19 / 10 / 23

Silício muito além da tecnologia

Matéria prima dos semicondutores de aparelhos eletrônicos, o mineral extraído dos cristais de rocha se torna um poderoso aliado da beleza, saúde e bem-estar

Um dos elementos químicos mais abundantes da crosta terrestre depois do oxigênio, o silício, muito usado na fabricação de chips de computador, cabos de transmissão de dados e equipamentos de alta precisão como radares e sonares, vem ganhando terreno também no campo da beleza e saúde. O mineral, encontrado nas rochas e inclusive no corpo humano, se tornou um poderoso ingrediente cosmético para revitalizar a pele, cabelos, unhas, fortalecer ossos e vasos sanguíneos, além de ser uma ferramenta eficiente para os tratamentos integrativos de saúde, como fisioterapia, acupuntura, auriculoterapia, massoterapia e outras técnicas terapêuticas.

Descoberto em 1825 pelo cientista sueco Jons Jacobs Berzelius, o silício é reconhecido pela sua grande capacidade de conduzir energia e reordenar ondas eletromagnéticas. “Estudos realizados até agora comprovam que essas mesmas propriedades de condução e regulação de energia do silício também atuam externa e internamente no corpo humano, através de pontos e meridianos. O mineral tem função moduladora e atua no processo de reequilíbrio, proporcionando efeitos terapêuticos”, afirma o químico Tiago Gianfratti, diretor comercial da Stiper, primeira indústria brasileira especializada em produtos terapêuticos, suplementos e cosméticos produzidos a partir do silício.

Gianfratti explica que o silício já é usado há décadas, principalmente na Europa, em sua forma orgânica como suplemento alimentar, bem como puro em cremes cosméticos e pastilhas para aplicação em pontos de dor, pontos reflexos e de acupuntura.

O silício orgânico tem ação hidratante e antioxidante, estimula a produção de colágeno, fortalece unhas e cabelos, combate radicais livres. O seu efeito é potencializado quando combinado com outros elementos, como ácido hialurônico, vitaminas e outros antioxidantes.

Stiper apresenta suplementos de silício com ações antiidade e antiestresse

Stiper apresenta suplementos de silício com ações antiidade e antiestresse

Stiper Capis Silicio + Extrato de Semente de Uva

Na estética corporal e facial, partículas de silício, além de serem esfoliantes naturais que não deixam resíduos que impactam o meio ambiente, ajudam a secar acnes, remover manchas, estimulam a produção de colágeno, ativam a circulação sanguínea levando mais oxigênio às células cutâneas e ativam também o metabolismo celular, auxiliando na redução de medidas.

Segundo a biomédica e fisioterapeuta Janete Moreno, docente de turmas de Medicina Tradicional Chinesa, as pastilhas de silício são tão eficazes quanto as agulhas da acupuntura, sem causar incômodo e a dor das picadas. E quando aplicadas em outras técnicas de reabilitação como fisioterapia, trazem resultados bastante satisfatórios. Por estarem fixadas no corpo, agem durante cinco dias, triplicando os seus efeitos terapêuticos.

Pesquisas com pacientes voluntários mostram que as pastilhas são eficazes em tratamentos de osteoartrites, tendinites, dores crônicas e até para hiperatividade em crianças, quando associadas a protocolos de acupuntura.

Na área da oncologia, o trabalho começou no ambulatório da UNIFESP com as Dras. Roberta Pitta e Carmen Varella, e se expandiu para outras cidades para ajudar a combater os sintomas da quimioterapia, bem como aliviar dores do pós-operatório, trazendo mais qualidade de vida aos pacientes.

Especializada em acupuntura pediátrica, a terapeuta integrativa Cinthia Casotti utiliza com sucesso a técnica das pastilhas de silício em bebês recém-nascidos para controle da cólica.

“As pastilhas de silício são seguras e de fácil aplicação. Mas o ideal é que o paciente procure sempre um profissional especializado para aplicar ou pelo menos orientar a aplicação de forma correta, para que tenha um tratamento mais assertivo e eficaz”, recomenda Gianfratti.

Silício muito além da tecnologia
fonte: Lilás Comunicação – Cris Land

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *