19 / 03 / 24

VOCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

Cristina Suruagy concede entrevista exclusiva para a Revista Evidência

VOCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

CRISTINA SURUAGY

Por Gigi Accioly

Formada em Administração, Especialista em Gestão, com diversas pós-graduações voltadas para Gestão de Pessoas, Docência para Ensino Superior, Gestão Educacional e Filosofia e Autoconhecimento, Cristina Suruagy Nogueira é elegante, bonita e de família de renome na sociedade alagoana, e não desiste de trabalhar pela educação do nosso estado.

Atualmente, é diretora de Educação e Tecnologia no Senai/Sesi e confere palestras em jornadas pedagógicas. Com muita competência em tudo que faz e vocação para a educação, ela tem um papel fundamental, contribuindo para o desenvolvimento da educação em nosso estado.

Cristina Suruagy concedeu entrevista exclusiva para a Revista Evidência destacando o papel do seu trabalho e realizações ao longo de sua vida profissional, sempre trabalhando para a formação e desenvolvimento de pessoas.

 Revista Evidência – Qual o papel da Gestão Educacional?

– Cristina Suruagy: Integrar. Trabalhando com todas as instâncias de uma Instituição de Ensino para o alcance da melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem com formação de gestores, professores e profissionais que atuam na área de educação, utilizando planejamento e as ferramentas de gestão escolar, acompanhando processos e pessoas, tendo sempre como alvo a prestação de um serviço de qualidade e impacto positivo na vida das pessoas.

RE – Quais suas atualizações nessa área?

– CS: Costumo dizer que entrei na escola aos 3, 4 anos de idade e dela nunca saí – seja como aluna, seja como professora e é impossível parar. As minhas atualizações perpassam sempre por temas técnicos, inovadores necessários para o momento atual e por temas de soft skills que são os que eu mais me identifico. Para exercer a liderança de uma grande equipe, preciso ter – no mínimo – a busca constante do autoconhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional meu e de meus companheiros de jornada.

RE – Quais estratégias traçadas na sua diretoria para suprir o déficit na educação?

– CS: Seria impossível dizer isso em poucas palavras, mas tentarei resumir. Trabalhar com educação requer um olhar amplo para várias áreas e situações. Contamos com uma equipe extremamente preparada e sempre em evolução. É preciso trabalhar com planejamento, análise de dados, análises preditivas, processos estruturados, tecnologia e inovação a serviço da educação, gestão comportamental dos alunos, busca de desenvolvimento da relação família-escola mais eficaz, atuação com um currículo bem estruturado e que se comunique com os múltiplos caminhos para a empregabilidade… tudo isso para tomadas de decisão com mais segurança e agilidade para correção.

RE – Qual o foco de suas palestras nas jornadas pedagógicas?

– CS: Procuro entender as principais necessidades do “público-alvo”, mas quase sempre essas são as mais demandadas:

  1. O planejamento e as novas ferramentas de gestão escolar;

  2. Desenvolvimento de líderes competentes na educação;

  3. Gestão de qualidade na instituição escolar;

  4. Gestão de pessoas e processos com foco em resultados;

  5. Autoavaliação da escola;

  6. Gestão da inovação em sistemas de ensino;

  7. Gestão com foco na melhoria contínua da educação;

RE – Quais as suas realizações na diretoria de educação e tecnologia no Sesi/Senai?

– CS: Nossa! Essa é a parte que mais me estimula nesse caminho, que faz meus olhos brilharem e me fortalecem para continuar. Vai fazer 9 anos que entrei para a gestão, inicialmente, do SESI e depois a ampliação para o SENAI. Os números falam por si sós e todos os anos, nós traçamos o acompanhamento de onde estávamos e do que já caminhamos para o objetivo a ser alcançado e posso dizer com muita alegria que estamos no caminho certo. Posso sintetizar, talvez, em uma ação que muito me orgulha: hoje temos eficiência operacional, nos tornando uma das maiores redes de ensino do Estado de Alagoas, combinando infraestrutura de ponta, proposta pedagógica diferenciada e custo acessível. Isso de fato é impactar positivamente a vida das pessoas e a sociedade. Já trabalhei com Gestão em Educação em todos os segmentos: Educação Básica, Ensino Profissional e Ensino Superior e confesso que o SENAI é o mais desafiador de todos esses, é muito dinâmico, diversificado e trabalhamos diretamente com a comunidade e com as empresas. Ainda temos muito chão a trilhar.

VOCAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

CRISTINA SURUAGY

RE – Atualmente, qual o sonho que falta realizar na sua diretoria?

– CS: Como disse anteriormente, ainda há muito chão a trilhar. Um sonho que me acompanha é a consolidação de tudo o que a gente traz como meta e anseio. O alcance de qualidade em todas as esferas e a diminuição dessa fala constante de falta de mão de obra qualificada para as empresas. Precisamos estreitar esse espaço entre as instituições de ensino e à empregabilidade. Formamos o indivíduo para que ele seja bem-sucedido no mundo do trabalho e na vida.

RE – Uma realização profissional?

– CS: Trabalho há mais de 20 anos com gestão em educação. Comecei como professora de educação básica, professora do ensino superior, coordenadora de curso, coordenadora de pós-graduação, coordenadora de estágio, gerente comercial/desenvolvimento no ensino superior, Diretora Geral de faculdade, Gerente Executiva do SESI, Gerente Executiva do SENAI e, atualmente, Diretora de Educação e Tecnologia SESI e SENAI. Não há como não me sentir realizada por essa trajetória de portas abertas sempre…

RE – Um grande sonho?

– CS: Estou formando as equipes para que a minha atuação seja a de olhar de cima, identificar os gargalos, apontar as soluções, acompanhar o desenvolvimento delas e ter mais tempo para vislumbrar as melhores estratégias para alcançar os caminhos desejados. Sonho em dessa forma, através do SESI e SENAI, ajudar as mais diversas instituições de ensino – principalmente, às instituições públicas a diminuírem os déficits de aprendizagem da população.

Isabelle Accioly

Moda, Beauty & LifeStyle @isabelle_acciolyJornalista (MTB 1469/AL), formada em Marketing e Administração Financeira pela FAL- Estácio de Sá (AL) e especialista em Moda e Jornalismo de Moda pela Faculdade Estácio de Sá (RJ). Belle Accioly é apresentadora de TV da TV EVDCIA, fashion blogger, consultora de moda, imagem e estilo, figurinista e produtora de moda para filmes, TV e cinema. Atualmente faz parte do elenco do programa "Mais Estilo", da TV Mar, apresentando o quadro de Moda&Beleza; jornalista de Moda do Jornal Primeira Edição (impresso e on line); Revista AutoEstima (Curitiba-PR), Revista 100Fronteiras (Foz do Iguaçú/PR), maceio40graus.com.br e da revista eletrônica glorinhacohen.com.br (São Paulo-SP); Diretora de Marketing & Comercial da Revista Evidência Cosmopolita, revistaevidencia.com e TV Evidência. Foi colaboradora do site Ciro Batelli - Unique Style (SP), Jornal Ponta Verde (AL) e Jornal 40graus (AL); apresentou o programa de TV, "Gente em Evidência" (SBT), e atuou como jornalista-repórter nas emissora de Tv: MTV/NE e TV 40graus (Canal Net e youtube). Atual Relações Públicas da Mídia Brasil Associados (MBA); Diretora Regional da Abraccone (Associação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Norte/Nordeste) seção Alagoas; filiada a Febraccos e Alacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *