05 / 01 / 24

Férias das crianças: Especialista dá oito dicas essenciais para uma temporada segura e divertida

Férias das crianças Especialista dá oito dicas essenciais para uma temporada segura e divertida

Com a chegada das férias escolares, a segurança e o bem-estar das crianças ficam em evidência e se tornam prioridade de pais e responsáveis. Quem convive com os pequenos sabe que a curiosidade é sua característica principal. Para ajudar em uma temporada segura, a enfermeira Cristina Gomes Ribeiro, franqueada há 12 anos da Padrão Enfermagem listou oito dicas para manter a casa segura e prevenir acidentes domésticos, são eles:

Choque elétrico: atentar-se para os protetores de tomada, afinal, os aprendizes de investigadores estão sempre de plantão para descobrir o que há dentro de cada buraquinho. Evite carregadores de celular conectados à rede sem serem utilizados.

Queimadura: cabos de panelas virados para fora do fogão, panelas aquecendo líquidos nas trempes externas estimulam os pequenos a pesquisarem o que tem dentro.

Afogamento: quando pensamos nesse perigo associamos a piscinas e rios. Claro que crianças ou idosos nesses locais demandam atenção redobrada dos pais ou responsáveis. Mas afogamentos em hidromassagem e banheiras pequenas também podem acontecer, e para isso, só precisamos nos distrair alguns minutos. Por isso, supervisão sempre.

Engasgos: atenção aos pequenos brinquedos ou pecinhas pequenas de brinquedos que se soltaram. Crianças têm o hábito de levar tudo à boca, e uma vez na boca podem ir parar no pulmão e assim obstruir a passagem de ar ocasionando uma parada respiratória.

Quedas: residências sem rede de proteção ou com estantes com adornos chamativos nos locais mais altos, cobiçam o interesse das crianças em escalarem. O cuidado vale com os tapetes também. Esses lindos enfeites podem ocasionar graves quedas com fraturas em pernas e braços muito sérios. Por isso, vale a pena repensar sua permanência em casa.  Brinquedos ou objetos deixados no chão da residência também podem causar acidentes graves.

Incêndio: o fogo pode vir de uma vela acesa utilizada para iluminar o ambiente mediante a falta de luz ou devido a uma panela deixada ligada no fogão. Por isso, certificar-se que não há nada acesso quando estamos distantes pode salvar vidas.

Armazenamento de produtos: Podemos considerar produtos perigosos em uma residência, para crianças, medicamentos, venenos e produtos de limpeza. Todos esses produtos devem ser acondicionados em locais fechados. Não se deve utilizar frascos ou potes de refrigerantes, sucos, iogurtes ou qualquer tipo de alimento para armazenar produtos potencialmente perigosos. Crianças podem ingeri-los, achando que no frasco contém o líquido ao qual se apresenta na embalagem

Supervisão: a criança tem curiosidade e não tem noção dos perigos, então é essencial a supervisão constante. Caso não conte com uma rede de apoio, a contratação de um cuidador infantil irá desenvolver um papel importante. “Sabemos que encontrar um profissional qualificado é um desafio, mas empresas especializadas como a Padrão Enfermagem fazem essa intermediação, e você poderá contar com um profissional capacitado, que poderá intervir com primeiro socorros, caso seja necessário”, indica a especialista.

A enfermeira ainda ressalta, que criança em casa requer atenção dobrada, e adotar precauções podem garantir que as férias sejam uma experiência positiva. Uma dica bônus é a participação dos pequenos em tarefas. “Criança na cozinha é alegria na certa! Momentos de interação, de conhecer e experimentar novos sabores e de aumentar o vínculo afetivo em família. Mas cuidado, dê ao seu filho liberdade com responsabilidade. Ninguém aprenderá a manipular uma faca ou a mexer com utensílios quentes se nunca fizer. Avalie, de acordo com a idade e maturidade da criança, o que ela dará conta de fazer”, enfatiza Ribeiro.

A profissional alerta sobre a importância de um conhecimento básico em primeiros socorros, mas caso não esteja apto, é importante acionar o profissional de emergência. “As ações de primeiros socorros vão depender dos motivos que causaram o acidente. Caso não saiba o que, entre em contato com o serviço de urgência da sua cidade. A equipe médica do SAMU, pelo 192, irá te orientar como proceder”, finaliza.

Sobre a Padrão Enfermagem

Fundada em 2006, é uma rede responsável pelo agenciamento de profissionais para uma série de serviços primordiais aos pacientes, tais como: Acompanhamento hospitalar, Serviços de enfermagem, Cuidador de idosos e Cuidador infantil. Todos os profissionais estão preparados e habilitados para atender com segurança e qualidade a clientes em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial.

Férias das crianças: Especialista dá oito dicas essenciais para uma temporada segura e divertida
fonte: Markable Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *