22 / 08 / 23

Larissa Manoela: Psiquiatra explica o impacto da violência patrimonial para a saúde mental de jovens estrelas

Livia Castelo Branco, psiquiatra da Holiste Psiquiatria, aponta o que o caso da jovem atriz ensina sobre relações familiares e saúde mental

Nas últimas semanas a relação conflituosa entre a atriz e cantora Larissa Manoela, de 22 anos, e os pais, foi exposta em rede nacional. A disputa pelo patrimônio da carreira da jovem levou à rescisão de contratos e à ruptura familiar. O caso fez com que deputados apresentassem quatro projetos de lei para aumentar a proteção de bens de menores de idade e evitar episódios de violência patrimonial. Os conflitos deste tipo não são novidade, mas além dos critérios jurídicos, há também o impacto à saúde mental de estrelas mirins, como explica a psiquiatra Livia Castelo Branco.

Larissa Manoela: Psiquiatra explica o impacto da violência patrimonial para a saúde mental de jovens estrelas

Livia Castelo Branco, psiquiatra da Holiste Psiquiatria

“Considerando que no mundo em que vivemos, dinheiro representa poder e independência, o desejo da autoafirmação e do posicionamento do que se considera justo pode confrontar o ideal de amor e respeito à família. Esta aparente incoerência gera insegurança, sentimentos de culpa por estar questionando aqueles lhe deram os instrumentos para crescer, assim como medo de perder o que se considera o porto seguro afetivo”, detalha.

Casos como o da jovem atriz não são raros. Aos 14 anos, o ator Macaulay Culkin decidiu se emancipar legalmente, alegando que o pai era abusivo ao administrar sua carreira. O mesmo aconteceu com a atriz Drew Barrymore, que afastou os pais do gerenciamento de sua carreira ainda aos 15 anos. A especialista da Holiste Psiquiatria aponta que nestes casos, em que divergências familiares sobre questões financeiras e patrimoniais acontecem no início da vida adulta, a situação se torna ainda mais delicada, podendo gerar um transtorno de adaptação.

“É na adolescência que a personalidade do sujeito está em formação, e com o suporte emocional, ambiental e material as características positivas vão se fortalecendo. Entretanto, não se pode negar que há famílias em que o cuidado toma a forma de controle exagerado e manipulação, o que pode gerar insatisfação, brigas e violência. Essas situações de confronto que geram sentimentos ambíguos podem causar sofrimento emocional e quando os sintomas causam prejuízo significativo, caracteriza-se o transtorno de adaptação, em que flutuações de humor, insônia, ansiedade e irritabilidade se intensificam”, conta.

Conflitos familiares e saúde mental de pessoas anônimas

Livia Castelo Branco ainda complementa que, apesar do tema ter ganhado notoriedade por se tratar de uma atriz reconhecida nacionalmente e de um patrimônio milionário, os conflitos familiares podem ter o mesmo impacto na saúde mental de pessoas anônima, seja por divergências relacionadas ao modo de vida, as decisões ou a própria dinâmica de cuidados. Em todos os casos, mesmo que não seja necessário o acompanhamento jurídico, o profissional de saúde mental é uma figura importante para oferecer suporte social e emocional para todos os membros envolvidos no impasse.

“O compartilhamento de experiências e o acolhimento das pessoas de confiança auxilia na tomada de decisões e reduz a sensação de desamparo. O acompanhamento psicológico é imprescindível para o autoconhecimento, fortalecimento da empatia e criação de estratégias para a resolução de conflitos, o que pode auxiliar os acordos e facilitar a reconciliação. No caso de sintomas ansiosos, insônia ou pensamentos de morte, a assistência de um psiquiatra pode ser necessária para o manejo medicamentoso, em colaboração com a psicoterapia”, finaliza.

Quando o assunto é saúde mental, a informação é o primeiro passo do tratamento. Para saber mais sobre o tema, acesse: https://holiste.com.br/

Sobre a Holiste 

Holiste é uma clínica de excelência em saúde mental, criada há 20 anos pelo médico psiquiatra, Dr. Luiz Fernando Pedroso, sediada em Salvador, Bahia, com atendimento nacional. Na sede principal, localizada em Salvador, funcionam os serviços ambulatorial e de internamento psiquiátrico. A estrutura da clínica conta, ainda, com o Hospital Dia (destinado à ressocialização do paciente) e com a Residência Terapêutica (moradia assistida para pacientes crônicos), dispondo sempre de estrutura e tecnologia de ponta.

A instituição conta com mais de 200 profissionais, um corpo clínico composto por médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, gastrônoma, dentre outros, com vasta experiência em tratamento de transtornos relativos à saúde mental. Para conhecer mais sobre os serviços da Holiste, acesse o site www.holiste.com.br.

Larissa Manoela: Psiquiatra explica o impacto da violência patrimonial para a saúde mental de jovens estrelas
fonte: Assessoria – Trópico Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *