24 / 11 / 14

Síndrome do Pânico prejudica qualidade de vida do indivíduo

Caracterizada por crises graves de ansiedade sem causa específica, a Síndrome do Pânico pode prejudicar a qualidade de vida de quem é acometido por esse mal, sendo responsável por sintomas psicológicos, físicos e cognitivos. A psicóloga do Hapvida Saúde, Marcela Clementino, explica que a pessoa desenvolve um medo intenso de morrer e de que estes ataques se tornam recorrentes, deixando, muitas vezes, de frequentar lugares em que estavam quando tiveram as crises, associando-as ao local.

Imagem Internet (coisasdagigi.com)

Imagem Internet (coisasdagigi.com)

A psicóloga explica que, em pacientes com síndrome do pânico, percebe-se a descrição de mais sintomas físicos, como se fosse ter um infarto ou apresentasse problemas sérios no pulmão, como, por exemplo, dificuldade com a respiração.

“É comum que estes pacientes consultem vários especialistas para descobrir a doença que a está ‘matando’, quando na verdade trata-se de um transtorno psiquiátrico”, afirma a psicóloga do Hapvida.

Entre os sintomas estão dor no peito, náusea, diarreia, dificuldade de respirar, asfixia, dor no peito, taquicardia, dor de cabeça, extremo sofrimento psicológico, preocupação com os ataques, tensão de que retorne, e até mesmo apresentar sensações irreais.

A Síndrome do Pânico pode estar associada a outros problemas psiquiátricos, como transtornos de ansiedade e de humor, além de dependência de álcool ou outras drogas.

O tratamento para a doença se dá através de antidepressivos e ansiolíticos, associados à psicoterapia. Com o psicólogo, o paciente irá descobrir o que está acontecendo e entender suas crises antes, durante e depois, a respaldando na história de vida,  e proporcionando também o autoconhecimento.

Já o psiquiatra irá prescrever a medicação que irá diminuir e controlar os ataques de pânico. Com o tempo, os sintomas podem cessar completamente ou serem controlados, tornando-se mais leves, dependendo de cada paciente.

“Não há uma causa específica que possa originar a Síndrome de Pânico, pois todo sujeito é único, e não se pode fechar em apenas uma origem. Porém, como todos os transtornos psiquiátricos, seu desenvolvimento e causa envolvem fatores ambientais, culturais e genéticos. Assim, vai depender da história de vida, personalidade, forma de criação, onde mora, e antecedentes genéticos familiares”, explicou a psicóloga do Hapvida.

Fonte: New Pubb Comunicação

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *