12 / 01 / 24

Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió

A iniciativa é uma vitrine que aproxima o público de marcas autorais nordestinas

Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió

A conselheira do TCE/AL e Márcia Marcolino prestigiaram a exposição

A moda e o design autoral feitos por marcas nordestinas e que expressam a regionalidade através de uma releitura moderna serão destaque neste verão no Parque Shopping Maceió. A Casa Nordestesse, espaço itinerante que reúne peças de roupas e artigos de decoração – inclusive de marcas alagoanas -, inaugura no shopping nesta sexta-feira (05).

Criado em 2021 pelas irmãs Daniela e Gabriela Falcão, o projeto tem como proposta aproximar turistas e locais de marcas que expressam em suas peças a regionalidade nordestina de forma criativa, ao unirem tradição, arte e contemporaneidade. São peças exclusivas de 17 estilistas e designers vindos de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte que podem ser conferidas até o dia 5 de fevereiro.

“Fico muito feliz em começar o ano desta forma, dando a oportunidade de projeção a estilistas e designers nordestinos extremamente talentosos, mas ainda pouco conhecidos fora de suas cidades. Outra alegria é ter a presença da Foz, marca do maceioense Antônio Castro que foi destaque no SPFW e do designer Rodrigo Ambrósio. Com esse projeto, o Parque Shopping Maceió abraça a moda, o design e o artesanato nordestino e oferece a turistas e maceioenses uma oportunidade única de conhecer o melhor da nossa produção autoral”, afirma Daniela Falcão, CEO do Nordestesse.

Além de dar espaço às peças de estilistas e designers, artesãos que fazem parte do Alagoas Feita à Mão, projeto do governo de Alagoas, realizado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (SERFI), que apoia mais de 17 mil artesãos alagoanos, também terão as suas peças expostas ao público e estarão presentes na Casa Nordestesse. A cada semana, mestres convidados estarão no local para contar suas histórias, seus processos criativos e de inspiração. “A Casa Nordestesse em Alagoas é uma oportunidade única para que nossos valorosos artesãos possam apresentar o seu trabalho. O Alagoas Feita à Mão, que tem por objetivo fomentar o artesanato, será representado por 8 artesãos que foram selecionados pela curadoria da talentosa Daniela Falcão”, conta Caroline Balbino, secretária da SERFI.

Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió

Arquiteta e influencer Cris Nunes, jornalista Liara Nogueira, Fabiane Carvalho, apresentadora da TV Mar, e Estela Nascimento, apresentadora TV Ponta Verde (SBT), no lançamento da Casa Nordestesse

Outra presença especial para a cultura do estado, na Casa Nordestesse, será a do artista alagoano, designer e pesquisador da cultura brasileira, Rodrigo Ambrósio, que terá três peças exclusivas expostas no espaço e que estarão à venda sob encomenda. Rodrigo possui um estúdio entre as lagoas Mundaú e Manguaba e vem se destacando no cenário da moda e design nacional e internacional por meio da disposição de acervo permanente no Museu de Arte Moderna de São Paulo e por constar no livro-referência “A Labour of Love” de Li Edelkoort.

“Fazer parte desse movimento, que é a Casa Nordestesse, é muito gratificante e todas as vezes que os espaços aparecem, eu procuro fazer jus ao território que nasci. Esses movimentos de fortalecimento são importantes para a perpetuação dos saberes”, frisa Ambrósio.

Para Fernanda Studart, gerente de marketing do Parque Shopping Maceió, “já temos em nossa premissa o apoio à cultura e ao entretenimento, então é muito especial receber a Casa Nordestesse neste momento tão especial para o shopping. É muito gratificante estar apoiando, mais uma vez, a produção criativa do Nordeste”, conta ela. E para oferecer ainda mais visibilidade ao projeto e proporcionar novas experiências a turistas hospedados em 26 hotéis da cidade, o Parque Shopping disponibiliza um ônibus chancelado pela Nordestesse e com estampa da Foz, que os levam gratuitamente até o shopping para que visitem o tourist point, desta vez localizado, dentro da Casa Nordestesse, além de outras atrações do mall.

As 17 marcas e designers que fazem parte da curadoria da Casa Nordestesse estarão presentes na temporada de Maceió. E entre elas, oito são marcas alagoanas: Foz, que foi destaque no SPFW e é conhecida por criar looks contemporâneos com renda filé, bordado boa-noite e rendendê; Casa Lado Be, que usa estamparia artesanal e sem gênero definido; Alina Amaral, que busca desconstruir o bordado ao oferecer assimetria e volumes disformes; Aline Angeli, de cerâmica feita com barro e queimada em forno artesanal, que usa formas rústicas; Manu, que transforma paixão em arte, através do crochê com estilo praiano cosmopolita; Mareu, que revela uma elegância artesanal por meio da renda singeleza; Nord, que dispõe de modelos de óculos feitos à mão com madeira e materiais naturais; e Petrucia Lopes e Inbordal, que inova nas modelagens e composição de cores com a renda filé.

Já os 8 artesãos do Alagoas Feita à Mão, que irão se revezar e estarão presentes no projeto, serão: Artesã Aline Cajú, Nena de Capela, Bordeliê, Fulô.A, Artesã Camille, La Gaveta, Estação Cangaço e Mimos de Dona Peró.

Haverá, ainda, a presença de marcas de outros estados do Nordeste na temporada em Maceió, como: SUE (BA); George Azevedo Art (RN); Dali (RN); MB Conceito (BA); Lu Madre (PE); Elipê Tapecaria (PE); Carambola (PE); Moa (PE) e Proa (PE).

Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió
fonte: Algo Mais Consultoria e Assessoria

Confira outras figuras de destaque que passaram por lá

Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió Casa Nordestesse estreia temporada de Verão no Parque Shopping Maceió

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *