24 / 07 / 14

“Diabéticos precisam ter cuidados com os pés”, afirma médica

Alteração de cor de pele, machucado e dormências devem ser analisados diariamente

“Diabéticos precisam ter cuidados com os pés”, afirma médica

Fonte: New Pubb Comunicação

Os pés também são motivo de preocupação para quem sofre de diabetes. A médica clínica geral do Hapvida, Marta Helena, explica que os problemas nos pés são comuns em pacientes com esta doença devido a duas alterações: a Neuropatia Diabética, que causa a diminuição da sensibilidade à dor nos pés, e a Doença Vascular Periférica, responsável pela diminuição do fluxo de sangue para as extremidades, predispondo ao surgimento de úlceras nos pés.

“O descontrole glicêmico aumenta o risco dessas complicações, por isso, além de uma dieta adequada, consultas regulares com o endocrinologista e o uso regular das medicações prescritas são essenciais”, frisa a médica do Hapvida. Ela destaca que existem medidas importantes para quem sofre desse mal e para evitar o seu surgimento e evolução, entre as quais o exame diário dos pés à procura de problemas, como alteração da cor da pele, machucados e dormências.

Os cuidados com os pés devem ser reforçados para os diabéticos e os serviços e atendimentos com podólogos podem ajudar no tratamento e prevenção de ferimentos que podem ser agravantes para os pacientes. Existem produtos oferecidos especificamente para este público: as silibetic, que são palmilhas de silicone e cremes que mantem a umidade do pé e meias especificas para diabéticos que possuem tecidos mais macios, evitando certos atritos para os pés sensíveis dos diabéticos.   ​

“Diabéticos precisam ter cuidados com os pés”, afirma médica

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *