11 / 11 / 11

O real sentido da vida

Por João Antonio Pagliosa

A vida é e sempre será um dom extraordinariamente maravilhoso, e precisamos ser dignos deste dom.

Começamos a vida como potenciais vencedores. Entre algumas centenas de milhões de espermatozóides, você foi premiado. Iniciou vencendo.

E você vale muito, essencialmente porque existe e é obra prima do criador de todas as coisas. E é absolutamente impossível ser feliz e plenamente realizado, se Deus não fizer parte importante de sua vida.

Ontem (09/11/2011), ouvi a declaração dos pais do pequeno Caio, que após lutar duas semanas pela vida e quando começava a reagir e vencia a batalha contra a morte, um erro fatal o levou para sempre. Injetaram leite em sua veia e a alegação da enfermeira foi que as embalagens de leite para uso oral e medicamento para uso injetável na veia eram muito parecidas.

O pai, indignado, disse: “Nem um analfabeto faria um erro destes.”

A mãe, desconsolada, falou: “Tiraram um pedaço de mim.” Sim, o bebê Caio fazia parte dela nos últimos nove meses e duas semanas.

Meus prezados, erros absurdos vêm acontecendo em nosso precaríssimo Sistema Único de Saúde, onde as condições de trabalho são subumanas, e onde a vida não tem merecido respeito.

Ontem mesmo vi a ocorrência de agressão a uma funcionária de unidade de saúde em Curitiba, porque pessoas estavam esperando horas e horas e horas por atendimento e não havia médicos. Então outro funcionário da mesma unidade de saúde, saiu-se com esta pérola: “Existe fila e longa espera porque as pessoas sabem que o atendimento é muito bom.” Passou na TV e em cadeia nacional.

Puxa! E durma-se com um barulho destes.

O real sentido da vida é estar em serviço de seu semelhante. É amá-lo como você ama a si mesmo. É respeitá-lo e honrá-lo com a sua presença e o seu carinho. E obviamente, amar a Deus sobre todas as coisas, porque assim conquistaremos seu reino.

Veja em Genesis 4, 8 a 26, os exemplos catastróficos de Caim e Lameque. O primeiro mata por inveja e despeito, o seu único irmão. O segundo é descendente de Caim e o primeiro homem de quem se menciona ter tido duas mulheres, diante das quais proferiu seu cântico de vingança. Dois exemplos de perdedores! Porque eram homens violentos!

A violência sempre é trágica demais e temos que evitá-la com todas as nossas forças. A história está cheia de déspotas que se deram muito mal!

Observem o que está ocorrendo em nosso país: a favela da Rocinha parece que finalmente se livra do traficante Nem e de seu bando. Naquela comunidade, com cerca de setenta mil pessoas, a força do tráfico de drogas era, até ontem, um inferno em suas vidas. Parabéns, Polícia! Valeu!

Os quilombolas de todos os cantos do Brasil se reúnem em Brasília para pedir a titulação de terras onde vivem há dezenas de anos. Pessoas humildes que lutam por seus direitos, mas em suas comunidades não há escola e nem posto de saúde e muito menos saneamento básico.

Sem registro de propriedade, os bancos não liberam empréstimos aos agricultores dos quilombos que não conseguem superar os obstáculos do governo e a falta de vontade e disposição do INCRA. É lamentável fazer isso com seres humanos que querem contribuir com o desenvolvimento da nação, e isto vem acontecendo desde a abolição da escravatura. Misericórdia!

Índios nas reservas próximas a Dourados não conseguem plantar sua lavoura, porque está atrasada a entrega de sementes e não há combustível para trator. A FUNAI alega que estão atrasados os processos de licitação para a compra das tais sementes. E o melhor período de plantar já era. Ano após ano é a mesma ladainha e a mesma incompetência e ninguém assume o caos. Falta planejamento e faltam pessoas que trabalhem para servir e não para receber holerite.

Professores no Pará estão completando 45 dias de greve e reivindicam apenas que o Estado lhes pague o piso da categoria, algo pouco acima de um mil e cem reais. E o Estado diz não ter como pagar esta quantia. E ainda esta semana ouvi o Ministro Haddad dizer que os avanços na educação são significativos, e por isso vou dizer de novo:

FORA, HADDAD!

Os baderneiros maconheiros travestidos de estudantes da USP precisam sentir na pele a força da lei. Quem deseja vencer na vida não trilha estes caminhos.

E Carlos Lupi mostrou ao Brasil a cara das indicações do falastrão-mor.

Haja faxina!

E a Comissão da Verdade é um acinte às forças armadas, a democracia e a verdade verdadeira. Pobre país! Que interesse tem isso para o povo?

Meu caro, para mim, o real sentido da vida é ser útil a meu semelhante, honrar cada dia com serviço profícuo e louvor a Deus e nunca ser pedra de tropeço para ninguém.

Com carinho,
João Antonio Pagliosa
Eng. Agrônomo pela UFRRJ em 1972

João Antonio Pagliosa - Curitiba/PR

João Antonio Pagliosa é engenheiro agrônomo de Santa Catarina formado pela UFRJ, e especialista em Reflorestamento, Serviços Topográficos, Avaliações e Peritagens em temas agropecuários e florestais, Nutrição Animal, Armazenagem de grãos e Fabricação de rações, Palestras Técnicas e Motivacionais, Avicultura e Suinocultura. Atualmente é corretor de imóveis da Imobiliária Galvão e escritor com diversos artigos publicados em jornais do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *