10 / 01 / 24

Janeiro Branco: apoio à saúde mental de pacientes com câncer é essencial para adesão ao tratamento

Especialista explica a necessidade do suporte psicológico no contexto do câncer

Janeiro Branco apoio à saúde mental de pacientes com câncer é essencial para adesão ao tratamento

Apesar dos avanços no tratamento do câncer, muitas vezes a doença é vista como uma sentença. O que traz uma perspectiva de limitação e finitude, provocando reflexos emocionais e psíquicos que afetam a saúde mental do paciente.

Não à toa, a campanha Janeiro Branco chama atenção para os cuidados com a saúde mental. Para Annelize de Oliveira, psicóloga do Centro de Convivência e Apoio ao Paciente com Câncer (CECAN), a ação ajuda a dar luz sobre a importância do suporte emocional para pacientes oncológicos.

“O acompanhamento psicológico contribui para a melhoria da qualidade de vida do paciente, auxiliando na compreensão e aceitação da doença”, explica a profissional.

Segundo estudo publicado, em 2020, pela revista científica Molecular Psychiatry, a depressão e ansiedade estavam relacionadas com a maior incidência, menor sobrevida e maior mortalidade por câncer. Indicando, assim, que a saúde mental do paciente pode ter impacto na evolução da doença.

Por isso, Annelize aponta que “o cuidado focado nas dimensões emocionais é de extrema importância para fornecer estratégias, a fim de que o paciente lide com o estresse, ansiedade e depressão que podem surgir com o diagnóstico”.

Sobre o CECAN

Localizada em Mogi das Cruzes (SP), a unidade atua diretamente no auxílio às questões físicas, como a redução da sensação dolorosa, fatores sociais e emocionais. São atendimentos especializados em proporcionar o acolhimento e humanização frente as técnicas que são complementares aos tratamentos medicinais.

“Tão importante quanto os medicamentos que combatem a doença, são os cuidados para amenizar os efeitos colaterais, melhorar a imunidade e acompanhar emocionalmente aqueles que são diagnosticados e os acompanhantes”, afirma a psicóloga.

Janeiro Branco: apoio à saúde mental de pacientes com câncer é essencial para adesão ao tratamento
fonte: Comunicação Cecan

 

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *