12 / 03 / 24

Termografia Clínica

A médica acupunturista Karine Coimbra fala sobre essa tecnologia como auxiliar na descoberta de algumas patologias

Termografia Clínica

Dra. Karine Coimbra, médica acupunturista – CRM : 3953-AL

Pouco se fala sobre a técnica da termografia na aplicação médica, um aparelho que realiza exames, mapeando todo o corpo e emitindo ondas de infravermelho que captam o calor emitido pelo corpo.

A médica acupunturista Karine Coimbra fala sobre essa tecnologia que vem auxiliando na descoberta de algumas patologias, indicando, inclusive, o ponto crítico, onde a dor no paciente é mais forte. Com isso, oferece uma melhor condição no tratamento das patologias.

RE – O que é um Termógrafo?

Dra. Karine Coimbra – É uma tecnologia que detecta a luz infravermelha emitida pelo corpo possibilitando a visualização de mudanças de temperatura ocasionadas pelas disfunções presentes no paciente.

RE – Essa tecnologia é nova? Quando surgiu a termografia?

Dra. Karine Coimbra – O sistema infravermelho surgiu na década de 1950 para uso militar, possibilitando a visão noturna. Na década de 1970 já era usada para diagnóstico de patologias por cientistas. A termografia médica vem sendo amplamente usada em vários países desde 1990.

RE – Para que serve a termografia na medicina?

Dra. Karine Coimbra – Para o diagnóstico de várias disfunções do corpo humano com alterações inflamatórias, alterações dolorosas, alterações metabólicas entre outras disfunções.

RE – Onde e quando pode ser utilizado um termógrafo?

Dra. Karine Coimbra – A avaliação termográfica é feita em um laboratório de termografia, não é utilizado contraste ou radiação, o paciente acompanha todo o exame através de um monitor, a avaliação é feita no corpo inteiro e pode ser feita a qualquer momento após a avaliação médica e solicitação do exame.

RE – Explique como funciona essa técnica

Dra. Karine Coimbra – Através de um transdutor termográfico é feito o escaneamento do corpo inteiro do paciente onde é possível visualizar as disfunções existentes.

RE – O resultado dos exames através da termografia é confiável?

Dra. Karine Coimbra – Muito confiável e é usado nos maiores centros médicos, como na USP por exemplo, onde fiz minha pós graduação em termologia.

RE – Há quanto tempo a senhora vem utilizando a termografia em seus pacientes no consultório?

Dra. Karine Coimbra – Há um pouco mais de 1 ano.

RE – Quais os resultados que a senhora vem obtendo?

Dra. Karine Coimbra – Uma maior precisão no diagnóstico das patologias dolorosas, possibilitando que eu consiga um resultado mais eficaz já que o exame mostra onde devo trabalhar.

Serviço:
Clínica Salus
Harmony Trade Center 
Tel: (82) 99684.8896 | 3022.0768
Dra. Karine Coimbra, médica acupunturista – CRM : 3953-AL | RQE 2009

Termografia Clínica
por Isabelle Accioly

 

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *