25 / 03 / 24

Programa de Aceleração para empreendedoras muda realidade no Vergel

O ‘Mulher Empreende’ é uma das iniciativas do Instituto Mandaver através do Banco Laguna e já capacitou 105 mulheres do bairro

Programa de Aceleração para empreendedoras muda realidade no Vergel

A independência financeira e a busca pelo desenvolvimento feminino do Vergel tem sido uma das principais atividades realizadas pelo Instituto Mandaver com o programa de aceleração empreendedora “Mulher Empreende”. A necessidade do projeto se deu principalmente por mais da metade das famílias do bairro serem chefiadas por mulheres. Destas, mais da metade não possui renda básica e muitas são mães solo.

Com uma imersão de três dias, O “Mulher Empreende” proporciona às participantes conhecimentos sobre finanças, vendas, marketing e organização do negócio. “Elas saem de lá com um plano de negócio simplificado para apresentar ao Banco Laguna e conseguir o microcrédito disponibilizado. Com isso, elas podem ou começar o próprio negócio ou ampliar, expandir algo que elas já tenham hoje e crescer mais ainda”, explica John Honorato, Facilitador do Programa.

Aliada à imersão, há também uma consultoria que acontece nas duas semanas seguintes. Neste momento elas podem tirar dúvidas e ter mais ideias do que fazer como os próximos passos para se desenvolver economicamente e gerar renda.

Maria Quinô, dona de uma banca de frutas e verduras, foi uma das contempladas com o microcrédito e agradece pela oportunidade. “Eu agradeço ao Mandaver que nos deu essa ajuda, essa força pra gente prosperar, estamos de cabeça erguida com a banca toda arrumada de um jeito bom para investirmos mais e mais”, comenta.

Atualmente 105 mulheres foram capacitadas pelo programa, das quais 57 já foram aceleradas pelo Banco, resultando em cerca de R$80 mil reais em capital somente concedido através do microcrédito.

BANCO LAGUNA

O Banco Laguna tem o objetivo de incentivar práticas de cidadania e responsabilidade socioambiental e busca atuar com profissionalismo e transparência, visando valorizar as pessoas e o trabalho, viabilizando recursos e fomentando o empreendedorismo e a economia circular no território sempre com muito respeito, ética e solidariedade aos moradores do Vergel do Lago.

Com a missão de dar acesso ao microcrédito à comunidade, o Banco busca ser a maior referência de impacto socioeconômico e territorial de Alagoas criando facilidades bancárias para essas pessoas que vivem em condições de extrema vulnerabilidade.

Programa de Aceleração para empreendedoras muda realidade no Vergel
fonte: Arconço Teixeira 

Programa de Aceleração para empreendedoras muda realidade no Vergel Programa de Aceleração para empreendedoras muda realidade no Vergel

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *