05 / 05 / 23

Uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica pode causar dependência química e exige acompanhamento psicoterápico

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento alerta população sobre os riscos à saúde causados pela automedicação, que pode levar à morte

 

Uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica pode causar dependência química e exige acompanhamento psicoterápico

Analgésicos, antitérmicos e alguns calmantes ou ansiolíticos são alguns tipos de medicamentos que podem ser vendidos sem a necessidade de apresentação da receita médica. Mas o que deveria servir para aliviar sintomas causados por doenças como gripes e resfriados, por exemplo, também pode levar à dependência química.

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento, comemorado nesta sexta-feira (5), o psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, Carol Costa, reflete sobre os riscos emocionais e mentais causados pela automedicação e afirma: o uso excessivo e indiscriminado de remédios exige acompanhamento médico e, principalmente, psicoterápico.

Entenda como se caracteriza a dependência a medicamentos

De acordo com profissional, a dependência medicamentosa se configura pela compulsão e obsessão que uma pessoa pode manifestar em relação ao uso de alguma substância, o que causa os fenômenos de abstinência e tolerância.

“A abstinência ocorre quando o paciente passa um período sem usar o medicamento e, por não estar consumindo, passa a desenvolver sintomas relacionados a sua falta, como inquietação, insônia, agitação, falta de ar, taquicardia, dores de cabeça e, em casos mais extremos, alucinações. Já a tolerância é quando o corpo já se acostumou com a droga e é necessária uma quantidade cada vez maior dela para gerar os mesmos efeitos que antes eram conseguidos com bem menos”, diz.

Uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica pode causar dependência química e exige acompanhamento psicoterápico

Segundo o psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica, todo medicamento apresenta riscos e benefícios relacionados ao seu consumo, e essa avaliação é realizada a partir de critérios técnicos e científicos, de acordo com o quadro do paciente e o conhecimento da doença.

Hábitos que acendem o sinal de alerta

Carol Costa elenca alguns hábitos que podem acender o sinal de alerta e exigir tratamento psicoterápico. “Geralmente, a pessoa viciada sempre anda com algum tipo de remédio por perto, ou guardado em gavetas, bolsas e armários. Outro comportamento comum é que o paciente não respeita os intervalos de tempo entre uma medicação e outra, e tende a aumentar as dosagens progressivamente”.

O especialista finaliza ao reforçar que a dependência de medicamentos só pode ser abandonada com tratamento especializado e adequado.

“A desintoxicação é um processo multidisciplinar que consiste em retirar os medicamentos ao qual a pessoa é dependente e deixar que a abstinência aconteça, para assim manter o controle até que o corpo se limpe das substâncias. O médico é importante nesse processo, mas muitas vezes o indivíduo precisa solucionar questões de ordem psicológica que a levaram ao uso de medicamentos como uma válvula de escape”, conclui.

Uso excessivo de medicamentos sem prescrição médica pode causar dependência química e exige acompanhamento psicoterápico
fonte: Anne Carolina – Jornalista

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *