18 / 09 / 23

Iniciativa inédita: Escola de Contas realiza edição do projeto Jovem Conselheiro

Iniciativa inédita: Escola de Contas realiza edição do projeto Jovem Conselheiro

Proporcionando um conhecimento prático sobre o funcionamento do Tribunal de Contas de Alagoas, a primeira Sessão Plenária simulada do projeto Jovem Conselheiro aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), e reuniu diversos servidores e alunos no Plenário Divaldo Suruagy. Criada pela Escola de Contas Públicas, a iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre o papel do Controle Externo.

Estudantes dos cursos de Administração Pública, Direito e Contabilidade da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foram divididos em sete equipes de cinco integrantes, contando com a equipe do Ministério Público de Contas, e cada equipe escolheu um representante. Para compor o Pleno, foram empossados os seguintes Jovens Conselheiros: Lienne Mirele da Silva Pereira, Sergio Andre Pereira Santana, Marcelo Alexandre Freire Colen, Darlan Costa Fernandes, Pedro Cícero Fernandes Neto, Mariane Silva de Melo, José Carlos Feitosa Sales e Breno de Aguiar Xavier Pino; além do representante do Ministério Público de Contas, Luiz Filipe Fontes Vieira.

Ao todo, cerca de 70 servidores do TCE/AL participaram da escolha e explicação dos casos relatados durante a Sessão Plenária simulada, uma grande mobilização que deu certo. “Foram 15 dias de trabalho intenso. Gostaria de agradecer o empenho da Escola, dos gabinetes e do MPC, que conseguiram transmitir todo o conhecimento necessário para a realização dessa Sessão”, destacou a Diretora Geral da Escola de Contas, conselheira Maria Cleide.

Quando questionado sobre os desafios do projeto, o representante do MPC/AL no Pleno, Luiz Filipe, destacou o julgamento das prestações de contas como um dos obstáculos. “A maior dificuldade primeiramente foi realmente fundamentar aquilo que estava proposto já no parecer com o nosso entendimento. Mas foi ficando mais fácil quando auxiliado pela nossa mentora”, explica.

Uma extensão do projeto “TCE de portas abertas”, que recebe a visita de estudantes nas instalações da Corte de Contas, o “Jovem Conselheiro” permite na prática a vivência do trabalho do julgamento das prestações de contas públicas. “Saber o que vocês estão pensando, o que estão estudando, os recursos modernos que estão usando é um aprendizado para nós também, que já exercemos essa função há tantos anos. Essa experiência é incrível e é pioneira aqui no Tribunal. Esses alunos são o presente e serão o nosso futuro”, conclui o vice-presidente do TCE/AL, conselheiro Otávio Lessa.

Ao final, todos os estudantes das sete equipes receberam certificados e troféus, pelo brilhante desempenho e participação no projeto.

Acompanhe o ÁLBUM VIRTUAL, disponível no link:https://flic.kr/s/aHBqjAUDZB

Iniciativa inédita: Escola de Contas realiza edição do projeto Jovem Conselheiro
fonte: ASCOM TCE/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *