11 / 10 / 14

TREM DO FIM DO MUNDO – USHUAIA – ARGENTINA

20 anos de, de histórias, de belezas, de cultura, de magia. Um dos passeios mais fantásticos de Ushuai. O passeio no histórico e fenomenal Tren del Fin del Mundo, está comemorando 20 anos de sucesso. Assim me informa o executivo e grande amigo Rubéns Días. Desde a sua independência, a Nação Argentina tinha uma clara consciência da sua soberania em toda a Patagônia incluindo as Ilhas Malvinas. No entanto, o seu enorme território, a sua escassa população e mais ainda, as suas guerras internas tornavam-lhe muito difícil (às vezes impossível) concretizar com fatos essa ideia e essa vocação. Entre 1878 e 1885 foi desenvolvido o que se conheceu como a “campanha do deserto”: significava estender a fronteira argentina para o sul e para o oeste, terras que eram ocupadas por povos originários. No comando desta campanha estava o general Julio Argentino Roca que seria escolhido presidente a partir de 1880.

Anos mais tarde, a fim de consolidar a soberania argentina na Terra do Fogo, Roca promove a criação de uma colônia penal em Ushuaia. A ideia tomava como referência a várias iniciativas similares de outros lugares do mundo como a da Inglaterra na Austrália. Pouco tempo depois de inaugurado o edifício carcerário (atual Museu Marítimo, de visita imperdível www.museomaritimo.com), Muratgia faz com que se construa o trenzinho que serviria para transportar lenha do bosque. O trem era do tipo Deucaville, ou seja, com una bitola de 60 centímetros e a sua extensão era de 17 kms. Em 1947 o presídio é fechado pelo governo de Juan Domingo Perón.

No entanto o trem continuou funcionando para uma serraria até que o grande terremoto de 1949 o destruiu. Atualmente apenas resta dele uma locomotiva e um vagão de passageiros que se encontram no Museu Marítimo. Como consequência exclusiva da iniciativa particular de uma empresa argentina, em 1994 nasce o “novo trem dos presos” que resgata a história da viagem dos presos, mas sua construção é totalmente nova: trilhos, dormentes, vagões, a estação, pontes e locomotivas entre quais está a primeira locomotiva a vapor construída inteiramente na Argentina.

Parabéns Rubéns e Enrique Dias, que tantas e tantas vezes me receberam tão bem.
A bordo dela, você pode percorrer os últimos 7kms do caminho traçado originalmente e enquanto desfruta da belíssima paisagem, pode escutar a enigmática história dos presos que alguma vez fizeram essa viagem.

Jeff Severino - Florianópolis/SC

Viagens & TurismoJornalista/fotógrafo, diplomado pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul - Campus Pedra Branca - Diretor de Comunicação da Associação Catarinense de Colunistas Sociais, Relações Públicas da ABIME - Associação Brasileira de Mídia Eletrônica, Diretor de Comunicação da ABRAJET-SC, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, editor de um portal e de um blog, além de membro da FEBRACOS - Federação Brasileira de Colunistas Sociais e FENAJ - Federação Nacional de Jornalistas. Sou colaborador/colunista de diversas revistas e jornais de circulação nacional, começando pela Revista Evidência Cosmopolita em Maceió à Revista OQ em Joinville - SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *