20 / 03 / 23

“SÓ JUNTOS – DÁ PARA MUDAR. É SÓ COMEÇAR”

DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELA PARCEIROS VOLUNTÁRIOS PODE SER ASSISTIDO NO ONLINE A PARTIR DESTE DIA 21 DE MARÇO

Com o objetivo de estimular e abranger a cultura do voluntariado de forma ampla, a ONG Parceiros Voluntários decidiu produzir o documentário “Só Juntos – Dá pra mudar. É só começar”. A partir do dia 21 de março, às 21h, o filme estará disponível gratuitamente em sojuntos.org.br com recursos de acessibilidade e tradução.

O documentário de 58 minutos tem direção de Juliano Ambrosini, da produtora de conteúdo Bumbá, e traz as histórias de três lideranças de Organizações da Sociedade Civil baseadas no Rio de Janeiro, comunidade do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo; em Osasco, São Paulo; e uma comunidade no bairro do Bom Jesus, em Porto Alegre, todos revelando de forma natural e sensível as nuances e os  impactos do voluntariado.

Apesar do Brasil contar com uma cultura de voluntariado ativa e robusta (segundo pesquisa do Datafolha de 2021, o país conta com 57 milhões de voluntários), o potencial de impacto do voluntariado estende-se além do trabalho em si. Educação e conscientização da sociedade são fundamentais para dar suporte às ações voluntárias práticas, em direção a projetos longevos e sustentáveis.

 “Só Juntos – Dá pra mudar. É só começar”

A pequena equipe deste documentário deu conta de uma impecável produção para acompanhar cada um dos personagens por uma semana, trazendo ao público as histórias em formato de diário com testemunhos que emocionam pelo alcance das  ações transformadoras.

“Trabalhamos com uma narrativa atraente e intimista com o intuito de aproximar o público das nossas personagens. Nesse sentido, recorremos às técnicas das duas grandes escolas do documentário: o cinema direto e o cinema verdade”, conta Ambrosini.

“Ao longo destes 26 anos, a PV reúne milhares de exemplos inspiradores que interagiram conosco e receberam capacitação para seus projetos. Portanto, não foi fácil o processo de seleção para o filme mas, por fim, identificamos estes três grandes líderes sociais que representam diferentes perfis e comunidades”, completa Daniel Santoro, presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários.

Para o superintendente da PV, José Alfredo Nahas, “com o documentário desejamos que outras pessoas despertem para uma atitude cidadã. Afinal, só juntos podemos construir um mundo melhor”.

A produção contou com incentivo da Lei Rouanet, e apoio do Ministério do Turismo / Secretaria Especial de Cultura, Gerdau e Brinks.

Três Personagens Centrais para relatarem ações comoventes

Gilma Rossafa – Gilma é mãe de Camila Rossafa, jovem vítima da violência urbana  assassinada aos 16 anos em Osasco/SP, Gilma fundou a Associação Camila em Defesa e Valorização da Vida, atuando na defesa dos direitos e justiça social, promovendo a Cultura de Paz. Após o ocorrido, a baiana Gilma, que já participava ativamente de ações voluntárias, voltou a estudar e formou-se em Serviço Social, fortalecendo assim, as políticas públicas e participação no controle social.

Henrique Medeiros  – Neto de Marli Medeiros, liderança feminista na Vila Pinto, Henrique literalmente cresceu dentro do Centro de Educação Ambiental (CEA), ONG que compreende o Centro de Triagem da Vila Pinto, o Centro Cultural Marli Medeiros e a Escola Vovó Belinha, localizados no bairro Bom Jesus em Porto Alegre/RS. Assim como a avó, ele acredita na reciclagem como geração de renda e oportunidade de emancipação, especialmente para as mulheres.

Júlia Rangel – Psicóloga carioca, Júlia cresceu no Ipanema, de onde via, pela janela de casa, as comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Foi na Rede Postinho, (OSC que promove saúde preventiva às mulheres, por meio de atendimento interdisciplinar e da orientação), que ela encontrou a oportunidade de fazer trabalho voluntário.

Sobre a ONG Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, criada há 26 anos, que articula agentes de transformação e cocria soluções para fortalecer a teia social em diversas frentes de atuação. Suas ações e projetos, em parceria com diversas organizações, já beneficiaram mais de 8,8 milhões de pessoas no Brasil. A PV tem a chancela de organizações como Unesco e Nações Unidas.

Daniel Santoro atua como Presidente do Conselho de Administração da Parceiros Voluntários desde abril de 2020.

Ao longo de 26 anos, as ações promovidas pela ONG Parceiros Voluntários (PV) mobilizaram mais de 650 mil pessoas, qualificaram mais de 21 mil lideranças sociais e beneficiaram mais de 8,8 milhões de pessoas.

Saiba mais sobre a Parceiros Voluntários:

www.parceirosvoluntarios.org.br.

Instagram: @ongparceirosvoluntarios

https://www.facebook.com/parceirosvoluntarios

Linkedin https://www.linkedin.com/company/parceiros-voluntarios-ong

 A partir de 21 de março – Lançamento público (exibição permanente gratuita):

“Só Juntos – Dá pra mudar. É só começar”

Canais:

Youtube: https://www.youtube.com/@sojuntosofilme

Instagram: @sojuntosofilme

FICHA TÉCNICA 

Equipe de produção:

Juliano Ambrosini – direção, roteiro e finalização

Nando Rossa – produção executiva e imagens aéreas

Ricardo Ara – direção de fotografia, roteiro e colorização

Tyrell Spencer – montagem e roteiro

Nara Sonallio – pesquisa e produção

Cleverton Borges – som-direto

João Paulo Brutto de Pinto – assinatura

Ricardo Kroeff – assistência de roteiro

Pedro Ambrosini – assistência técnica

Deise Campos – assistência  financeiro

OVNI Acessibilidade Universal – produção de acessibilidade

“SÓ JUNTOS – DÁ PARA MUDAR. É SÓ COMEÇAR”
fonte: Cris Landi – Assessoria de Comunicação

“SÓ JUNTOS – DÁ PARA MUDAR. É SÓ COMEÇAR”

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *