19 / 07 / 23

TCE-AL e TJ se reúnem para articular ações voltadas ao Pacto pela Primeira Infância

 

TCE-AL e TJ se reúnem para articular ações voltadas ao Pacto pela Primeira Infância

A conselheira Renata Calheiros (TCE-AL), membro titular do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB), e a juíza Soraya Maranhão, presidente do Comitê Gestor Estadual pela Primeira Infância do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), se reuniram nesta terça-feira (18) para discutirem as ações conjuntas entre ambas as entidades na condução do Pacto Estadual pela Primeira Infância em Alagoas.

Dentre os assuntos em pauta, estiveram a formação do Comitê Técnico e indicação de seus respectivos representantes e agendas de atividades. O Pacto Estadual da Primeira Infância representa um compromisso das instituições, dos três poderes, sendo um instrumento útil para efetivação máxima dos direitos das crianças de zero a seis anos, fase de extrema importância no desenvolvimento do ser humano.

“Agosto é um mês instituído por lei como um mês voltado para a primeira infância, com a promoção de ações voltadas para esse público de zero a seis anos, um período crucial no desenvolvimento do ser humano. Por isso estamos buscando implementar o pacto, visando articular novas ações e incentivar a promoção dos direitos das crianças”, destacou Soraya Maranhão.

A conselheira Renata Calheiros ressaltou ainda a importância da união de forças por todos os membros integrantes do Pacto para desenvolvimento de ações destinadas à primeira infância. “Hoje discutimos algumas ações voltadas para crianças alagoanas, com um olhar sensível do lado da Justiça, principalmente vítimas de violência. Muitas ações podem ser desenvolvidas em parceria com outras instituições e esse é o propósito do pacto, sentar todos à mesma mesa e discutir ações em comum para o desenvolvimento das nossas crianças”, reforçou a conselheira.

Após a reunião, acompanhada da juíza Soraya Maranhão, Renata Calheiros visitou o presidente do TJ/AL, o desembargador Fernando Tourinho, a quem entregou o Livro do Cria, a obra traz um relatório de gestão de 2015 a 2022 em prol da primeira infância no estado, liderado pela conselheira.

“É sempre um grande prazer poder compartilhar o Livro do Cria com pessoas que priorizam a Primeira Infância em Alagoas. Agradeço ao presidente Fernando Tourinho pela receptividade”, concluiu.

O Pacto é formado pelo TCE-AL juntamente com outras nove instituições estaduais: Tribunal de Justiça (TJ-AL), Governo de Alagoas, Assembleia Legislativa (ALE), Ministério Público (MP-AL), Defensoria Pública de Alagoas, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL), Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Rede da Primeira Infância de Alagoas.

TCE-AL e TJ se reúnem para articular ações voltadas ao Pacto pela Primeira Infância
fonte: ASCOM TCE/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *