06 / 03 / 20

IBGE abre concurso com mais de 200 mil vagas para o Censo

Vagas temporárias são para os cargos de agente censitário municipal, agente censitário supervisor e recenseador

Segundo informações do Gran Cursos Online, empresa especializada na capacitação de candidatos para concursos públicos no Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu 208.695 mil vagas temporárias para a realização do Censo Demográfico 2020. 

De acordo com o edital, serão dois processos seletivos, com vagas distribuídas em todos os municípios do país. As inscrições começam dia 5 deste mês e vão até 24 de março.  Em geral, os profissionais aprovados irão trabalhar na coleta de informações e irão entrevistar moradores de todos domicílios no brasil.

Recenseador e Agente censitário
Os cargos disponíveis para esse certame são de recenseador,  agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Veja abaixo a tabela, com os requisitos necessários, remuneração, duração do contrato, cargos  e benefícios: 

Recenseador

Ensino
Fundamental
     Remuneração
Por produção, de acordo com o número de domicílios visitados
Direitos
Férias e 13º salários proporcionais
Tipo de contrato
Temporário
Duração contrato
Até 3 meses, podendo ser prorrogado dependendo das necessidades de conclusão das atividades do Censo 
Horário de trabalho
Não é fixo, mas o recomendado é pelo menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana.

Fonte: Gran Cursos Online

Vale lembrar, o IBGE disponibilizará em seu site um simulador para os candidatos checarem a remuneração com base nos trabalhos realizados.

Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS)

Ensino
Médio
Remuneração
Entre R$ 1.700 (ACM) e R$ 2.100 (ACS)
Direitos
Férias e 13º salários proporcionais
Tipo de contrato
Temporário
Duração contrato
Até 5 meses, podendo também ser prorrogado
Horário de trabalho
Não especificado

Fonte: Gran Cursos Online

Provas e Inscrições
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O edital com a relação de todos os locais de provas será divulgado no dia 8 de maio para agentes censitários e no dia 18 de maio para recenseadores. Já as inscrições podem ser feitas somente pela internet, no site do Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br).

Sobre o Gran Cursos Online 
Com tradição de 30 anos no mercado educacional e mais de 650 mil aprovados em concursos públicos, o Gran Cursos Online oferece comodidade, economia e ganho de tempo aos concurseiros que não podem frequentar aulas presenciais e/ou não têm acesso a escolas preparatórias nas localidades onde residem. A equipe pedagógica possui décadas de experiência em concursos e é formada por professores  renomados, que trabalham nos principais órgãos públicos, autarquias, empresas estatais e instituições públicas do Brasil. A proposta da empresa é oferecer educação transformadora e de qualidade ao maior número de alunos do Brasil, formando profissionais qualificados para servir à sociedade.

Fonte: Rodolfo Milone – Assessoria de Imprensa 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *