10 / 01 / 24

Dia Nacional do Farmacêutico: ações acontecem em Arapiraca e Maceió com distribuição de protetores solares

Federação Alagoana de Futebol e Prefeitura de Maceió lançam parceria inédita nesta quinta-feira (11)

Flávia Dabbur diretora secretaria do CRFAL

Proteção solar: na medida certa da praia à cidade, esse é o tema da campanha do dia nacional do farmacêutico que é comemorado no próximo dia 20 de janeiro. Este ano, o Conselho Regional de Farmácia vai realizar uma ação na cidade de Arapiraca e outra em Maceió para orientar a população sobre o uso correto do protetor.

A diretora secretária do CRF/AL, Flavia Dabbur, pontua que serão distribuídas amostras de protetores solares com às devidas orientações sobre sobre a forma correta de uso. “Os cuidados com a pele precisam ser diários, a radiação ultravioleta (UV) e luz visível tem efeitos benéficos mas com a exposição excessiva tem efeitos maléficos e cumulativos; por isso, a fotoproteção deve ser feita de forma correta e diária”.

É preconizado que o protetor solar deva ser aplicado ainda em casa e reaplicado ao longo do dia a cada duas ou três horas, ou ainda se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. “É importante que este uso não se limite apenas ao ambiente de praia ou piscina. Nós moramos em um estado que o verão é praticamente o ano inteiro, então, essa fotoproteção deve ser feita em ambientes abertos, como por exemplo, centro da cidade, locais em que os trabalhadores estão expostos ao sol e outros”.

Flavia explica que existem protetores solares direcionados aos diferentes tipo de pele, por isso, o tema da campanha deste ano vem como foco principal ensinar a população a escolher o protetor correto. “Você chega na farmácia existe uma infinidade de opções e fica difícil saber qual o melhor protetor e acabamos optando pelo preço, que pode se tornar uma escolha ruim”, falou.

Uma dica importante dada pela farmacêutica é em relação à quantidade aplicada de protetor solar uma vez que seu efeito está diretamente correlacionado com esse quesito.

Ações:

Arapiraca – No dia 15 de janeiro, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas realiza uma ação de orientação sobre o uso do protetor solar no Largo Dom Fernando Gomes no horário de 8h às 12h. No dia da ação haverá distribuição de amostras de protetores solares e entrega de material informativo falando sobre fotoproteção e uma bombona para descarte de medicamentos. A ação conta com a participação de estudantes de farmácia e farmacêuticos.

Maceió- No dia 21 de janeiro, a ação de orientação sobre o uso do protetor solar acontece na Praia da Ponta Verde de 8h às 12h com distribuição de amostra grátis de protetor solar e material informativo sobre fotoproteção e uma bombona para descarte de medicamentos. A ação conta com a participação de estudantes de farmácia e farmacêuticos.

Palestras e workshop:

Além das ações, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove palestras e workshop para farmacêuticos e estudantes de farmácia. As comemorações começam no dia 13 de janeiro com o workshop: Consulta Farmacêutica do Zero com farmacêutico Mário Rezende voltada para farmacêuticos e estudantes de farmácia, no centro de inovação tecnológica, no bairro do Jaraguá.

Dia 20 de janeiro, que é a data oficial, o farmacêutico Lysandro P. Borges estará em Arapiraca promovendo o curso intensivo de Cuidado Clínico e Educação em Diabetes. O evento é voltado para farmacêuticos e estudantes de farmácia de Arapiraca e cidades vizinhas. A palestra acontece no Auditório das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas (CDL), Arapiraca.

Para encerrar os festejos, o farmacêutico Igor Barbosa estará em Maceió no dia 27 de janeiro com a palestra: cuidado farmacêutico no paciente crítico. A palestra acontece no centro de inovação tecnológica no bairro do Jaraguá e é voltada para estudantes de farmácia e farmacêuticos.

Dia Nacional do Farmacêutico: ações acontecem em Arapiraca e Maceió com distribuição de protetores solares
fonte: Luciana Martins – Assessoria de Imprensa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *