25 / 10 / 23

Meningite: entenda como a doença pode estar relacionada a infecções respiratórias

Médico alerta para a importância do cuidado com o nariz, a boca e os ouvidos para evitar complicações que podem causar prejuízos à saúde

Caracterizada por um processo infeccioso e inflamatório que atinge a meninge — membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal — a meningite é uma doença do sistema nervoso que pode ser desencadeada por vários tipos de agentes, incluindo vírus, bactérias e fungos. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é considerada endêmica no Brasil.

Meningite: entenda como a doença pode estar relacionada a infecções respiratórias

O otorrinolaringologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Dr. Gleydson Lima, afirma que é preciso ter cuidados com a saúde do nariz, da boca e dos ouvidos durante todo o ano e redobrá-los durante períodos endêmicos, já que, segundo o especialista, a doença pode ser uma das complicações causadas pelas infecções do trato respiratório superior, a exemplo da sinusite, da faringite, da otite média e até mesmo do resfriado comum.

“É importante saber identificar o problema. Essas doenças, se não tratadas corretamente, podem evoluir com complicações. Dentre elas, a mais grave é a meningite. Em relação aos casos mais recentes registrados em Alagoas, o agente causador tem sido a bactéria meningococo sorotipo B, que pode levar à morte ou causar sequelas, como surdez, paralisia e epilepsia”, alerta.

Ainda de acordo com o médico, problemas podem ocorrer quando as secreções com bactérias decorrentes de uma sinusite ou otite maltratam, atravessam a fina camada que separa a cavidade nasal e o osso do ouvido e, por proximidade, passam para a meninge ou entram na corrente sanguínea, chegando ao cérebro do paciente, causando a meningite.

Vias aéreas superiores e transmissão de bactérias

“O nariz e a boca são os únicos órgãos do corpo humano que têm contato direto e constante com o ambiente externo. Por isso, boa parte das doenças contagiosas são transmitidas através deles, já que a região funciona como receptora de todo tipo de agente infeccioso, inclusive as bactérias”, explica o médico da Hapvida NotreDame Intermédica.

Febre, dor de cabeça, manchas avermelhadas pelo corpo, rigidez de nuca, náuseas, vômitos, letargia, falta de apetite e irritabilidade são alguns dos principais sintomas da meningite, que, geralmente, é transmitida por meio gotículas de saliva, espirro, tosse ou compartilhamento de objetos. Vacinação, diagnóstico rápido, medidas de isolamento e tratamento são as principais formas de combate à infecção.

Confira outras dicas de como se proteger:

• Reforce hábitos de higiene, lavando as mãos com frequência, especialmente antes das refeições;
• Mantenha os ambientes bem ventilados e, se possível, ensolarados;
• Se puder, evite conversar muito próximo de outras pessoas e sempre cubra o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;
• Não compartilhe utensílios pessoais;
• Atualize o cartão vacinal.

Meningite: entenda como a doença pode estar relacionada a infecções respiratórias
fonte: Anne Caroline

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *