26 / 03 / 15

Mauricio de Sousa participa em Brasília de Ato Contra a Corrupção

Personagens da Turma da Mônica serão utilizados para campanhas nas escolas em trabalho conjunto com o STF

Mauricio de Sousa participa em Brasília de Ato Contra a Corrupção

Mauricio de Sousa esteve presente ontem (25/03) em Brasília, onde Judiciário, Ministério Público, Executivo e representantes da sociedade civil assinaram um acordo de cooperação para combate à corrupção e à impunidade. A partir desse acordo será criado um grupo técnico para discutir e apresentar propostas para tornar mais ágil a tramitação de processos judiciais e administrativos relacionados à prática de atos ilícitos contra o patrimônio público.

Na ocasião o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ricardo Lewandowisk anunciou parceria com os Estúdios Mauricio de Sousa para produção de histórias em quadrinhos com temática do combate a corrupção e de defesa da ética.

Mauricio, emocionado, afirmou estar honrado em colocar seus personagens e os 200 desenhistas de seu estúdio à disposição dessa proposta de combate à corrupção para levar mensagens e valores a milhões de crianças que acompanham seu trabalho, ao longo de mais de 50 anos. “São sugestões que nós aprendemos com nossos pais, com nossos avós, e eu penso que está na hora de resgatar muita coisa que nós ouvimos e cultivamos. Poderemos ajudar bastante com nossa tecnologia e nossa arte”, disse o desenhista.

A Mauricio de Sousa Produções tem um histórico na criação e produção de material de cunho social juntamente com ONGs, entidades sociais e da área pública em campanhas de pleno sucesso utilizando os personagens de maior penetração entre crianças e jovens no Brasil.

Em 2007 o UNICEF elegeu a personagem Mônica como embaixadora da entidade para campanhas em prol dos direitos das crianças e adolescentes. Em 9 de dezembro de 2009, durante a celebração do “Dia Internacional contra a Corrupção”, em Brasília, Mauricio de Sousa recebeu do “Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime – UNODC” um prêmio por sua contribuição no combate e na prevenção à corrupção.

Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Foto: Amauri Araújo de Sousa
Fonte: Assessoria de imprensa – Mauricio de Sousa

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *