14 / 04 / 14

Das telas de Monet aos tratamentos de efluentes

Jardins de plantas filtrantes fazem processo de despoluição natural e garantem conversão de água poluída em potável no Ecoparque

A série Ninfeias de Monet vai além de uma paisagem impressionista. A planta, semi-aquática, é considerada uma bomba de aeração de água, responsável por elevar o nível de oxigênio do líquido e assim diminuir o nível de poluição de rios e lagos. Considerada uma planta filtrante, junto com as baronesas e os manguezais, a vegetação desempenha importante função ambiental, liberando os fluidos de hidrocarbonetos, gorduras e matérias orgânicas.

Parece complicado, mas o paisagismo funcional dos jardins filtrantes já é usado no tratamento de poluição do Rio Sena, em Paris. Agora, foi adotado pelo pólo industrial e tecnológico Ecoparque, localizado em Benevides (PA).  O espaço agrega todas as etapas de produção de sabonetes da Natura. Inovador, ele recebe e acomoda outras empresas dispostas a realizar o uso sustentável de ativos da biodiversidade.

As plantas filtrantes tornaram-se referência em tratamento de esgotos e cursos d’água poluídos. As vegetações formam, juntas, jardins filtrantes, processo natural de limpeza no qual a vegetação libera a água poluída de hidrocarbonetos, gordura, matéria e partículas orgânicas. Com filtros naturais, as plantas biodegradam as matérias orgânicas. Todas as matériassão depositadasnas raízes, onde são tratadas. Em seguida o líquido está despoluído, livre de germes perigosos para os humanos, vírus e hidrocarbonetos.

Um dos fatores que torna o Ecoparque um complexo industrial sustentável é o uso dos jardins filtrantes. Todos os efluentes utilizados na indústria passarão por um processo de fitorrestauração. Depois de tratados, serão descartados na natureza.

O sistema de jardins filtrantes, já utilizado no tratamento das águas do Rio Sena, pode ser replicado em outros grandes centos urbanos que apresentam o problema da falta de tratamento de efluentes. No caso do Recife, que convive diariamente com toneladas de lixo e grande quantidade de água contaminada, os mangues já desempenham função filtrante. Mas, pelo nível de poluição, as plantas dos manguezais já estão sendo prejudicadas. O método de jardins filtrantes pode ser uma opção para dar mais força ao processo já existente na biologia local. 

Sobre a Natura – Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A empresa conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A paixão pelas relações fez a companhia adotar a venda direta como modelo de negócios e atualmente reúne mais de 1,5 milhão de consultoras, que disseminam a proposta de valor da empresa aos consumidores.

A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável. Em 2012, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Esse investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados entre 2011 e 2012, de 67,2%.

Sobre o Programa Amazônia – O Ecoparque faz parte do Programa Amazônia, que tem o desafio de contribuir para o desenvolvimento sustentável da região através de ciência, tecnologia e inovação e adensamento das cadeias produtivas. Uma inovação que integra os diversos públicos e conhecimentos em uma grande rede de trocas para que juntos possam buscar soluções a partir dos produtos e serviços da sociobiodiversidade e revelar o grande potencial de negócios existente na Amazônia.

Fonte: NewPubb Assessoria

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *