08 / 08 / 23

Unit/PE promove tarde literária com lançamento de livro e homenagens

O encontro acontece na próxima quinta-feira, (10)

Unit/PE promove tarde literária com lançamento de livro e homenagens

Uma tarde literária com lançamento de livro, homenagem, apresentação de sinfônica e entrega de prêmio vai movimentar, na próxima quinta-feira (10/08), a Biblioteca do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira. Aberto ao público e gratuito, o encontro começa às 16h e vai reunir diversos escritores de Pernambuco e comunidade acadêmica. Este é o segundo evento literário organizado pela Biblioteca da Unit e conta com membros e escritores de várias Academias de Letras de Pernambuco. Entre elas Academia Recifense de Letras.

Lançamento
No encontro, haverá o lançamento do livro Flor de Espuma, da escritora Rachel Carrilho, a escritora mais antiga em atuação em Pernambuco, com 97 anos, e é membro de várias academias de letras de Pernambuco. Ela também receberá homenagem na Galeria dos Imortais. O livro trata de uma volta ao passado que a escritora Raquel Carrilho faz poeticamente, onde em versos navega desde a infância na sua cidade natal Itamaracá. Trata-se de uma poética de uma boa filha que carrega um nativismo e declaração de amor rimando com a Ilha de Itamaracá.

Homenagem
A programação envolverá ainda a entrega do Prêmio Escritora Rachel Carrilho 2023 a dois professores. Uma é a cientista Rayana Carla Silva de Morais, que é Doutora em Ciências e professora adjunta do departamento de morfologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também coordenadora do laboratório de técnicas histológicas do mesmo departamento.

Outro homenageado é o psicólogo Klebson Ricardo do Nascimento (Unit-PE), que é formado em Psicologia e em Letras, com habilitação em Libras e especialista em Atendimento Educacional. É também especializado em educação inclusiva. É tiflólogo, professor braillista pela Associação Pernambucana de Cegos, tradutor, intérprete e professor interlocutor de libras.

Orquestra
O momento literário também contará com apresentação da Orquestra Divina Sinfonia composta por 70 crianças e adolescentes de diversas comunidades rurais de Glória de Goitá, interior de Pernambuco. O poeta catendense Natalício Araújo também vai declamar poemas e cantar músicas regionais.

Unit/PE promove tarde literária com lançamento de livro e homenagens

Saiba mais sobre Raquel Carrilho:
Nascida na Ilha de Itamaracá e órfã de mãe aos 4 anos, Rachel Carrilho se formou em Pedagogia em 1945. Após se aposentar, entrou a União Brasileira dos Escritoras-UBE e, em 2012, recebeu diploma de honra ao mérito sendo “Uma das 10 “Mulheres que Mudaram a História de Pernambuco”. Lá também desenvolveu diversos projetos.

Conquistou outras academias de Letras no país, escreveu artigos, poemas, livros e antologias. Também teve vários reconhecimentos e destaques, inclusive internacionais. Entre eles, a Comenda Floriano Peixoto pela Associação Internacional de Escritores e Artistas.

Unit/PE promove tarde literária com lançamento de livro e homenagens
fonte: professor e escritor Marcos Carneiro

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *