25 / 09 / 23

Comunidade do Vergel é recordista nacional em coleta de resíduos plásticos no projeto Plastitroque

Projeto de economia circular e educação ambiental da Braskem já recolheu mais de 28 toneladas de resíduos plásticos em oito edições

Comunidade do Vergel é recordista nacional em coleta de resíduos plásticos no projeto Plastitroque

Pela terceira vez, a comunidade do Vergel do Lago, em Maceió – com a participação da cooperativa de marisqueiras (Coopmaris) e do Instituto Mandaver – bate o recorde nacional de arrecadação de resíduos plásticos no projeto Plastitroque, promovido pela Braskem. Em sua 8ª edição realizada em Alagoas, entre os dias 19 e 22 de setembro, o evento que incentiva a educação ambiental, a coleta seletiva e apoia a economia circular, recebeu mais de 6.100 kg de resíduos plásticos coletados pelos moradores.

Todo o material arrecadado nesta edição será doado para as cooperativas Coopmundaú, do Vergel do Lago, e Cooprel, do Benedito Bentes, beneficiando 42 catadores cooperados com um incremento de aproximadamente R$ 6 mil na renda de cada cooperativa. “Isso é o equivalente a quase três meses de trabalho de coleta de plástico”, afirma Patricia Ramos presidente da Cooprel.

A separação dos resíduos feita pelas crianças e pela comunidade é uma forma poderosa de apoiar a economia circular e gerar renda para muitas pessoas que trabalham com reciclagem. Com a finalidade de proporcionar uma experiência prática com impacto real, os estudantes são incentivados a coletar plásticos e, em troca, recebem uma moeda social chamada Plasticoin. Munidos dessa moeda, eles têm a oportunidade de ir às compras e escolher dentre diversos kits disponíveis, como kits de alimentação, higiene pessoal, material escolar e squeezes.

Nesta edição do projeto, foram distribuídos 852 kits de alimentação (aproximadamente 3,5 toneladas de alimentos), 363 kits escolares (com caderno, canetas, lápis, borracha, apontador, estojo, lápis de colorir e hidrocores), 290 kits de higiene pessoal, além de 97 squeezes.

Mais de 500 pessoas participaram da edição. É o caso da família Félix – Samara, Eliane, Edileuza e Luciano –, que fez um mutirão com os vizinhos para levar mais de 500 quilos de resíduos plásticos. “Desde que o projeto começou aqui, a gente passa meses recolhendo tudo o que encontra pela região só esperando a data para trocar”, conta Luciano. “O resultado é que o bairro já está mais limpo, os canais não entopem mais e todo mundo fica superfeliz quando a gente troca pelos alimentos e outros kits”, diz. “Se projetos como esse acontecessem com mais frequência e em outros lugares, seria perfeito”, completa.

“O Projeto Plastitroque tem como objetivo principal promover o desenvolvimento de temas essenciais, como consciência ecológica, reciclagem, meio ambiente e economia circular dentro das escolas”, afirma Regia Melo, analista de Relações Institucionais da Braskem em Alagoas e voluntária na ação. “Estamos felizes por ver que, mais uma vez, a comunidade do Vergel deu um exemplo de mobilização”, comenta.

“Ao conscientizar as crianças sobre a importância da coleta seletiva e, por meio delas, envolver os pais e toda a família, estamos promovendo um trabalho verdadeiramente significativo em benefício de toda a comunidade”, diz Lisania Pereira, presidente do Instituto Mandaver. “No Vergel, onde os desafios ambientais são evidentes, o projeto se destaca ao enfrentar o problema dos resíduos e seus impactos no meio ambiente local”, afirma.

Os números do Plastitroque

Iniciado pela Braskem em Alagoas em 2019, e depois adotado nos demais estados onde a empresa tem atuação (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia), o Plastitroque já conseguiu arrecadar, apenas em Alagoas, mais de 28 toneladas de plástico nas oito edições já realizadas. Como contrapartida e incentivo à coleta, os resíduos recicláveis foram “trocados” por mais de 1.600 kits de higiene, aproximadamente 17 toneladas de alimentos, e mais de 1.600 kits escolares para as famílias dos estudantes, impactando positivamente mais de 5 mil pessoas. O material coletado beneficiou oito cooperativas de reciclagem de Maceió (Cooplum, Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Copvila e COOPMAR), com um incremento total de renda de mais de R$ 52 mil.

Comunidade do Vergel é recordista nacional em coleta de resíduos plásticos no projeto Plastitroque
fonte: A Mais Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *