10 / 06 / 23

Pela primeira vez vinho brasileiro Viognier conquista medalha de ouro no principal concurso de vinhos no mundo

Amitié Viognier conquistou alta premiação no Decanter World Wine Awards * Outros dois rótulos da marca também conquistaram medalhas no concurso

 

Pela primeira vez vinho brasileiro Viognier conquista medalha de ouro no principal concurso de vinhos no mundoO vinho brasileiro Amitié Viognier acaba de conquistar uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, maior e mais influente concurso de vinhos no mundo. Um feito histórico para o Brasil, que pela primeira vez conquista uma medalha na premiação para um vinho branco Viognier, em 20 anos de DWWA, celebrados neste ano.

O rótulo foi elaborado na Serra Gaúcha (RS) com uma uva originária da França, onde é cultivada há mais de dois séculos.

As idealizadoras da vinícola Amitié, a sommelière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande, assumiram o desafio de produzir um Viognier nos terroirs gaúchos, e a uva brilhou entregando um vinho aromático, encorpado, elegante, com notas frutadas – lembrando pêssego e tangerina – e uma delicada presença de pétalas de rosas brancas.

“Estamos sempre buscando proporcionar novas experiências aos consumidores, e veio desta motivação o projeto do Amitié Viognier, lançado no final de 2022. A Medalha de Ouro que acabamos de conquistar no DWWA é um reconhecimento da qualidade deste trabalho, além de uma referência importante na decisão de compra dos consumidores”, pontua Andreia Gentilini Milan. 

Juciane Casagrande explica que a Viognier demanda um cultivo delicado e geralmente seu rendimento não é alto: “Esses fatores tornaram esse projeto, além de desafiador, ainda mais especial. No Amitié Viognier, os consumidores poderão apreciar todo o potencial aromático que a uva atingiu e sua personalidade única”.

Disponível no mercado em edição limitada de apenas 12.000 garrafas, o brasileiro medalhista de ouro no DWWA 2023 harmoniza com pratos leves e frescos, como saladas, peixes e frutos do mar. Sua passagem de seis meses por barrica de carvalho francês conferiu ao rótulo complexidade e um toque amanteigado.

Espumante com alta pontuação e Medalha de Prata

Outro destaque da Amitié no DWWA foi o espumante Amitié Brut, que conquistou sua maior pontuação no concurso, 90 pontos, e também uma Medalha de Prata. Elaborado na Serra Gaúcha (RS) com as uvas Chardonnay e Malvasia, é elegante, com notas de frutas frescas e agradáveis notas florais. Equilibrado, tem ótimo volume de boca e acidez refrescante.

Com uma Medalha de Bronze, o Amitié Cuvée Brut fecha a lista de medalhistas da vinícola no DWWA, que em apenas 20 anos, cresceu e se tornou uma força motriz no mundo do vinho, e mais uma vez quebrou recordes no número de inscrições: este ano foram 18.250 vinhos avaliados de 57 países.

@amitievinhos | www.espumantesamitie.com.br

Pela primeira vez vinho brasileiro Viognier conquista medalha de ouro no principal concurso de vinhos no mundo
fonte: CH2A Comunicação | @ch2acomunicacao

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *