22 de setembro de 2014

CULTURA ARMORIAL SERÁ O TEMA DE PERNAMBUCO NA 42ª ABAV EXPO

O Estado faz homenagem ao escritor Ariano Suassuna na 42ª ABAV
RECIFE
A nova identidade visual de promoção turística do Governo do Estado será em homenagem ao escritor Ariano Suassuna e ao Movimento Armorial, criado por ele. O material promocional foi elaborado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, e produzido pela empresa de publicidade Marta Lima Comunicação. A novidade será apresentada oficialmente na 42ª Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileiras das Agências de Viagem (ABAV), entre os dias 24 e 28 de setembro, no Anhembi, em São Paulo. A feira é o principal evento do turismo brasileiro e recebe cerca de 40 mil profissionais do segmento.
Com uma área de 200 m2, o estande de Pernambuco na feira será todo decorado e caracterizado com elementos da arte Armorial. Figuras em xilogravura irão adornar o entorno do espaço, apresentando elementos criados a partir de obras de Ariano Suassuna. O público e o trade turístico também poderão conferir no espaço uma réplica da casa do escritor, onde o visitante terá contato com a vida e obra do romancista por meio da exibição de documentários e depoimentos. “A história de Ariano Suassuna e a beleza do Movimento Armorial serão um diferencial que Pernambuco irá mostrar aos participantes da ABAV. Acreditamos, mais uma vez, que o Estado terá enorme destaque no evento”, avalia o secretário de Turismo de Pernambuco, Romeu Baptista.

ABAV NACIONAL
Em sintonia com o Movimento Armorial, a Empetur confeccionou revistas, panfletos, mapas de bolso e Manual do Operador de Viagens. “Na Abav, a Empetur e a Setur-PE sempre traduzem de forma exemplar a cultura do Estado”, ressalta o presidente em exercicio da Empetur, Eduardo Figueiredo.

Fernando de Noronha - Photo Jeff Severino

Terão destaques no espaço dedicado ao Estado os destinos indutores Recife, Olinda Porto de Galinhas e Fernando de Noronha. O trade pernambucano também terá um espaço destinado à rodada de negócios. Outra atração do estande ficará por conta da gastronomia. A famosa tapioqueira olindense Dona Bia irá preparar a iguaria pernambucana para os participantes.
Ariano Suassuna
Ariano Suassuna: Foi em Pernambuco que Ariano Suassuna viveu, se tornou dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e encantou o país, não só com sua arte, mas com suas ideias e sua personalidade. Foi também em Pernambuco, aos 87 anos, no dia 23 de julho deste ano, que Ariano faleceu. O criador do “Movimento Armorial” definia a arte como “missão, vocação e festa”.
Movimento Armorial: O movimento Armorial, com origem na década de 70, tem como sua essência a criação de uma arte erudita, tendo como base as raízes da cultura popular da região Nordeste do Brasil. No universo armorial, personagens místicas e principescas coexistem entre personagens sertanejos e outras figuras do Nordeste. Essas referências estão presentes em diversas artes – pintura, dança, artesanato, arquitetura, cinema, música, gravura e teatro – e surgiram sob a inspiração e direção do romancista Ariano Suassuna. A participação de Pernambuco na Abav 2014 conta com a parceria da Prefeitura do Recife e da Concessionária Eco Noronha.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *