23 / 07 / 12

Inhotim apresenta o cineasta Cory McAbee

Fonte: Agência Lema | Assessoria
Fotos: divulgação

O Instituto Inhotim apresenta, entre 22 e 29 de julho, um mini-festival do cineasta underground norte-americano Cory McAbee. O ganhador de prêmios como Melhor Filme com Narrativa, no Florida Film Festival, e Melhor Ficção, no Memphis Indie Film Festival, terá três de seus filmes exibidos e fará uma conversa com o público em uma das seções. O trabalho desenvolvido pelo diretor relaciona cinema, música e performance.

Seus dois primeiros longas-metragens – “American Astronaut” e “Stingray Sam” – são ficções científicas encenadas pelo próprio McAbee com trilhas sonoras compostas e interpretadas pelo diretor. Já seu terceiro e mais recente filme, “Crazy and Thief”, marca uma mudança ao lançar mão do vídeo em cores e de situações mais relacionadas ao cotidiano.

Com atuação de seus dois filhos, Willa, de seis anos, e Jhonny, de dois, “Crazy and Thief” se passa nas ruas do Brooklyn e, como em todo o trabalho desenvolvido por McAbee, tem sua narrativa conduzida por uma série de canções da sua banda, The Billy Nayer Show.

Além da exibição dos três filmes, o mini-festival terá uma conversa com o diretor.

http://corymcabee.com/

American Astronaut

A viagem espacial tornou-se um modo de vida sujo, dominado por delinquentes, macacos sebosos e comerciantes interplanetários durões, tais como Samuel Curtis. Escrito, dirigido e estrelado por Cory McAbee, da legendária banda cult The Billy Nayer Show, este sci-fi, musical-western utiliza-se da fotografia em preto e branco, dos cenários Lo-Fi e do espírito da “última fronteira”. Seguimos Curtis em sua jornada homérica para dar um macho adequado ao planeta feminino Vênus, enquanto é perseguido por um assassino enigmático, Professor Hess. O filme tem música do The Billy Nayer Show e apresenta algumas das cenas mais originais do rock and roll de todos os tempos do cinema.

Stingray Sam

Uma missão perigosa reúne Stingray Sam com seu cúmplice desaparecido há muito tempo, The Quasar Kid. Acompanhe como estes dois presidiários do espaço conquistam sua liberdade em troca do resgate de menina que está sendo mantida em cativeiro por uma figura geneticamente projetada de um planeta muito rico.

Crazy And Thief

Uma menina de sete anos leva seu irmão de dois anos em uma viagem de possibilidades e fantasia. Eles começam sua jornada seguindo um mapa de estrelas que eles criaram salpicando tinta em um envelope velho. Eles procuram pelas ruas da cidade, vitrines de lojas e no lixo por imagens de estrelas que coincidam com os pontos no seu mapa. Em sua aventura eles encontram um homem de um olho só que eles veem como um ciclope perigoso. Na tentativa de se conectar com as crianças, o ciclope tenta descrever a cena de um presépio, mas sem todos os fatos. A interpretação que as crianças fazem dessa história os envia em uma busca para encontrar uma máquina do tempo em Bethlehem, Pensilvânia.

– “American Astronaut” (Estados Unidos, 2001, 90´)
Quando: 22 e 26 de julho

– “Stingray Sam” (Estados Unidos, 2009, 60´)
Quando: 24, 27 e 29 de julho

– “Crazy and Thief” (Estados Unidos, 2012, 52´)
Quando: 25 de julho

– Sessão comentada com Cory McAbee
Quando: 28 de julho – A conversa será em inglês com tradução simultânea

Onde: Teatro, Centro de Educação e Cultura Burle Marx, São Paulo
Todos os filmes serão exibidos em DVD com legendas em português
Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada, 30 minutos antes da sessão
Lotação: 210 lugares

Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *