18 / 07 / 23

TCE/AL sedia 10º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

 

TCE/AL sedia 10º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos

Com o auditório e plenário lotados, o Tribunal de Contas de Alagoas sediou, nesta segunda-feira (17), o 10º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos – Edição Maceió. O evento reuniu prefeitos, secretários municipais, gestores, contadores públicos e lideranças políticas.

O evento, que ocorreu de forma híbrida e gratuita, é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e Rede Governança Brasil (RGB), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), Escola de Contas Públicas e o TCE/AL.

O evento foi aberto com a mesa de honra, composta por: o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, prefeito Hugo Wanderley; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Cavalcante Bugarim; o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas; o ministro do Tribunal de Contas da União e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes; o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa; o Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, Nelton Martins; o presidente do CRCAL, José Vieira; o vice-presidente do TCE/AL, Otávio Lessa e a diretora-geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide. A execução do hino nacional ficou por conta do coral Contas e Cantos, do TCE/AL, regido pelo maestro Gustavo Lima.

Iniciando a programação do seminário, o ministro Augusto Nardes, proferiu a palestra magna sobre “Governança Pública Municipal: Transformando sua Administração”, com mediação da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), Maria Clara Bugarim. “Vi os dados que Alagoas está entre os estados mais bem avaliados na questão fiscal. Fico muito feliz com isso pois a função do TCU e do TCE é fazer orientações e prevenções, e não somente a punição”, destacou o ministro.

Após a palestra magna, o lançamento do Programa Nacional de Governança Pública (Pronagov), feito pelo diretor de Novos Negócios no Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Henrique Farinon. Finalizando a primeira etapa do seminário, o auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Regional da União no Estado de Alagoas, José Willian Gomes da Silva, palestrou sobre o tema “o papel da auditoria interna no fortalecimento da governança”.

O segundo momento foi iniciado com a palestra da coordenadora do Comitê Mulheres da Governança da Rede Governança Brasil (RGB), Alzira Fernanda Brasil, com o tema “O que é Governança e quais seus mecanismos”. Logo após, o talk show com o tema “Liderança, Estratégia e Controle”, com a participação do Conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Brunno Sitônio Fialho de Oliveira; a diretora de Governança do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), Cristiane Nardes; a coordenadora do Comitê Governança em Contratações da RGB, Lindineide Oliveira, e o procurador federal, Daniel Catelli.

Finalizando o seminário com o destaque da governança pública na Região Nordeste, o prefeito e o secretário municipal de Planejamento, Orçamento, Gestão e Patrimônio de Maragogi, Fernando Sérgio Lira Neto e Thomaz Albuquerque Lira. A última palestra ficou por conta do Subprocurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas, Ricardo Schneider, com o tema “A Governança e o Papel do Compliance nas Instituições Públicas”.

A capacitação foi promovida para que os gestores fiquem por dentro das temáticas voltadas à governança e aprendam com especialistas e autoridades sobre como ter mais eficiência na gestão pública. “Hoje temos Maragogi como exemplo da região nordeste. Essa liderança e governança quem vem sendo plantada é um exemplo para os outros municípios alagoanos, por isso que essa troca de experiências é tão importante”, conclui o vice-presidente do TCE/AL, Otávio Lessa.

Acompanhe todas as fotos do evento no álbum virtual, disponível no link: https://flic.kr/s/aHBqjAMHoz

TCE/AL sedia 10º Seminário de Governança Municipal para Prefeitos e Gestores Públicos
fonte: ASCOM TCE/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *