14 / 04 / 14

Curso de Serviço Social da Fits reflete sobre os 50 anos de ditadura

Essa é a nossa história e não deve ser esquecida.

O Curso de Serviço Social da Fits realiza o Seminário “1964 – 50 anos depois: significado e legado históricos do golpe e da ditadura no Brasil”, com o objetivo de recuperar fatos e acontecimentos de uma página ainda não virada de nossa história, além de problematizar o significado do golpe de abril e dos 21 anos de Regime Ditatorial, bem como o legado deixado por esses acontecimentos para a sociedade brasileira.

Há cinquenta anos começava a ser escrita uma das páginas mais angustiantes da história brasileira. Em abril de 1964, setores das Forças Armadas do país, com o apoio de importantes segmentos da burguesia nacional, da mídia e da igreja, depuseram João Goulart da Presidência da República mediante um golpe de Estado. Guardadas as particularidades da vida política nacional àquela altura de nossa história, o Golpe de abril remetia a uma processualidade sócio-histórica que ultrapassava sobretudo as fronteiras nacionais, sendo a expressão, no Brasil, de um processo mais amplo de contrarrevolução preventiva patrocinado internacionalmente pelo imperialismo sob hegemonia norte-americana.

O golpe e o ciclo ditatorial que se seguiu por mais de duas décadas, alinhando a burguesia nacional às estratégias geopolíticas e econômicas do grande capital internacional, aprofundou ainda mais a subordinação e a dependência do país aos monopólios, adequando o desenvolvimento do capitalismo local à dinâmica de internacionalização do capital à época, e servindo igualmente para conter e sustar, à base da repressão, da tortura e do assassínio praticados largamente como políticas de Estado, tanto as forças sociais e políticas que lutavam por reformas progressistas quanto àquelas que lutavam pela revolução socialista.

Informações gerais sobre o evento:
Local: Auditório da Fits
Data: 14 a 16 de abril de 2014
Horário:
14/04 – 19h às 22h
15/04 – 8h às 11h / 19h às 22h
16/04 – 8h às 11h / 19h às 22h
Atividades: Debates, palestras, exibição de filmes, depoimentos daqueles que foram perseguidos pela ditadura militar, homenagens a mulheres alagoanas que lutaram contra a ditadura no Brasil.

Público: Discentes e docentes da Fits e comunidade acadêmica externa.
Inscrições: www.fits.edu.br / Informações: 82. 3311-3124
Entrada: 01kg de alimento não perecível + 01 pacote de leite (não composto lácteo).

Fonte: Assessoria de imprensa Fits

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *