29 / 08 / 23

Franchising no atacarejo: O Boticário inova com modelo de loja sustentável

Franchising no atacarejo: O Boticário inova com modelo de loja sustentável

Com foco na expansão do atacarejo no Brasil, marca aposta em formato adaptado às peculiaridades do setor. Cada unidade é feita com uma tonelada de materiais reciclados do programa Boti Recicla. Loja número 50 será inaugurada em Maceió (AL) nesta quinta-feira (31)_

Agosto de 2023 – A presença de lojas e quiosques do Boticário em galerias comerciais e grandes mercados não é novidade. Estes modelos foram os primeiros pontos de venda da marca, na década de 80, quando Miguel Krigsner – fundador do Boticário – firmou parceria com sua primeira franqueada para abertura de unidades em aeroportos, espalhando as primeiras ânforas de Acqua Fresca e Thaty pelo país. Inspirado nesse modelo responsável pela grande expansão da marca, que Rafael Marconi, diretor executivo de Vendas e Franquias do Grupo Boticário, identificou a oportunidade de aumentar a presença da marca em centros comerciais de atacarejos por todo o Brasil.

Com esse olhar no futuro, nasceu a loja sustentável do Boticário – um projeto, criado em 2020, totalmente adaptado às peculiaridades dos mercados de Atacarejo. Segundo a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas) e da Nielsen IQ, atualmente, existem mais de duas mil lojas de atacarejo espalhadas por todo o Brasil e a perspectiva é de que esse número continue a crescer nos próximos cinco anos. Para ampliar o espaço e otimizar grandes quantidades de produtos em estoque, os mercados de atacarejo não contam com galerias comerciais, o que impede a implementação de um ponto de venda padrão. De olho na ascensão do formato, que atrai cada vez mais consumidores, o Boticário criou modelos com dimensões e dependências específicas, com todas as adequações necessárias para garantir a presença da marca dentro das grandes redes.

“Dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço mostram que, a cada dez brasileiros, sete compram em unidades de atacarejo. Isso representa a maior parte dos consumidores do país e, para nós, é fundamental fazer com que nossos produtos cheguem a esse público. Enxergamos um grande potencial neste formato, que cada vez mais mostra a sua força, por isso, priorizamos a construção de nossas lojas sustentáveis dentro desses espaços. É um modelo novo, adaptável, mas que carrega a essência dos nossos tradicionais quiosques – conseguimos oferecer uma estrutura completa, em um espaço reduzido, e atender às peculiaridades que o atacarejo exige”, destaca Marconi.

Além de expandir a presença do Boticário por todo o Brasil, a presença de lojas sustentáveis no atacarejo possibilita a conexão com um perfil diferente de consumidor. Mais dispostos a comprar em quantidades maiores para obter descontos e com uma lista de itens que precisam comprar para abastecer suas casas ou comércios, esses clientes estão focados em refis e recompra de produtos de consumo diário, segundo Marconi. “Identificamos que o comportamento se repete em nossas lojas sustentáveis, o que só reforça que sustentabilidade e disponibilidade dos nossos produtos, nos espaços de atacarejo, trazem amplitude para o plano de expansão de franquias como todo. Outro ponto interessante é que este consumidor não costuma se render a impulsos: ele sabe o que veio comprar na loja e, muitas vezes, tem uma lista com os itens que precisa”, completa.

Inovação e sustentabilidade

A loja sustentável carrega, em sua essência, os claims de sofisticação do varejo, na medida em que se ajusta para chegar até seu consumidor onde ele estiver, e de ESG, quando busca materiais do projeto de logística reversa de embalagens para a estruturação de suas lojas. A cada nova unidade, uma tonelada de embalagens do projeto Boti Recicla é reaproveitada. Além da reutilização de materiais, as lojas são 50% mais leves e com performance técnica 40% melhor do que containers em aço, por exemplo, utilizam baixo consumo de água no processo fabril e são montadas em apenas quatro dias, o que permite a realocação.

Com a 50ª loja sustentável a ser inaugurada na próxima quinta-feira (31), às 10h, em Maceió (AL), e com foco total na expansão do projeto, que deve chegar a 60 lojas ainda em 2023, Marconi entende que a expertise e estrutura robusta do Boticário no modelo de franchising retroalimenta a busca constante por inovações. “Como uma das maiores redes de franquias do Brasil, entendemos que este é um investimento importante diante de muitas perspectivas. Desde o mais direto, que é a economia e reaproveitamento de insumos, até a inspiração para que outras marcas possam trabalhar no mesmo sentido. Práticas sustentáveis e impacto social são premissas da empresa desde o seu nascimento, há mais de 40 anos. É assim que a gente entende ESG aqui no Boticário: fazendo o certo e inspirando outros a se juntarem nessa corrente pelo futuro de todos nós”, detalha o executivo.

A primeira loja sustentável do Boticário foi inaugurada em 2020, em São José do Rio Preto (SP), seguidas de outras 10 naquele primeiro ano. Em 2021, foram 12 inaugurações e, em 2022, foram 17 novas instalações. Em 2023, o projeto inaugura sua loja número 50 em Maceió (AL). “Para nós, é motivo de muito orgulho inaugurar a loja sustentável de número 50 do Boticário, a segunda da nossa rede, que é um sucesso e reflete o compromisso da marca e do Grupo Ginseng com o tema da sustentabilidade, afirma João Marcelo Loureiro, CEO do Grupo Ginseng, que é franqueado multicanal do Grupo Boticário em regiões de Alagoas, Bahia e Sergipe.

Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    Fontes:  *Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022.  **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.

Serviço: Lançamento da 50ª loja sustentável do Boticário

Local: Atacadão Maceió

Endereço: Avenida Durval de Góes Monteiro, nº 4466, Tabuleiro do Martins

Data: 31/08

Horário:10h

Franchising no atacarejo: O Boticário inova com modelo de loja sustentável
fonte: Asse4sso0ria – Elisana Tenório

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *