Maragogi recebe III Jornada Itinerante do TCE/AL
Por Letícia Arraes- Ascom TCE-AL
Com foco no fortalecimento da gestão pública, Maragogi foi palco, na última quarta-feira (10), da III Jornada Itinerante de Aperfeiçoamento e Gestão Intermunicipal, realizada pela Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça, do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL). A programação seguiu até a tarde de hoje (11), no auditório do hotel Praia Dourada.
O evento, que abrange 22 municípios vizinhos a Maragogi, tem como objetivo aproximar o TCE/AL da sociedade e dos gestores municipais, oferecendo capacitações, palestras e oficinas voltadas para a melhoria da administração pública.
Nesta edição da Jornada Solidária, os participantes são convidados, no momento do credenciamento, realizar a doação de um pacote de fraldas geriátricas. As contribuições serão encaminhadas à Associação da Terceira Idade Coração Valente, fundada em 2009 pela Sra. Rozangela do Nascimento Acyole, a Irmã Rosa. A entidade tem como propósito acolher, cuidar e valorizar os idosos de Maragogi.
Dando início a programação a frente de honra foi composta por autoridades que representam instituições de grande relevância para a gestão pública em Alagoas. Estiveram presentes o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas(TCE/AL), conselheiro Fernando Toledo; a diretora-geral da Escola de Contas Públicas, conselheira Maria Cleide ; o prefeito de Maragogi e representante da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Daniel Vasconcelos; o conselheiro substituto, em exercício pelo conselheiro Otávio Lessa, Alberto Pires; o secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas, Diego Padilha ; além do procurador do Ministério Público de Contas (MPC), Gustavo Santos.
O presidente do TCE/AL , Fernando Toledo, ressaltou a relevância das palestras da jornada para os jurisdicionados, destacando que o conhecimento transmitido contribui diretamente para a qualificação da gestão pública. Segundo ele, os recursos públicos, por serem escassos e provenientes dos impostos da sociedade, precisam ser aplicados de forma correta e com resultados efetivos. “O Tribunal não avalia apenas a destinação do recurso, mas também o resultado de sua aplicação”, afirmou Fernando.
Entre os temas apresentados, os membros do Tribunal de Contas e de outros órgãos, ministraram palestras dinâmicas, que promoveram debates relevantes e contribuíram para o aprendizado coletivo, abordando assuntos como a reforma tributária, inteligência artificial , primeira infância e Regimes Próprios de Previdência Social.
O agente de controle externo do TCE/AL, Kevin Santana, destacou a importância da sua palestra para uma gestão mais transparente dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), ressaltando que essa clareza contribui tanto para o controle social quanto para o trabalho do Tribunal. “É importante que a gestão do RPPS tenha uma transparência maior, para que não haja instabilidade e possamos garantir que os fluxos atuariais sejam sanados ao longo do tempo”, explicou.
Ao descentralizar suas ações de capacitação, o TCE/AL reforça sua missão de estar cada vez mais próximo dos municípios, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, transparente e voltada à sociedade.
Maragogi recebe III Jornada Itinerante do TCE/AL