14 / 05 / 23

Rita Lee. “Desculpe o auê….” Descanse em Paz!

Morte de Rita Lee causa comoção nacional. Cantora venceu preconceitos, ideologias machistas e alegrou gerações.

Rita Lee

31/12/1947 – 08/05/2023

Uma história de sucesso, e ao mesmo de superação. Aos 75 anos, após ser vencida pelo cancêr no pulmão, Rita Lee Jones de Carvalho (Rainha do Rock Brasileiro), sou simplesmente Rita Lee, morreu no dia 8 de maio/23. Casada há 47 anos, com Roberto de Carvalho, Rita foi uma guerreira. Ela vendeu 55 milhões de discos, e foi considerada a artista feminina mais bem-sucedida no Brasil.  Ao longo da sua brilhante carreira,  teve no rock o seu início, porém, com o passar dos anos: psicolelia, tropicalismo, pop rock, disco, new wave, pop bossa nova e eletrônica. Toda esta diversidde de gêneros ajudaram a construir o seu sucesso. 

Carreira.

Foi Ex-integrante dos grupos: Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978). Ele teve papel importante na sociedade, introduzindo o seu carismo e talento na música brasileira. A ironia, marca estampada em suas canções, além do apelo feminista, como: “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Flagra” e “Doce Vampiro”, dentre tantos outros sucessos. Dentre os seus álbuns, o Fruto Proíbido, de 1975,  com a banda Tutti Frutti, considerado um dos melhores do rock brasileiro, na opinião da critica,  uma obra-prima. Com 60 anos, a carreira de Rita teve inovações, passando pelos anos 1960 e 1970, onde as transformções levaram-na as baladas românticas, que foram hit’s nos anos 1980. Foram muitos os grandes nomes da MPB, que se apresentaram com Rita: Elis Regina, Joaão Gilberto, e até a Banda Titãs, fizeram questão de ter a estrela ao seu lado. Rita ocupa o 15° lugar, na lista do cem maiores artistas da música basileira, em uma estatísca de Revista Rolling Stone.

Na coluna de Alexandre Campos, raros momentos de Rita Lee, com Roberto de Carvalho (marido), além de seu filho Beto, e alguns amigos, em um registro fotográfico feito em show no Canecão, RJ, no ano de 2008.

Vera Fisher e Rita Lee.

Carlinhos de Jesus, Suzana Vieira, Rita Lee, Preta Gil e Carolina Diekman.

Roberto de Carvalho, Vera Fisher e Rita Lee.

Descanse em Paz!

Fonte: Wikipedia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Rita_Lee

Fotos e texto: Alexandre Campos.

 

Alexandre Campos - Rio de Janeiro/RJ

Espetáculos Carioca, Jornalista, repórter fotográfico. Formado em Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda pela Universidade Estácio de Sá/Niterói RJ, Faz parte do quadro de associados da MBA - Mídia Brasil Associados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *