12 / 08 / 20

Mulher na política

Movimentos surgem em todo o Brasil para conscientizar as mulheres do seu papel na política

Foto: Hugo NoahMulher na Política

Maria Tavares: o trabalho continua nas redes sociais movimentando e conscientizando as mulheres do seu papel na política

Mulher na política, por Gigi Accioly 

Mulher na política é a grande oportunidade que temos de tornar um mundo mais igualitário e humano. Por isso, dois grandes manifestos espontâneos já mobilizaram mulheres e homens que defendem uma maior participação feminina em todos os campos da política. O primeiro alertava para os males à venda do voto e que teve participação de uma centena de mulheres de todas as regiões do Brasil, gerando postagens nas redes sociais e o engajamento inédito para elas individualmente como relatam Mylena Costa (PA) e Angela Quintanilha (SP), ambas totalizando mais de 200 compartilhamentos, dizendo que “A repercussão foi incrível”! O segundo manifesto para tentar combater a prática das candidaturas laranjas, realizada por mulheres que vendem seus nomes às chapas partidárias, para que estas consigam atingir a cota de 30% de participação feminina, prevista em Lei Eleitoral.

Foto: Hugo NoahMulher na Política

Advogada e professora Maria Tavares

Em Alagoas, a competente advogada e professora Maria Tavares, que tem ampla expertise na política em defesa da participação feminina, é idealizadora de ações e a maior expoente de conjuntura dentre as adeptas, e acredita que o sucesso dos manifestos é a confirmação da “bandeira” que defende, pois, segundo ela, “A máquina eleitoral espúria usa-nos como insumo eleitoral, como se fôssemos aquém do protagonismo político, o que jamais aceitarei e tenho certeza que isso mexerá com várias outras mulheres”, comenta.

Exercitando a sua cidadania, mulheres se mobilizam para participarem de forma mais efetiva na política, e alertam para os males à venda do voto e para combater a prática das candidaturas laranjas. Desta feita, os grupos femininos são liderados por mulheres que defendem a igualdade de oportunidades; ocupar espaços de destaques, seja na política como também na iniciativa privada de forma mais ampla e irrestrita que, injustamente, a maioria dos cargos relevantes são ocupados somente por homens; justiça social, oferecendo perspectivas para um mundo mais igualitário e justo.

Mulher na política é o projeto que Maria Tavares defende e prossegue na sua luta, derrubando obstáculos e agregando mulheres que, inteligentemente, defendem a mesma “bandeira” e vão em busca de seus sonhos e ideias; que têm a consciência e a certeza que em breve a mulher na política terá mais direitos garantidos, e que sua participação promoverá mais educação, mais infraestrutura básica, e consequentemente, mais saúde para uma sociedade carente e ávida por dias melhores que garantam o futuro e o bem-estar das próximas gerações.

 

Gigi Accioly

Holofote @gigiaccioly - Jornalista (MTB 1468AL), colunista social do Jornal Primeira Edição (impresso/online); Assessora da Tehron - Núcleo de Comunicação; Realiza assessoria de imprensa e marketing; É cerimonialista e mestre de cerimônias; Editora-chefe e colunista da Revista Evidência Cosmopolita (Impressa), 1999/2015, AL; Colunista e editora da revista evidencia.com (EVDCIA on line); ex-apresentadora de TV, "Programa Gente em Evidência" exibido pela TV EVDCIA, TV Alagoas (SBT) e TV Mar; publicitária. Membro do Grupo Literário Alagoano (GLA); Ex-membro da ALANE/AL - Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro (Núcleo Alagoas); Comendadora (Comenda Professor Doutor Sebastião Palmeira (instituída pela Academia Maceioense de Letras). Diretora Regional em Alagoas da MBA - Mídia Brasil Associados; membro associada à FEBRACOS – Federação Brasileira de Colunistas Sociais. Ex-diretora de comunicação social da Soamar/AL. - Sociedade Amigos da Marinha de Alagoas; Colunista do extinto portal Ciro Batelli – Unique Style (SP e Las Vegas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *