10 / 08 / 23

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental

De fato, nada de bom devemos esperar do atual desgoverno e tão pouco da Câmara dos deputados e do Senado que não se comovem e tão pouco pensam no Brasil. Legislam unicamente em causa própria.

REFORMA TRIBUTÁRIA JUSTA PARA TODOS

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental. De fato, nada de bom devemos esperar do atual desgoverno e tão pouco da Câmara dos deputados e do Senado que não se comovem e tão pouco pensam no Brasil. Legislam unicamente em causa própria. Todavia, o que podemos fazer é insistir. E é o que exatamente faz o G20+ do Turismo, composto pelas maiores entidades do Turismo do Brasil, incluindo Abav, Abear, Abeoc, Abracorp, Braztoa, Clia Brasil, FBHA, Avirrp, Fohb, Resorts Brasil, Unedestinos e mais entidades, que enviaram uma carta aberta aos Senadores, sobre a necessidade de Reforma Tributária em prol do Turismo. Isto porque, a decisão do Senado Federal será fundamental para que todo o setor de Turismo seja contemplado com uma alíquota menor do que 25%.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Águas de Palmas Resort – Palmas/Governador Celso Ramos/SC – Costa Esmeralda. Ligue e faça sua reserva agora. 48-9 8405-0406 – Clique no baner e confira.
Independente do trade de turismo ter se mobilizado para garantir um regime diferenciado dentro da Reforma Tributária, o que de fato aconteceu é que as companhias aéreas comerciais, operadores, agências e empresas de feiras e eventos acabaram não sendo contempladas com vantagens em votação na Câmara dos Deputados. Neste momento, os esforços do G20+ estão voltados para a inclusão de todo o Turismo na lista das atividades com alíquota reduzida em votação do Senado Federal. Segundo a carta, “O G20+ clama pela atenção do Senado Federal à necessidade de garantir ao setor uma tributação condizente com suas características” Deixar todo o setor de Turismo, Eventos e Viagens de fora da isenção ou da alíquota reduzida, irá afastar o Brasil de concorrer com outros grandes destinos internacionais. Do jeito que está, a proposta da Reforma Tributária aumentaria de 8% para 25% a alíquota das atividades turísticas para uma série de setores. O mesmo não se pode dizer de setores como hospedagem e alimentação, parques temáticos e aviação regional, que já até comemoraram as mudanças favoráveis. Ainda não se sabe que vantagens são essas.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Portanto, está nas mãos do Senado Federal apreciar a reforma tributária do consumo (PEC 45/2019), aprovada em julho pela Câmara dos Deputados. Muito embora a proposta de simplificação da tributação do consumo possa ser positiva se realmente resultar na redução da complexidade tributária brasileira, ela não pode servir de desculpa para o aumento desproporcional da já excessiva carga tributária brasileira, inclusive considerando a baixa competitividade internacional de diversos setores da economia nacional. Nesse particular, é preciso que os Senadores dediquem especial atenção ao setor de turismo e eventos como um todo, inclusive fazendo valer a previsão de criação de um tratamento diferenciado, com alíquota especial para o setor. Essa necessidade decorre das especificidades dos serviços de turismo e eventos, que são particularmente intensivos em mão de obra e, pela natureza do serviço prestado, tem poucos direitos a créditos relevantes em suas atividades.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Angra Restaurante, a mais nova sensação de São José/SC., Localizado a beira mar, no Centro Histórico de São José, que já é sinônimo de alta gastronomia. O local é um verdadeiro tesouro escondido e já é considerado um dos melhores restaurantes da cidade. Um lugar ideal para quem busca a comida mediterrânea, com tempero “Manesinho da Ilha”. O Angra é um local onde a brisa salgada enche a ar e o som das ondas quebrando contra às pedras é o lugar ideal para uma excelente experiência gastronômica. Com uma atmosfera elegante, aconchegante e acolhedora, o restaurante possui uma arquitetura moderna dividida diversos ambientes e inclusive ao ar livre. O cardápio é assinado pelo Chef Felipe Duarte, que nos oferece uma seleção de frutos do mar frescos, preparados com maestria por sua competente equipe que tem como base, recriar os sabores naturais dos ingredientes. Clique no baner e confira!
Der acordo com o documento, mesmo em um cenário de tratamento diferenciado, em que algumas atividades de turismo foram contempladas (hotelaria, parques, restaurantes e aviação regional), o setor experimentará aumento relevante de sua carga tributária. Tomando como exemplo a atividade de hotelaria, atualmente a tributação indireta (via PIS/Cofins e ISS) dessa atividade representa entre 5,65% e 8,65% (a depender da alíquota do ISS). Diante da falta de créditos do setor, se confirmada a alíquota para o IBS e a CBS que mais tem sido ventilada pela imprensa (25%), aplicar um tratamento diferenciado poderia representar tributar a hotelaria em aproximadamente 10%, o que já seria um aumento expressivo em comparação à carga atual. Portanto, assegurar o tratamento diferenciado para o setor representa conferir maior razoabilidade ao aumento da carga tributária no âmbito da reforma tributária. Além disso, sob a perspectiva do mercado global, o aumento da carga tributária impactará no aumento dos preços do turismo no Brasil. Por um lado, tornará o Brasil um destino menos atraente para turistas estrangeiros e, por outro, estimulará os turistas brasileiros a buscar destinos no exterior. Afinal, os países que mais atraem turistas no mundo seguem um modelo de tributação reduzida (ou mesmo isenção) para as atividades turísticas. A adoção de tratamento diferenciado, com alíquotas reduzidas (ou mesmo isenção) de IVA pelos países que mais atraem turistas no mundo não é coincidência, reflete a atenção que o setor recebe nesses países, uma atenção que se prova eficaz na geração de receita e empregos.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Café Colonial Restaurante Schults – Inigualável – O melhor da Grande Florianópolis – Clique no baner e confira.
Dessa forma, diz o documento, considera-se um avanço nessa discussão, a fixação de um regime específico para os setores já contemplados. Por todo o acima exposto, não se pode esquecer que o setor de turismo e eventos não se resume às atividades expressamente mencionadas pelo texto aprovado pela Câmara dos Deputados. As atividades de hotelaria e de atrativos turísticos dependem, por exemplo, da aviação regular (nacional e internacional), dos bares e demais estabelecimentos que empreendem o comércio varejista de alimentação preparada e bebidas, das agências e operadoras de turismo, fornecedores da infraestrutura correlata (equipamentos, espaços, buffets e outros serviços especializados), além de outros tipos de eventos, como os corporativos, serem parte importante da cadeia. Todos esses segmentos do setor de turismo e eventos merecem a mesma proteção. Tanto é assim que a Lei Geral do Turismo, em seu art. 21, prevê a interseção entre estas atividades, reconhecendo a integração entre produtos turísticos, transportes, eventos e fornecedores especializados. Consequentemente, todos os segmentos do setor de turismo e eventos devem estar contemplados pela alíquota especial de IBS e CBS. Considerando o setor de agenciamento turístico e setor de eventos, vale exemplificar o impacto da carga tributária proposta sem diferenciação, que poderá aumentar em cerca de 50% para empresas pequenas e médias, e em ao menos 150% para grandes empresas do segmento.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Jamais inicie uma viagem sem o melhor seguro do mundo. A garantia de toda e qualquer viagem.
No caso do transporte aéreo, o texto aprovado na Câmara garantiu a alíquota reduzida para todos os modais de transporte de passageiros, excluído o aéreo. Garantir uma alíquota reduzida para a aviação regular, além de estimular o turismo e garantir um alinhamento ao padrão de tributação internacional, assegura isonomia de tratamento para todo o transporte coletivo de passageiros. Assim como ocorre para as atividades turísticas, de forma geral, em países que adotam o modelo IVA, a atividade de transporte aéreo é diferenciada por sua essencialidade e segue um modelo de tributação reduzida, além do transporte internacional ser totalmente desonerado. Diante do cenário resumido acima, o G20+ (que reúne as 20 maiores entidades representativas dos setores de turismo e eventos) clama pela atenção do Senado Federal à necessidade de garantir ao setor uma tributação condizente com suas características, mantendo os setores já incluídos em regime específico e contemplando de forma equilibrada todas as atividades da cadeia e que lhe permita competir no âmbito do turismo internacional.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Boqueirão Hotel Fazenda – Ícone do Turismo Rural Nacional em Lages – SC, a Princesa da Serra. O melhor em sua categoria – Clique no baner, confira e faça sua reserva.
Assinaram o manifesto do G20+ do Turismo a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Jurema Monteiro; presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); Fátima Facuri, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc); Gervásio Tanabe, presidente executivo da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp); Doreni Caramori Jr., presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape); Vanessa Costa, presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra); Caio Calfat, presidente da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (Adit Brasil); Luciano Guimarães, presidente do Conselho da Associação Brasileira dos Consolidadores de Passagens e Serviços de Viagens (Air Tkt); Simone Scorsato, CEO da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA); Fabiano Camargo, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa);Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil); Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA); Orlando de Souza, presidente Executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb); Marcelo Picka Van Roey, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil); Murilo Pascoal, presidente do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat); Carlos Alberto Sauandag, presidente do Sindicato de Emp. de Prom. Org. e Montagem de Feiras Cong. e Ev. do Est. de SP (Sindiprom); Paulo Ventura, presidente do Conselho União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe); Toni Sando, presidente da União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos).
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Inverno no Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes, Fraiburgo SC, a Terra da Maçã – Só não esqueça de fazer a sua reserva.  Clique no baner.

REINO UNIDO

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Foto: Divulgação
Enquanto isso, como é caíssio viajar pelo nosso próprio país, os Estados Unidos e Reino Unido continuam batendo recordes em recebimento de turistas brasileiros. O verão por lá está literalmente bombando. Só o Reino Unido registrou recorde de número de visitas e de gastos de brasileiros em sua estadia durante o primeiro trimestee de 2022. Foram 93 mil brasileiros em solo britânico, com um gasto de 111 milhões de libras (R$ 670 milhões). Esses números são pelo menos duas vezes maiores em relação ao mesmo período de 2022 – um aumento de 104% para o número de visitantes e de 127% para os gastos em viagem. Na comparação com os números de 2019, houve um crescimento de 26% no número de visitas e de 73% nos gastos para a mesma época. Com isso, o Brasil já alcançou e ultrapassou a retomada do turismo em solo britânico. Os dados são do VisitBritain, agência oficial da Grã-Bretanha encarregada da promoção do turismo, provenientes da pesquisa International Passenger Survey (IPS), conduzida pelo Instituto Nacional de Estatísticas Britânico (Office for National Statistics). Acordem deputados e senadores. Deixar nãos mãos do PT é falência certa. Salvem o Brasil.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Agência Brasileiros em Ushuaia – A nossa melhor opção na Patagônia Fantástica Argentina.

BOOM NO TURISMO ARGENTINO

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Ushuaia – Patagônia Fantástica Argentina – Destino preferido dos brasileiros de alta classe – Até setembro, no mínimo sem conexões aéreas. Mataram o turismo argentino. Fotos: Jefferson Severino
E não é só os EUA e Reino Unido. À Argentina nunca deixou de apostar no turismo. Com crise ou sei crise, turismo por lá sempre foi e será prioridade. Eles sabem da importância dessa gigantesca indústria, tanto que o boom de turismo na Argentina aumentou a ocupação de estrangeiros nem seus voos. Os níveis ultrapassaram 86% em junho de 2023, um verdadeiro marco. Além disso, o obtido em 2019 foi superado em mais de seis pontos, dobrando a chegada de viajantes internacionais. A Argentina continua crescendo como destino turístico internacional e em 2023 conseguiu bater mais um recorde histórico. Segundo dados da consultoria internacional de ocupação de voos OAG, em junho a ocupação média atingiu 86,2% dos voos internacionais que partiram ou chegaram ao país. Este recorde representa um salto de quase oito pontos percentuais face à melhor marca anterior, que em junho de 2019 registava uma taxa de ocupação de 78,42%. O índice revela que os chilenos são os que mais entraram no país, representando 21,1% do turismo estrangeiro. cada vez mais chegadas. As estações de esqui e cidades cobertas de neves estão cheias de brasileiro.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Cilene del Faro e Cilene del Fuego – O melhor endereço e as casas dos brasileiros em Ushuaia. clique no baner e confira. Fotos: Jefferson Severino
A recuperação do turismo na Argentina atingiu 114,3% em relação a 2019 A Argentina é o país líder da região em termos de recuperação da recepção turística. Chile, Paraguai e Peru seguem a Argentina neste ranking. Menos o Brasil. O ministro do Turismo e Esportes da Argentina, Matías Lammens, destacou esses números e destacou: “Depois da pandemia conseguimos reativar o turismo interno muito rapidamente com a promoção do Pré-Viagem, mas tínhamos o desafio de recuperar a chegada de turistas estrangeiros. Este ano, a par do crescimento da conectividade e de uma campanha muito agressiva em mercados estratégicos, não só recuperámos o terreno perdido, como há quatro meses estão a entrar mais visitantes de outros países do que em 2019”. “O turismo receptivo tornou-se um motor fundamental da nossa economia devido à sua capacidade de criar emprego e gerar divisas genuínas”, concluiu o governante. O aumento da chegada de turistas estrangeiros traduz-se em números promissores para o turismo. Estima-se que os turistas que passam pelo menos uma noite na Argentina tenham gerado um gasto projetado de mais de 3 bilhões de dólares entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2023, o que representa um importante impulso para a economia local. Da mesma forma, projeta-se que aqueles que fizeram viagens de ida e volta no dia gastaram cerca de 105 milhões de dólares no país.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Hotel Sibara Flat, para quem acredita que praia, saúde e lazer são sinônimos. A sua frente 6,8 quilômetros de larga faixa de areias brancas e mar de águas calmas, claras e mornas. O local é ideal para todas as idades, onde adultos e crianças podem dar um delicioso mergulho, brincar e praticar vários esportes sempre em contato com a natureza. No amanhecer você pode ter o privilégio de ver o espetacular nascer do sol que enche o céu de cores. O Sibara Flat está localizado em plena Av. Brasil, a uma quadra do mar e é um dos balneários mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. E não é para menos: totalmente planejado, oferece excelente infraestrutura para os visitantes, desde o Sibara Flat, shopping, bares, restaurantes, áreas verdes para lazer e atividades físicas, roda gigante, Aquarium e a melhor programação para todas as idades. Afinal de contas, é o balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva. 

AZUL & OKTOBERFEST

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
A Azul vai ampliar a malha aérea com destino a Navegantes (SC) e reativar a operação no aeroporto de Blumenau (SC) em função da 38ª edição da Oktoberfest. Considerada a maior celebração alemã das Américas e a segunda maior do mundo, atrás apenas da original que acontece em Munique, o evento reúne milhares de cervejeiros anualmente em Blumenau. Ao todo, serão mais de 100 voos extras no período da festa. Dessa forma, entre os dias 6 e 23 de outubro, a região receberá ao menos um voo por dia a mais entre o Aeroporto de Viracopos em Campinas (SP) e Navegantes (SC), sempre às quintas, sextas, sábados, domingos e segundas. Partindo de Belo Horizonte para Navegantes, os voos acontecerão sempre às quintas, sextas e domingos. Os voos que partem de Porto Alegre serão às segundas, quartas, sextas e domingos. O mesmo vale para o sentido contrário.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Gov. Jorginho Mello – Foto: Jefferson Severino
Já o aeroporto regional de Blumenau, conhecido como Quero-Quero, terá operação regular durante o evento, com voos saindo de Curitiba e Congonhas e reforço nos dias de maior fluxo de turistas, como nos fins de semana e no feriado de Nossa Sra. de Aparecida. A última operação regular no aeroporto aconteceu no final dos anos 90. Os trechos para Navegantes já estão disponíveis nos canais oficiais de venda da Azul, enquanto os que conectam a Blumenau serão vendidos a partir da próxima terça (8). “Se queremos expandir o turismo e o desenvolvimento que ele traz, precisamos garantir infraestrutura de transporte. Tudo isso está acontecendo no setor porque tiramos os aeroportos do esquecimento, agora temos uma secretaria específica para dar a devida importância a tudo que envolve a conexão entre o potencial de Santa Catarina e os mercados e empresas que querem estar aqui. Esperamos muitos irmãos paranaenses na nossa festa este ano!”, disse o governador Jorginho Mello.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental – Um Tesouro escondido, um lugar único e exclusivo bem no Centro Histórico de São José – Clique no Baner e confira. Fotos Jefferson Severino

FLORIPA AIRPORT

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Jet Smart Brasil – Foto Divulgação
Falando nisso, nos primeiros seis meses deste ano, o Aeroporto Internacional de Florianópolis movimentou quase 2 milhões de passageiros, o que representa uma recuperação de 95% em relação ao primeiro semestre de 2019, antes da pandemia. O número mostra que o terminal da capital catarinense acompanha a recuperação do setor no país. Um dos destaques foi o crescimento dos voos internacionais, o número de passageiros que viajou ou chegou de destinos fora do Brasil superou em 13,6% o registrado no primeiro semestre de 2019. Foram 1.539 voos internacionais com ocupação média de 81%. Resultados que atraem as companhias áreas e aumentam as ofertas de rotas. Esta semana, a low cost JetSMART iniciou a venda de passagens para Buenos Aires e Santiago do Chile. A companhia inicia as operações no Aeroporto de Florianópolis no final de novembro e espera transportar 92 mil passageiros no primeiro ano de operação. Ela se junta a Gol, Flybondi e Sky que oferecem atualmente 31 voos semanais para a capital da Argentina e do Chile. Outro indicativo da retomada do setor aéreo é o aumento de 18,7% no número de passageiros entre janeiro e junho de 2023, se comparado ao mesmo período do ano passado. No primeiro semestre deste ano passaram pelo aeroporto de Florianópolis quase 15 mil pousos e decolagens, o que representa um aumento de 19% em relação aos primeiros seis meses de 2022.
Flybondi – Foto: Jeferson Severino
Impulsionada pelos excelentes níveis de ocupação dos voos que ligam Florianópolis a Buenos Aires nos últimos meses, a companhia aérea argentina de baixo custo Flybondi irá começar a operar regularmente no Aeroporto Internacional de Florianópolis a partir de setembro deste ano. O trecho que liga a capital de Santa Catarina a capital da Argentina terá frequência de dois voos semanais até novembro – aos domingos e quartas-feiras -, com destino ao aeroporto de Ezeiza. Na alta temporada de verão, entre dezembro de 2023 e março de 2024 a low cost planeja oferecer voos diários ligando as duas cidades. Setembro a novembro. Com o novo modelo de operação, a Flybondi se torna a sexta companhia área a ter voos regulares a partir de Florianópolis, considerando a chegada da JetSMART, anunciada semana passada, ampliando assim sua presença no terminal e reforçando a relevância da rota. A Flybondi começou a operar no Brasil em 2019, e atualmente, além de Floripa oferece voos que ligam também São Paulo e Rio de Janeiro a capital da Argentina. Segundo a companhia 20% de seus passageiros são pessoas que estão viajando de avião pela primeira vez. A Zurich Airport Brasil e a Flybondi reforçam que a malha aérea é dinâmica e pode sofrer alterações.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
O melhor galeto do Brasil. Bento Gonçalves, Caxias, Gramado SC, Itapema SC, São Paulo….

VOAR CONNECTION

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Imagine um lugar perfeito, sustentável, onde design, bem-estar e gastronomia se harmonizam de maneira integrada. Assim é o Castelo Saint Andrews, um Relais & Châteaux na encantadora Serra Gaúcha. Além de tudo isso, Jardins Encantadores; Maravilhosa Vista para o Vale do Quilombo; Suítes Luxuosas; Serviço Exclusivo de Mordomo/Chofer; Premiado Restaurante Primrose; Adega Gourmet; Menus Exclusivos e Personalizados; Wine o’Clock (degustação de vinhos); Boulangerie (noites de pizza gourmet); Cigar Lounge; Academia Equipada; Piscina Aquecida; Sauna seca e úmida; Terapia Relaxante no Spa. Feriados de abril e maio na mais encantadora cidade da Serra Gaúcha. Clique no baner e faça sua reserva.
A diretoria do Castelo Saint Andrews de Gramado (RS) estará presente na Voar Connection by Vip Battistini 2023. Maior feita de jatos e helicópteros da América Latina, o evento será realizado de 8 a 10/08 no Hangar da Voar no Aeroporto Congonhas em São Paulo (SP). “A Voar Connetion será uma grande vitrine para apresentarmos nossos diferenciais ao mercado de luxo. O Castelo Saint Andrews é o primeiro e único hotel Exclusive House do Brasil, além de membro do seleto grupo Relais & Châteaux, que reúne os melhores hotéis e restaurantes do mundo”, afirma o fundador a frente do hotel, Guilherme Paulus. A presença do Castelo Saint Andrews na Voar Connection terá como destaque os conceitos de exclusividade, sofisticação e requinte do empreendimento. “Nossa participação focará em pilares como a realização de eventos corporativos no Saint Andrews, e o cenário encantador do Castelo para um casamento dos sonhos, com gastronomia única e decoração sofisticada.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Guilherme Paulus -CEO do Castelo Saint Andrews, ícone da hotelaria de luxo no Brasil
Outro diferencial que vamos apresentar é o nosso Day Use para visitantes que desejam aproveitar um dia revigorante no spa, degustar uma seleta carta de charutos no Cigar Lounge, e viver experiências gastronômicas e enogastronômicas inesquecíveis”, completa Paulus. Segundo o empresário, os visitantes da Voar Connection serão recebidos com uma taça de espumante, tal como acontece no check-in do Castelo Saint Andrews. “É o nosso brinde de boas-vindas, que aguarda todos os hóspedes ao chegarem ao Castelo. Essa pequena atenção, feita com carinho, marca o início de uma estadia encantadora e exclusiva”. Inspirado nos castelos da Escócia, o Castelo Saint Andrews tem vista para o deslumbrante Vale do Quilombo na encantadora cidade de Gramado, com vinte e duas suítes reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados.

ENCATHO & EXPROTEL

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
O desenvolvimento do turismo em Santa Catarina é impulsionado por parcerias sólidas entre entidades públicas e privadas, reconhecendo a importância desse trabalho conjunto para gerar empregos, renda, qualidade de vida e promover o turismo como uma cadeia produtiva essencial no estado. Nesse contexto, a SETUR – Secretaria de Estado do Turismo – desempenha um papel fundamental, sendo o órgão responsável por administrar o turismo em Santa Catarina e trabalhar em prol de um setor turístico cada vez mais próspero e inovador. A SETUR, foi criada recentemente, proveniente da autarquia SANTUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, sendo antes disso um órgão conjunto na SOL (Secretaria de Organização do Lazer) – que mudou seu nome para Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte SC.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Brocker Turismo – A melhor Agência/Receptivo da Serra Gaúcha
Durante o 34º Encatho & Exprotel, a SETUR participará ativamente com uma programação abrangente e repleta de temas relevantes para o desenvolvimento turístico catarinense. Serão abordados aspectos como parcerias público-privado, políticas públicas e governança turística, atração de investimentos, gestão de projetos, inovação e tecnologia de dados, infraestrutura turística, entre outros. Lançamentos marcam a participação da SETUR no Encatho 2023 Destaque especial será dado ao turismo de bem-estar e termalismo, com apresentação de projetos em andamento e o lançamento da marca “Destino Montanhas Catarinenses”. Além disso, na Exprotel, o estande da SETUR proporcionará atendimentos relativos ao Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e ao PRT, oferecendo também atendimentos personalizados pelos gestores do órgão, estreitando a relação entre a Secretaria e a sociedade catarinense. Um dos momentos mais aguardados do evento é o Encontro Catarinense de Gestores do Turismo (ENCAGESTUR) – Setur 2023, que ocorrerá em paralelo à programação do Encatho & Exprotel. Nesse encontro, que ocorre no dia 08 de agosto, entre 14h e 18h, e no dia 09 de agosto, das 08h às 18h, gestores e líderes da área do turismo terão a oportunidade de absorver conhecimentos valiosos, compartilhados por 39 especialistas em diversas áreas, para transformar e fortalecer o turismo catarinense.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Evandro Neiva Oliveira, Secretário de Turismo de Santa Catarina – Foto: Setur/SC
Evandro Neiva Oliveira, Secretário de Estado do Turismo, destaca a importância da realização do ENCAGESTUR paralelamente ao evento. “Queremos transformar o turismo catarinense. A ampla programação permite aos participantes a oportunidade de absorver conhecimento de alto nível e aplicá-lo diretamente na sua realidade”. Além das iniciativas nas quais a SETUR está à frente, o 34º Encatho & Exprotel oferece inúmeras atividades, além de uma ampla feira e reuniões de diversas entidades do trade, fazendo do espaço, uma oportunidade única de se conectar aos principais players da cadeia produtiva do turismo no sul do país. Acompanhe o trabalho da SETUR no Instagram: @setur.sc @dilabr @catianeseif @evandroneiva_turismo. Não perca essa oportunidade de participar do 34º Encatho & Exprotel, que acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de agosto, no CentroSul, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas. Venha fortalecer o turismo catarinense e construir um futuro ainda mais promissor para o setor!
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Com o espírito de excelência herdado de imigrantes europeus que vieram para Joinville no século XIX, nascia em 2006 a OPA BIER, cujo objetivo era o de resgatar a tradição cervejeira da cidade, terra de uma das primeiras e da melhor cerveja do Brasil. OPA significa avô em alemão, e é uma homenagem aos nossos antepassados. OPA também é um cumprimento típico da nossa região. Uma marca simples de pronunciar e memorizar, que preza pela qualidade de seus produtos, que reúne os melhores ingredientes e valoriza o conhecimento cervejeiro, passado de geração em geração. Ao fortalecer as raízes da cultura cervejeira, a OPA BIER fabrica de forma sustentável milhões de litros de cerveja por ano, sem perder a qualidade.

TURISMO SUSTENTÁVEL

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Foto: Divulgação Itaipu
Itaipu e Embratur negociam parcerias sobre turismo sustentável. O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, e o diretor de Coordenação, Carlos Carboni, receberam, na quarta-feira (2), representantes da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur). O objetivo da visita foi buscar parcerias entre a Embratur, Itaipu e outros atrativos do Destino Iguaçu na área do turismo sustentável. “Itaipu e Embratur estão alinhadas às diretrizes em relação à promoção do turismo e às práticas socioambientais, ações que fazem parte de nossa missão institucional”, afirmou Enio Verri. “Temos um grande histórico de cuidados com o meio ambiente e muito para contribuir com o turismo sustentável”, contribuiu Carboni. Participaram do encontro na Itaipu o gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas, Saulo Rodrigues, e seu assessor Virgílio Costa de Almeida. Também estiveram presentes representantes do trade turístico de Foz do Iguaçu. A comitiva cumpriu uma agenda de quatro dias por vários atrativos do destino.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Foto: Divulgação/Itaipu
Rodrigues lembrou que Foz do Iguaçu é o segundo destino brasileiro mais importante para o turismo internacional, atrás apenas do Rio de Janeiro, e, por isso, é tratada com prioridade pela Embratur, que tem como missão a promoção do turismo do Brasil no exterior. “Temos um grande potencial de turismo de natureza e de baixo impacto aqui e em outras regiões do País. O importante é trabalhar para que a comunidade internacional reconheça esse potencial”, disse. Para a técnica de Turismo da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Aline Teigão, a sustentabilidade no turismo é uma pauta de extrema importância e cada vez mais valorizada pelo turista internacional. “Itaipu tem muito a mostrar para o mundo e a agenda com a Embratur nos ajudará nesse novo posicionamento de mercado a que tanto atrativos quanto destinos turísticos precisam estar alinhados”, afirmou.
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental

BELLA DA SEMANA – LUÍZA TOMÁZIO

Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
Luíza Tomázio – Foto: Bella da Semana/Divulgação
Luísa Tomázio – a mais pura tentação! Estão prontos para ver mais da Luísa Tomázio nua? A última parte do ensaio já está no ar. Ah Luísa, se você soubesse como deixou os assinantes completamente apaixonados, voltaria todos os meses aqui no Bella da Semana. Essa gauchinha de 24 anos abalou as estruturas da melhor revista masculina do Brasil! Ela ainda deixou um recadinho especial para os nossos assinantes: “Obrigada por estarem me acompanhando, prometo deixar vocês loucos e muito felizes com meu conteúdo exclusivo!” (pode ter certeza que ficamos enlouquecidos por você)…
Leia ainda: Buenos Aires e Santiago, mais perto e mais barato pela JetSmart
Reforma tributária em prol do turismo brasileiro é fundamental
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:

Joinville surpreende operadores e jornalistas de turismo com experiências de lazer

Tantraterapia, abordagem terapêutica baseada nos princípios do Tantra

Segundo MTUr, Brasil recebeu 3,2 milhões de turistas. Essa conta não fecha!

Confira os 20 aeroportos mais movimentados do mundo em 2022

Descaso governamental com o turismo impede o desenvolvimento do setor

Dança das cadeiras – Brasil carece de uma gestão pública comprometida com o Turismo

Projeto Experiências do Brasil Rural – Roteiro Caminhos de Dona Francisca

Tornando-se médico de si mesmo, a caminho da verdadeira saúde

Terapia e Massagem Tântrica – Conexão transcendente com a vida e o viver

Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *