06 / 12 / 23

Cuidados Renais na Estação Quente

Olá, sapiens!
Vem chegando o verão, e não só o “calor no coração”.
O verão traz consigo não apenas dias ensolarados e temperaturas elevadas, mas também um aumento nos casos de leptospirose, uma doença transmitida por uma bactéria presente na urina de animais infectados. Além dos sintomas comuns, a leptospirose pode afetar os rins, exigindo uma atenção especial para a saúde renal durante essa estação.

O que é Leptospirose:
A leptospirose é uma infecção bacteriana causada por diferentes sorotipos da bactéria do gênero Leptospira. A principal via de transmissão é o contato direto ou indireto com a urina de animais infectados, principalmente ratos. Em áreas urbanas e rurais, as inundações e as águas contaminadas são comuns durante o verão, aumentando o risco de exposição.

Sintomas Comuns e o Envolvimento Renal:
Os sintomas iniciais da leptospirose incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e icterícia (pele amarelada). No entanto, é crucial estar ciente de que a leptospirose também pode afetar os rins, levando a complicações renais. A infecção renal pode manifestar-se como diminuição da produção de urina, edema (inchaço) e pressão arterial elevada.

Prevalência no Verão:
O aumento da incidência de leptospirose no verão está diretamente relacionado às condições favoráveis à sobrevivência da bactéria no ambiente. As chuvas frequentes, inundações e temperaturas mais elevadas criam um ambiente propício para a propagação da leptospira. A exposição a águas contaminadas, seja durante atividades e Cuidados recreativas ou ocupacionais, torna-se mais comum nessa estação.

Prevenção e Cuidados Renais:
Higiene Pessoal e Ambiental: Evitar o contato direto com águas suspeitas e lavar as mãos regularmente.
Proteção Adequada: Utilizar equipamentos de proteção, como botas de borracha, ao trabalhar em ambientes propensos à contaminação.
Vacinação: Em áreas de maior risco, a vacinação contra a leptospirose pode ser considerada, principalmente para grupos de maior vulnerabilidade.

No Brasil, a vacina contra leptospirose não faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, o que significa que não é rotineiramente administrada como parte do calendário regular de vacinação para toda a população. No entanto, em algumas situações específicas, a vacina pode ser recomendada para determinados grupos de

Procurando Ajuda Médica:
Ao apresentar sintomas como febre, dor muscular ou qualquer sinal de comprometimento renal após exposição suspeita, é fundamental buscar assistência médica imediata. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para prevenir complicações renais graves.

Conclusão:
A leptospirose é uma doença séria que pode ter implicações renais significativas. No verão, é crucial adotar medidas preventivas para reduzir o risco de infecção, especialmente em áreas propensas a inundações. A conscientização sobre a leptospirose e seus potenciais impactos nos rins é fundamental para a promoção da saúde renal durante essa estação desafiadora
Procure seu médico, cuide-se!

Foto: @orlandocostaportfolioCuidados Renais na Estação Quente

DR. Luiz Guilherme Almeida

Luiz Guilherme, Presidente da Regional Alagoas da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, colaborador científico do Instituto Mundaka de Saúde Integral.

Luiz Guilherme Almeida

Saúde e Bem-estar Luiz Guilherme Almeida (CRM/AL 6134 | RQE 3731)Luiz Guilherme é médico nefrologista, Founder & Relationship Leader PRECEP 5G CEO & Founder grupo de atenção à hipertensão e síndrome metabólica (GAHAS) Representante de alagoas no departamento de hipertensão arterial da sociedade brasileira de cardiologia DHA SBC Conselheiro regional de medicina em alagoas (CREMAL) Conselheiro científico e ex-diretor sociocultural e intercâmbio da sociedade de medicina de alagoas (AMB – AL)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *