02 / 11 / 23

TCE/AL participa da inauguração da primeira usina de trituração de pneus inservíveis do estado

TCE/AL participa da inauguração da primeira usina de trituração de pneus inservíveis do estado

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Otávio Lessa, participou, na manhã desta terça-feira (31), da inauguração da primeira usina de trituração de pneus inservíveis do estado. O evento aconteceu na Central de Tratamento de Resíduos da empresa Alagoas Ambiental, em Pilar, e reuniu diversas autoridades e órgãos públicos estaduais.

Durante o momento, o conselheiro Otávio Lessa destacou a importância de promover a reciclagem de pneus inservíveis, contribuindo para o combate a doenças endêmicas e a conscientização da população. “Todo o estado de Alagoas será beneficiado, é incrível. Essa iniciativa tem impacto até melhoria da pública, com a eliminação do maior foco de mosquitos transmissores de doenças”, explicou.

A Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), por meio da gerência de resíduos sólidos, lançou a campanha “Pneu usado tem descarte certo!”, que visa educar a população e os municípios sobre o descarte correto dos pneus. A campanha estabelece vários pontos de entrega, distribuídos em todas as regiões do Estado. Cidades, como Piranhas, Delmiro Gouveia, Batalha, Craíbas, Palmeira dos Índios, Maribondo, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro, Maceió, e Paripueira.

“Receberemos todos os pneus do estado sem custo algum. A usina é o nosso compromisso com o meio ambiente”, destacou o diretor operacional da Alagoas Ambiental, Marnes Gomes. Com a instalação de pontos de recolhimento em diversos municípios, os pneus inservíveis serão devidamente transportados para a empresa e transformados em diversos objetos dos mais variados setores, asfalto, tijolos de concreto, matéria-prima para produção de energia na indústria de cimento, entre outros.

O recolhimento adequado de pneus usados não reduz apenas os riscos à saúde, mas também evita a contaminação do solo e das águas subterrâneas por substâncias químicas presentes nos pneus. Além disso, contribui para a conservação dos recursos naturais e a redução da pegada de carbono, uma vez que a fabricação de novos pneus requer uma grande quantidade de matérias-prima e energia.

TCE/AL participa da inauguração da primeira usina de trituração de pneus inservíveis do estado
fonte: ASCOM TCE/AL

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *