para trazer mudanças efetivas e fortalecer a cultura interna da companhia. “Segundo o relatório Who Cares? Who does? para a América Latina da Kantar, de outubro de 2022, quase metade dos brasileiros não compreendem conceitos de reciclagem e quais materiais podem ser reaproveitados. Por isso, trouxemos este projeto para abrirmos oportunidades de diálogo, orientar e compartilhar essas informações e contribuirmos na prática do dia a dia para o avanço da nossa Agenda de Sustentabilidade”, diz Guilherme Almeida, diretor de E-commerce e líder do GA Sustentabilidade Meio Ambiente da NIVEA.

Pessoas colaboradoras participaram de um treinamento oferecido pela Ambipar Triciclo para entender as funcionalidades da Retorna Machine e como começar a reciclar as embalagens. Os times ainda receberam uma sacola de PET reciclado para levarem os itens de casa para o trabalho de forma sustentável. “Achei esta ação muito bacana. Está totalmente alinhada aos valores da empresa com sustentabilidade e ter essa comodidade dentro do escritório é fantástico”, comenta Leandro Henrique Rodrigo, gerente de Gente & Gestão.

foto: divulgação/NIVEANIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade

Lucila Penaloza e Priscila Garcia, analista e gerente de Marketing, respectivamente, participaram da ação da Triciclo no escritório da NIVEA

A Retorna Machine da Ambipar Triciclo ainda oferece vantagens para quem cria sua conta no site ou aplicativo. A cada retorno de embalagens, a pessoa acumula pontos que podem ser trocados por recarga de celular, créditos de Bilhete Único, na conta Pag Bank e Mercado Pago, descontos na conta de luz, doações para instituições, entre outras. O público de São Paulo consegue encontrar a Retorna Machine em diversas localidades, a exemplo de estações de metrô e, assim, dar o destino correto para as embalagens pós-consumo.

Desde 2021, a Triciclo, passou a integrar a Ambipar Group, ampliando a oferta de soluções sustentáveis, com a monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. “Nosso intuito é fomentar a educação ambiental e a economia circular através do desenvolvimento de soluções inovadoras, como a ‘Retorna Machine’, que democratizam o descarte adequado de resíduos recicláveis”, afirma Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo.

Compromissos globais

A Beiersdorf tem uma série de metas para as marcas do grupo em todo o mundo, inclusive no Brasil, um dos mercados mais importantes para a companhia. Entre as metas ambientais, os desafios a serem conquistados até 2025 são:

  • Reduzir em 50% o uso de plástico novo;

  • Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia;

  • Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos;

  • Reduzir em 25% o consumo de água na produção;

  • 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis;

  • Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.

Além dessas metas, a companhia busca identificar outras oportunidades para reduzir o impacto ambiental do negócio para o planeta. Uma das ações no pilar de Sustentabilidade foi reconhecida no começo deste ano: a Beiersdorf recebeu o certificado Compensaid, da Lufthansa Innovation Hub, pela compra de 5.008 quilos de combustível sustentável para aviação, utilizado pela companhia aérea alemã. A iniciativa mitigou a emissão de 14.970 quilos de equivalência em dióxido de carbono (CO2e) em comparação com combustíveis fósseis convencionais.

Sobre a Beiersdorf AG

A Beiersdorf se destaca por produtos inovadores e de alta qualidade para os cuidados da pele, bem como pesquisas pioneiras da pele por quase 140 anos. Marcas líderes internacionais, como NIVEA, a marca nº 1 de cuidados com a pele*, EUCERIN (dermocosméticos), LA PRAIRIE (cosméticos seletivos) e HANSAPLAST / ELASTOPLAST (emplastros e tratamento para feridas) são apreciadas por milhões de pessoas em todo o mundo, dia após dia. Outras marcas de renome como LABELLO, AQUAPHOR, FLORENA, 8X4, HIDROFUGAL, GAMMON, COPPERTONE, MAESTRO, CHAUL, e STOP THE WATER WHILE USING ME! completam nosso extenso portfólio. Por meio da afiliada tesa SE, a Beiersdorf também é líder mundial na fabricação de fitas adesivas técnicas e fornece soluções autoadesivas para a indústria, empresas artesanais e consumidores.

A empresa sediada em Hamburgo gerou vendas de € 7.025 milhões e um resultado operacional (EBIT) de € 828 milhões no ano fiscal de 2020. A Beiersdorf tem mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, que estão conectados por valores centrais compartilhados, uma forte cultura corporativa e o propósito da Beiersdorf “Cuidado Além da Pele”. Com sua estratégia de negócios C.A.R.E. +, a empresa segue um programa de investimento plurianual com foco no crescimento competitivo e sustentável. O programa é consistente com a ambiciosa agenda de sustentabilidade, com a qual a Beiersdorf está gerando um claro valor agregado para consumidores, sociedade e meio ambiente.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.

Informações adicionais no site da Beiersdorf.

Sobre a NIVEA  

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo*. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA pela marca guarda-chuva nas categorias Cuidados com o corpo, Cuidados com o rosto e Cuidados com as mãos; em termos de valor de varejo, 2020.

Site | Facebook | Instagram

SAC: 0800 77 64832 ou 0800 77 NIVEA

NIVEA estimula reciclagem de embalagens e fortalece seu compromisso com Agenda de Sustentabilidade
fonte: Approach Comunicação 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *